Espécie de tigre extinta há 40 anos poderá ser ressuscitada

Bill Ebbesen / Wikimedia

O ADN do Tigre Siberiano é praticamente igual ao ADN do Tigre-do-Cáspio

O ADN do Tigre Siberiano é praticamente igual ao ADN do Tigre-do-Cáspio

Um grupo de cientistas quer ressuscitar o Tigre-do-Cáspio, uma subespécie de tigre que foi extinta por volta da década de 1960 e que pode pesar mais de 136 quilos.

O estudo, publicado na revista Biological Conservation, sugere que este animal irá renascer graças a outra subespécie de tigre encontrada na Rússia.

O Tigre-do-Cáspio foi condenado à morte no momento em que a Rússia colonizou o Turquestão, uma região que inclui partes da Rússia, Mongólia, China, Cazaquistão, Iraque, Afeganistão e vários outros países da Ásia Central.

No começo do século XX, o governo russo declarou que não havia lugar para o tigre na região, e ordenou o exército russo para exterminar todos os tigres encontrados.

Devido à intensa caça, o Tigre-do-Cáspio recuou das planícies para as áreas de florestas, depois para os pântanos ao redor de alguns grandes rios e finalmente para as montanhas, até ser extinto completamente. Após o extermínio dos animais, as florestas foram convertidas em terras de cultivo.

No entanto, quando comparado com as restantes subespécies de Tigre, verificou-se que na prática o Tigre-do-Cáspio e o Tigre Siberiano encontrado na Rússia divergiram de um antepassado comum.

Os cientistas descobriram que o antepassado comum de ambas as subespécies colonizou a Ásia Central há cerca de 10 mil anos. Alguns tigres ficaram no Turquestão e tornaram-se em Tigres do Cáspio, enquanto que os restantes evoluíram para o Tigre Siberiano.

(dr) Heptner & Sludskiy 1972

Reconstituição artística do Tigre-do-Cáspio

Reconstituição artística do Tigre-do-Cáspio

Apesar de estar classificado como “em perigo”, o tigre Siberiano pode ser encontrado na região de montanha de Sikhote Alin e na província de Primorye no Extremo Oriente da Rússia.

Um local ideal para isso já foi identificado no Kazaquistão e pode abrigar até 100 tigres nos próximos 50 anos.  No momento os especialistas estão a tentar descobrir como popular a região com as presas naturais do Tigre-do-Cáspio, como javalis e veados.

O projeto, financiado pelo World Wildlife Found – WWF, está a avançar da melhor maneira e já conta com o apoio das agências ambientalistas e governamentais. E brevemente, o Tigre-do-Cáspio estará de volta.

PARTILHAR

RESPONDER

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …