Paula Olson / Wikimedia

Golfinhos vaquitas (Phocoena sinus)

A vaquita (Phocoena sinus) é um cetáceo da família Phocoenidae encontrado nas águas do do Golfo da Califórnia, no México. Em 2014 existiam apenas 100 animais desta espécie e, três anos depois, este número caiu 70%. 

“Se não fizermos nada agora, as vaquitas podem extinguir-se em 2018. Perdê-los seria como perder um pedaço do México”, alerta a diretora de estratégia e ciência da WWF México, Maria José Villanueva.

O Phocoena sinus é o cetáceo mais ameaçado do mundo, tendo conquistado o primeiro lugar desta triste lista quando o golfinho-de-Yang-Tsé (Lipotes vexillifer) entrou em extinção em 2007.

Com menos de 1,5m de comprimento, esta espécie é tão discreta que só foi descoberta em 1958, quando chamou a atenção com devido às suas marcas faciais únicas, como um círculo preto em torno dos olhos que lhes rendeu o apelido “panda do mar”.

Segundo explicou ao ZAP a bióloga marinha Daniela Abras, especialista em cetáceos da Universidade de São Paulo e fundadora da ONG VIVA Baleias, Golfinhos e Cia, “as Vaquitas são extremamente tímidas e raramente são avistadas“.

Em 1997, existiam cerca de 560 vaquitas no mundo, mas em 2007 restavam apenas 150. Este declínio coincide com o aumento de embarcações de caça de peixes que usam uma rede de pesca vertical que captura os peixes pelas guelras.

Esse tipo de rede é um método de pesca indiscriminado que mata acidentalmente 700 mil mamíferos marinhos e pássaros por ano.

Apesar de este tipo de pesca ser proibido no Golfo da Califórnia, as redes continuam a ser lançadas de forma ilegal para capturar um peixe ameaçado chamado totoaba que tem o tamanho semelhante às vaquitas.

Paula Olson, NOAA / Wikipedia

As Vaquitas são extremamente tímidas e raramente avistadas.

As Vaquitas são extremamente tímidas e raramente avistadas.

Os totoabas também estão numa terrível situação. As suas vesículas gasosas, consideradas valiosas no mercado chinês, chegam a ser vendidas por 15 mil dólares o quilo – e são chamadas de “cocaína aquática” devido ao preço elevado e à procura.

Outro problema enfrentado pelos protetores ambientais é que uma proibição do uso deste tipo de rede pelo governo do México caduca no mês de junho de 2017, o que significa que os grupos ambientais querem tentar deslocar rapidamente  os golfinhos sobreviventes para algum santuário temporário.

Vemos esta situação como uma medida desesperada e de alto risco porque nunca foi feito algo deste género”, diz o diretor geral do WWF México, Jorge Rickards.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta foto é de um Golfinho-do-Sul (Lagenorhynchus australis)… As Vaquitas são extremamente tímidas e raramente avistadas. Procurem se informar melhor antes. Que tal consultar uma bióloga especialista em cetáceo? Fale comigo na próxima. Abs

  2. Por favo ajude-las esse bichinhos
    Não pode deixa de essisti
    Vcs tem que fazer alguma coisa
    Eu tenho idéias. entre en contato com migo por favo

RESPONDER

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …

Rui Pinto responde a Júdice: "Lidou durante décadas com ladrões e nunca se queixou"

O pirata informático respondeu, esta terça-feira, através do Twitter, às críticas do antigo sócio fundador da sociedade de advogados PLMJ que, em tribunal, lhe chamou "ladrão". Esta terça-feira, na 17.ª sessão do julgamento sobre o processo …

Leopoldo López admite que nunca quis fugir (e promete regressar para "libertar" a Venezuela)

O líder da oposição venezuelana Leopoldo López disse esta terça-feira, em Madrid, na primeira conferência de imprensa depois de ter saído do seu país, que nunca o quis deixar e que a intenção é "regressar …

É "tempo de unidade". Ex-ministro da Saúde apela a Marta Temido para deixar "retórica ideológica"

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que é "tempo de unidade no país" e é preciso "falar verdade" quanto à pandemia da covid-19, considerando que um novo confinamento generalizado "seria devastador". Adalberto …

Benfica vai a votos. Sócios escolhem entre a continuidade ou a mudança

O Benfica elege, esta quarta-feira, o novo presidente do clube, numas eleições em que Luís Filipe Vieira se candidata a um sexto mandato, frente a João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. As eleições, que …