/

Espelho que pertenceu a Maria Antonieta vai ser leiloado (e deverá render uma pequena fortuna)

Wikimedia

Maria Antonieta

Depois de descobrir que tinha na sua posse (há várias gerações) um espelho que pertenceu à rainha francesa, uma família inglesa resolveu leiloa-lo esperando com isso ganhar uma pequena fortuna.

Um membro da família, que preferiu manter-se anónima, manteve o espelho na sua casa de banho após ter herdado o objeto real da sua avó. O espelho estava colocado por cima da sanita do homem há quase 40 anos.

O objeto mede cerca de 48 centímetros de altura e 38 de largura, e está inserido dentro de uma moldura decorada com folhas e flores. O detalhe mais importante é que neste espelho está inserida uma placa que tem escrita a seguinte frase: “Este vidro pertenceu a Maria Antonieta e foi comprado na venda dos pertences de Napoleão”.

 

De acordo com a Fox News, o espelho vale “uma fortuna” e provavelmente foi comprado pela esposa de Napoleão III, Eugenie, que era obcecada pela rainha francesa.

A antiguidade foi comprada na década de 1950 por um amigo da família que agora a detém. Quando o comprador inicial faleceu, o espelho foi doado à avó do atual proprietário. Agora, o objeto real deverá render uma quantia bastante simpática quando for colocado à venda pela East Bristol Auctions em Bristol, Inglaterra, no final desta semana.

Andrew Stowe, que trabalha local onde o objeto será leiloado, sublinha que neste tipo de artefactos o interesse está na “sua proveniência”, revelando ainda que o espelho “aparece num catálogo de um leilão realizado em 1880 na Camden House, em Kent”.

Stowe conta que o proprietário mais recente do espelho “nunca pensou que este valesse alguma coisa” e considerou que o objeto era “mais interessante do que propriamente valioso”. Contudo, pensar que “uma das figuras históricas mais famosas olhou para este espelho é simplesmente fascinante”, diz Stowe fascinado.

O espelho de Maria Antonieta será vendido no dia 6 de novembro no leilão Specialist Fine Art & Antiques de East Bristol, onde se espera que renda milhares de euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.