Espião português apanhado em Itália a vender segredos à Rússia

1

(dr)

Frederico Carvalhão Gil, espião português

Um espião português do Serviço de Informações de Segurança foi detido na passada sexta-feira, em Roma, a vender segredos de Estado a um agente russo.

De acordo com o Expresso, o espião português, de nome Frederico Carvalhão Gil, é “um dos mais antigos” do Serviço de Informações de Segurança (SIS) e trabalha em Lisboa com as iniciais “CG”.

O agente foi detido em flagrante na capital italiana na passada sexta-feira a passar documentos secretos a um agente russo, estando a ser seguido por agentes da PJ da Unidade Nacional Contra Terrorismo.

De acordo com o Público, Carvalhão Gil foi apanhado a vender documentos classificados, que estarão relacionados com segurança, nomeadamente da União Europeia e da NATO. Cada segredo render-lhe-ia cerca de dez mil euros.

Segundo o comunicado divulgado ontem pela PJ, os dois agentes foram detidos, sendo suspeitos dos crimes de espionagem, corrupção e violação de segredo de Estado.

Ambos foram presentes às autoridades judiciárias italianas competentes e estão em prisão preventiva a aguardar a extradição para Portugal.

A operação, denominada “Top Secret”, já estava em curso há cerca de um ano, depois de uma denúncia do secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) ao Ministério Público.

O Expresso conta que o agente chegou a ocupar um cargo dirigente na organização mas que uma mudança de comportamento terá originado a sua deslocação para um departamento menos relevante, no qual não teria acesso a determinadas informações.

As suspeitas começaram, sobretudo, durante um curso que frequentou no estrangeiro, no qual se fez acompanhar pela sua namorada, uma cidadã do Leste.

Segundo uma fonte contactada pelo semanário, a entidade estrangeira que patrocinou o curso terá alertado a organização portuguesa porque este “não estaria a ter um comportamento adequado”.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.