Espécie de tigre extinta há 40 anos poderá ser ressuscitada

Bill Ebbesen / Wikimedia

O ADN do Tigre Siberiano é praticamente igual ao ADN do Tigre-do-Cáspio

O ADN do Tigre Siberiano é praticamente igual ao ADN do Tigre-do-Cáspio

Um grupo de cientistas quer ressuscitar o Tigre-do-Cáspio, uma subespécie de tigre que foi extinta por volta da década de 1960 e que pode pesar mais de 136 quilos.

O estudo, publicado na revista Biological Conservation, sugere que este animal irá renascer graças a outra subespécie de tigre encontrada na Rússia.

O Tigre-do-Cáspio foi condenado à morte no momento em que a Rússia colonizou o Turquestão, uma região que inclui partes da Rússia, Mongólia, China, Cazaquistão, Iraque, Afeganistão e vários outros países da Ásia Central.

No começo do século XX, o governo russo declarou que não havia lugar para o tigre na região, e ordenou o exército russo para exterminar todos os tigres encontrados.

Devido à intensa caça, o Tigre-do-Cáspio recuou das planícies para as áreas de florestas, depois para os pântanos ao redor de alguns grandes rios e finalmente para as montanhas, até ser extinto completamente. Após o extermínio dos animais, as florestas foram convertidas em terras de cultivo.

No entanto, quando comparado com as restantes subespécies de Tigre, verificou-se que na prática o Tigre-do-Cáspio e o Tigre Siberiano encontrado na Rússia divergiram de um antepassado comum.

Os cientistas descobriram que o antepassado comum de ambas as subespécies colonizou a Ásia Central há cerca de 10 mil anos. Alguns tigres ficaram no Turquestão e tornaram-se em Tigres do Cáspio, enquanto que os restantes evoluíram para o Tigre Siberiano.

(dr) Heptner & Sludskiy 1972

Reconstituição artística do Tigre-do-Cáspio

Reconstituição artística do Tigre-do-Cáspio

Apesar de estar classificado como “em perigo”, o tigre Siberiano pode ser encontrado na região de montanha de Sikhote Alin e na província de Primorye no Extremo Oriente da Rússia.

Um local ideal para isso já foi identificado no Kazaquistão e pode abrigar até 100 tigres nos próximos 50 anos.  No momento os especialistas estão a tentar descobrir como popular a região com as presas naturais do Tigre-do-Cáspio, como javalis e veados.

O projeto, financiado pelo World Wildlife Found – WWF, está a avançar da melhor maneira e já conta com o apoio das agências ambientalistas e governamentais. E brevemente, o Tigre-do-Cáspio estará de volta.

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …