Espião português apanhado em Itália a vender segredos à Rússia

(dr)

Frederico Carvalhão Gil, espião português

Um espião português do Serviço de Informações de Segurança foi detido na passada sexta-feira, em Roma, a vender segredos de Estado a um agente russo.

De acordo com o Expresso, o espião português, de nome Frederico Carvalhão Gil, é “um dos mais antigos” do Serviço de Informações de Segurança (SIS) e trabalha em Lisboa com as iniciais “CG”.

O agente foi detido em flagrante na capital italiana na passada sexta-feira a passar documentos secretos a um agente russo, estando a ser seguido por agentes da PJ da Unidade Nacional Contra Terrorismo.

De acordo com o Público, Carvalhão Gil foi apanhado a vender documentos classificados, que estarão relacionados com segurança, nomeadamente da União Europeia e da NATO. Cada segredo render-lhe-ia cerca de dez mil euros.

Segundo o comunicado divulgado ontem pela PJ, os dois agentes foram detidos, sendo suspeitos dos crimes de espionagem, corrupção e violação de segredo de Estado.

Ambos foram presentes às autoridades judiciárias italianas competentes e estão em prisão preventiva a aguardar a extradição para Portugal.

A operação, denominada “Top Secret”, já estava em curso há cerca de um ano, depois de uma denúncia do secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) ao Ministério Público.

O Expresso conta que o agente chegou a ocupar um cargo dirigente na organização mas que uma mudança de comportamento terá originado a sua deslocação para um departamento menos relevante, no qual não teria acesso a determinadas informações.

As suspeitas começaram, sobretudo, durante um curso que frequentou no estrangeiro, no qual se fez acompanhar pela sua namorada, uma cidadã do Leste.

Segundo uma fonte contactada pelo semanário, a entidade estrangeira que patrocinou o curso terá alertado a organização portuguesa porque este “não estaria a ter um comportamento adequado”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Afastado juiz que disse que "fechar as pernas" impedia agressão sexual

Um juiz de Nova Jersey, nos Estados Unidos (EUA), que disse que fechar as pernas poderia evitar uma agressão sexual foi impedido de presidir um tribunal, tendo sido afastado da Suprema Corte do Estado. Segundo noticiou …

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …