/

Espião português detido em Roma fica em prisão preventiva

(dr)

Frederico Carvalhão Gil, espião português

Frederico Carvalhão Gil, espião português

O funcionário do Serviço de Informações e Segurança (SIS) detido a 21 de Maio, em Roma, por alegada espionagem e outros crimes, fica em prisão preventiva por decisão do juiz de instrução criminal Ivo Rosa.

Apesar de Frederico Carvalhão Gil ficar em prisão preventiva, o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) admitiu que poderá existir a possibilidade de esta medida vir a ser alterada para obrigação de permanência na residência com vigilância eletrónica, desde que estejam preenchidos os requisitos exigidos.

Após interrogatório judicial, o magistrado considerou que o arguido está “fortemente indiciado” dos crimes de violação de segredo de Estado, espionagem e corrupção.

O funcionário do tribunal que comunicou a medida de coação aos jornalistas referiu ainda que, após o interrogatório, o Ministério Público pediu a prisão preventiva do funcionário do Serviço de Informações e Segurança (SIS) por considerar existir o perigo de fuga, continuação da atividade criminosa e possibilidade perturbação da investigação.

/ Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.