Espermatozóides sem cauda ativa são mais rápidos (e muito mais eficientes)

Um espermatozóide humano pode mover-se 70% mais rápido se tiver uma cauda “preguiçosa”. Esta descoberta pode abrir caminho a novos testes de diagnóstico de fertilidade.

Os espermatozóides movem a sua longa cauda para nadar em busca de um óvulo, mas uma cauda ativa pode não ser a chave para o sucesso, de acordo com um novo estudo que pode melhorar os resultados dos tratamentos de fertilidade assistida. O novo artigo científico foi publicado este mês no Human Reproduction.

A equipa multidisciplinar da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, usou simulações matemáticas para analisar o efeito que a cauda inativa tem sobre o movimento geral do espermatozóide e como isso contribui para a velocidade e eficiência da motilidade da célula.

Os resultados mostraram que, em vez de dificultar, a região inativa no final da cauda permite uma “natação” mais rápida e eficiente.

De acordo com o Phys, as simulações mostraram um aumento de 430% na eficiência e um aumento de 70% na velocidade nos espermatozóides com uma região final inativa, em comparação com as células onde a cauda estava totalmente ativa.

“Parece contra-intuitivo que uma região do flagelo que não faz nada possa ter um efeito tão grande na propulsão celular, mas foi exatamente isso que descobrimos. Este efeito teria sido difícil de descobrir sem o uso da matemática numa equipa interdisciplinar”, resumiu a investigadora Cara Neal.

“Este trabalho é fascinante, já que aponta para algo que a medicina e a ciência dos espermatozóides ignoraram totalmente – a peça final de 3 micrometeros (da cauda) – e que pode ser a chave para a forma como um espermatozóide bem-sucedido pode alcançar o óvulo”, disse o co-autor Jackson Kirkman-Brown.

“Isto abre a emocionante possibilidade de novos diagnósticos para entender os problemas de fertilidade”, rematou.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para que é que querem por mais gente no mundo? Para dar mais escravos do trabalho e do desemprego? Servos do sistema autoritário? Mais futuros doentes para viroses e afins? Para abastecer as fortunas da indústrias farmacêutica e outras? Vejam o mundo a vossa volta. Pensem.

RESPONDER

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …