Espermatozóides sem cauda ativa são mais rápidos (e muito mais eficientes)

Um espermatozóide humano pode mover-se 70% mais rápido se tiver uma cauda “preguiçosa”. Esta descoberta pode abrir caminho a novos testes de diagnóstico de fertilidade.

Os espermatozóides movem a sua longa cauda para nadar em busca de um óvulo, mas uma cauda ativa pode não ser a chave para o sucesso, de acordo com um novo estudo que pode melhorar os resultados dos tratamentos de fertilidade assistida. O novo artigo científico foi publicado este mês no Human Reproduction.

A equipa multidisciplinar da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, usou simulações matemáticas para analisar o efeito que a cauda inativa tem sobre o movimento geral do espermatozóide e como isso contribui para a velocidade e eficiência da motilidade da célula.

Os resultados mostraram que, em vez de dificultar, a região inativa no final da cauda permite uma “natação” mais rápida e eficiente.

De acordo com o Phys, as simulações mostraram um aumento de 430% na eficiência e um aumento de 70% na velocidade nos espermatozóides com uma região final inativa, em comparação com as células onde a cauda estava totalmente ativa.

“Parece contra-intuitivo que uma região do flagelo que não faz nada possa ter um efeito tão grande na propulsão celular, mas foi exatamente isso que descobrimos. Este efeito teria sido difícil de descobrir sem o uso da matemática numa equipa interdisciplinar”, resumiu a investigadora Cara Neal.

“Este trabalho é fascinante, já que aponta para algo que a medicina e a ciência dos espermatozóides ignoraram totalmente – a peça final de 3 micrometeros (da cauda) – e que pode ser a chave para a forma como um espermatozóide bem-sucedido pode alcançar o óvulo”, disse o co-autor Jackson Kirkman-Brown.

“Isto abre a emocionante possibilidade de novos diagnósticos para entender os problemas de fertilidade”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para que é que querem por mais gente no mundo? Para dar mais escravos do trabalho e do desemprego? Servos do sistema autoritário? Mais futuros doentes para viroses e afins? Para abastecer as fortunas da indústrias farmacêutica e outras? Vejam o mundo a vossa volta. Pensem.

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …