Paula Olson / Wikimedia

Golfinhos vaquitas (Phocoena sinus)

A vaquita (Phocoena sinus) é um cetáceo da família Phocoenidae encontrado nas águas do do Golfo da Califórnia, no México. Em 2014 existiam apenas 100 animais desta espécie e, três anos depois, este número caiu 70%. 

“Se não fizermos nada agora, as vaquitas podem extinguir-se em 2018. Perdê-los seria como perder um pedaço do México”, alerta a diretora de estratégia e ciência da WWF México, Maria José Villanueva.

O Phocoena sinus é o cetáceo mais ameaçado do mundo, tendo conquistado o primeiro lugar desta triste lista quando o golfinho-de-Yang-Tsé (Lipotes vexillifer) entrou em extinção em 2007.

Com menos de 1,5m de comprimento, esta espécie é tão discreta que só foi descoberta em 1958, quando chamou a atenção com devido às suas marcas faciais únicas, como um círculo preto em torno dos olhos que lhes rendeu o apelido “panda do mar”.

Segundo explicou ao ZAP a bióloga marinha Daniela Abras, especialista em cetáceos da Universidade de São Paulo e fundadora da ONG VIVA Baleias, Golfinhos e Cia, “as Vaquitas são extremamente tímidas e raramente são avistadas“.

Em 1997, existiam cerca de 560 vaquitas no mundo, mas em 2007 restavam apenas 150. Este declínio coincide com o aumento de embarcações de caça de peixes que usam uma rede de pesca vertical que captura os peixes pelas guelras.

Esse tipo de rede é um método de pesca indiscriminado que mata acidentalmente 700 mil mamíferos marinhos e pássaros por ano.

Apesar de este tipo de pesca ser proibido no Golfo da Califórnia, as redes continuam a ser lançadas de forma ilegal para capturar um peixe ameaçado chamado totoaba que tem o tamanho semelhante às vaquitas.

Paula Olson, NOAA / Wikipedia

As Vaquitas são extremamente tímidas e raramente avistadas.

As Vaquitas são extremamente tímidas e raramente avistadas.

Os totoabas também estão numa terrível situação. As suas vesículas gasosas, consideradas valiosas no mercado chinês, chegam a ser vendidas por 15 mil dólares o quilo – e são chamadas de “cocaína aquática” devido ao preço elevado e à procura.

Outro problema enfrentado pelos protetores ambientais é que uma proibição do uso deste tipo de rede pelo governo do México caduca no mês de junho de 2017, o que significa que os grupos ambientais querem tentar deslocar rapidamente  os golfinhos sobreviventes para algum santuário temporário.

Vemos esta situação como uma medida desesperada e de alto risco porque nunca foi feito algo deste género”, diz o diretor geral do WWF México, Jorge Rickards.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta foto é de um Golfinho-do-Sul (Lagenorhynchus australis)… As Vaquitas são extremamente tímidas e raramente avistadas. Procurem se informar melhor antes. Que tal consultar uma bióloga especialista em cetáceo? Fale comigo na próxima. Abs

  2. Por favo ajude-las esse bichinhos
    Não pode deixa de essisti
    Vcs tem que fazer alguma coisa
    Eu tenho idéias. entre en contato com migo por favo

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …