Espécies exóticas podem ameaçar ecossistemas portugueses

ZiskoW / Wikimedia

O siluro (Silurus glanis) chega a atingir os três metros e a pesar mais de 100 quilos

O siluro (Silurus glanis) chega a atingir os três metros e a pesar mais de 100 quilos

Espécies exóticas como o siluro (um peixe), a ameijoa-japonesa ou o jacinto-de-água, podem trazer problemas aos ecossistemas portugueses, como a bacia do Tejo, alertou uma investigadora, defendendo a necessidade de informar a população.

“É essa mensagem que queremos passar, que gostamos muito de ter uma elevada biodiversidade, mas é a biodiversidade própria de cada sistema, com cada um no seu lugar”, disse Paula Chainho investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE).

Quando as espécies deixam de ocupar o seu lugar, acrescentou, “podem causar desequilíbrios, que podem ter consequências graves para os humanos” e para a natureza.

Os cientistas não sabem quais as consequências exatas para os ecossistemas da presença de espécies exóticas pois “cada um tem um equilíbrio próprio”, por isso, a investigadora defendeu que a “prevenção é o melhor remédio”, recordando que “ao introduzir uma espécie não indígena é extremamente difícil ou impossível erradicá-la”.

Visando sensibilizar os portugueses, nomeadamente as crianças, esta quinta-feira foi inaugurada uma exposição em Alcochete, com o título “Invasão Exótica: o Tejo sob ameaça”, a decorrer até 15 de abril, em parceria com o Instituto de Conservação da natureza e Florestas (ICNF) e a Câmara Municipal de Alcochete, e será realizado um encontro, no dia 22 de março.

“Há muitas espécies exóticas, não indígenas, na bacia do Tejo, e isso pode representar um problema grave para o qual as pessoas não têm sido alertadas”, realçou Paula Chainho, coordenadora da exposição.

Entre as espécies invasoras mais emblemáticas, que na bacia do Tejo serão 57 no total, a cientista deu os exemplos de uma planta ornamental, o jacinto-de-água, vinda do Brasil, da ameijoa-japonesa, primeiro introduzida na ria Formosa, ou o siluro (Silurus glanis) – um peixe de grandes dimensões, mas muitas vezes confundido com o peixe-gato -, oriundo da parte asiática da Rússia.

O jacinto-de-água “consegue proliferar em grande quantidade, é uma espécie invasora e pode tapar completamente uma ribeira, reduz a concentração de oxigénio na água, afeta todos os organismos que ai vivem e impede a circulação de embarcações, tem um impacto para o ecossistema e outro para nós”, explicou a investigadora do MARE.

A ameijoa-japonesa chegou a Portugal para ser usada na aquacultura porque, referiu, “é uma espécie de grande interesse comercial, tem um crescimento muito rápido, e supõe-se que foi intencionalmente dispersada por pescadores”.

Paula Chainho falou ainda do siluro, “trazido da Ásia, da Rússia, porque os pescadores gostam muito de o capturar, principalmente devido à suas elevadas dimensões”.

Outros vetores de introdução de espécies exóticas são as águas de lastro dos navios, usadas para equilibrar os porões quando não estão cheios e que são largadas no porto onde recebem carga, levando organismos vivos característicos do lugar onde encheram os tanques.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …