Paula Olson / Wikimedia

Golfinhos vaquitas (Phocoena sinus)

A vaquita (Phocoena sinus) é um cetáceo da família Phocoenidae encontrado nas águas do do Golfo da Califórnia, no México. Em 2014 existiam apenas 100 animais desta espécie e, três anos depois, este número caiu 70%. 

“Se não fizermos nada agora, as vaquitas podem extinguir-se em 2018. Perdê-los seria como perder um pedaço do México”, alerta a diretora de estratégia e ciência da WWF México, Maria José Villanueva.

O Phocoena sinus é o cetáceo mais ameaçado do mundo, tendo conquistado o primeiro lugar desta triste lista quando o golfinho-de-Yang-Tsé (Lipotes vexillifer) entrou em extinção em 2007.

Com menos de 1,5m de comprimento, esta espécie é tão discreta que só foi descoberta em 1958, quando chamou a atenção com devido às suas marcas faciais únicas, como um círculo preto em torno dos olhos que lhes rendeu o apelido “panda do mar”.

Segundo explicou ao ZAP a bióloga marinha Daniela Abras, especialista em cetáceos da Universidade de São Paulo e fundadora da ONG VIVA Baleias, Golfinhos e Cia, “as Vaquitas são extremamente tímidas e raramente são avistadas“.

Em 1997, existiam cerca de 560 vaquitas no mundo, mas em 2007 restavam apenas 150. Este declínio coincide com o aumento de embarcações de caça de peixes que usam uma rede de pesca vertical que captura os peixes pelas guelras.

Esse tipo de rede é um método de pesca indiscriminado que mata acidentalmente 700 mil mamíferos marinhos e pássaros por ano.

Apesar de este tipo de pesca ser proibido no Golfo da Califórnia, as redes continuam a ser lançadas de forma ilegal para capturar um peixe ameaçado chamado totoaba que tem o tamanho semelhante às vaquitas.

Paula Olson, NOAA / Wikipedia

As Vaquitas são extremamente tímidas e raramente avistadas.

As Vaquitas são extremamente tímidas e raramente avistadas.

Os totoabas também estão numa terrível situação. As suas vesículas gasosas, consideradas valiosas no mercado chinês, chegam a ser vendidas por 15 mil dólares o quilo – e são chamadas de “cocaína aquática” devido ao preço elevado e à procura.

Outro problema enfrentado pelos protetores ambientais é que uma proibição do uso deste tipo de rede pelo governo do México caduca no mês de junho de 2017, o que significa que os grupos ambientais querem tentar deslocar rapidamente  os golfinhos sobreviventes para algum santuário temporário.

Vemos esta situação como uma medida desesperada e de alto risco porque nunca foi feito algo deste género”, diz o diretor geral do WWF México, Jorge Rickards.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta foto é de um Golfinho-do-Sul (Lagenorhynchus australis)… As Vaquitas são extremamente tímidas e raramente avistadas. Procurem se informar melhor antes. Que tal consultar uma bióloga especialista em cetáceo? Fale comigo na próxima. Abs

  2. Por favo ajude-las esse bichinhos
    Não pode deixa de essisti
    Vcs tem que fazer alguma coisa
    Eu tenho idéias. entre en contato com migo por favo

RESPONDER

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …