Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

(dr) Nomura

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres.

Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara de orquídea popularmente conhecida como orquídea-de-língua-pequena, foi encontrada recentemente no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres, no Reino Unido.

A flor é normalmente encontrada na bacia do Mediterrâneo e na costa atlântica da França, Espanha e Portugal. O diário britânico detalha que é apenas a segunda vez que esta espécie é descoberta no Reino Unido: em 1989, a colónia foi encontrada em Rame Head, Cornwall.



Foi Mark Patterson, responsável pela manutenção do jardim, que encontrou as flores, mas ninguém sabe como chegaram a este local.

“As sementes de orquídeas são incrivelmente pequenas e podem viajar grandes distâncias com a ajuda do vento”, explicou Patterson. É possível que as plantas se tenham originado “no continente e atravessado o Canal da Mancha com os ventos do sul, que trazem frequentemente depósitos de poeira do deserto do Sahara para a capital”, acrescentou.

Assim que chegaram ao telhado do banco Nomura, as sementes podem ter formado “uma simbiose com um fungo micorrízico, que lhes permitiu germinar e crescer”.

Apesar de esta teoria ser plausível, as probabilidades de tal ter acontecido “são astronómicas”, sublinhou Mark Patterson.

O The Guardian avança ainda que as sementes podem ter sido levadas na própria areia usada para criar o jardim há mais de uma década, uma vez que a Serapias parviflora pode demorar vários anos até crescer num solo seco e árido. .

O ecologista Mike Waller disse ao matutino que a descoberta é “emocionante”, uma vez que encontrar estas raras orquídeas num telhado verde na cidade de Londres é “uma prova clara de que, com paciência e dedicação, mesmo os lugares mais improváveis ​​podem tornar-se refúgios para alguns dos nossos animais selvagens mais raros”.

Alguns botânicos estão preocupados com as espécies de flores provenientes de climas mais quentes à medida que as temperaturas continuam a subir.

É o caso de Mark Spencer, curador de botânica da Linnean Society of London, que disse que, apesar de ser um “evento muito interessante, há uma corrente subjacente profundamente preocupante, nomeadamente as alterações climáticas“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal proíbe caça à rola de forma temporária

A caça à rola está proibida de forma temporária na época de 2021/22 em Portugal, depois de se revelar um "decréscimo significativo" das populações daquela espécie protegida, divulgou esta sexta-feira o Instituto da Conservação da …

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …