Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

(dr) Nomura

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres.

Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara de orquídea popularmente conhecida como orquídea-de-língua-pequena, foi encontrada recentemente no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres, no Reino Unido.

A flor é normalmente encontrada na bacia do Mediterrâneo e na costa atlântica da França, Espanha e Portugal. O diário britânico detalha que é apenas a segunda vez que esta espécie é descoberta no Reino Unido: em 1989, a colónia foi encontrada em Rame Head, Cornwall.



Foi Mark Patterson, responsável pela manutenção do jardim, que encontrou as flores, mas ninguém sabe como chegaram a este local.

“As sementes de orquídeas são incrivelmente pequenas e podem viajar grandes distâncias com a ajuda do vento”, explicou Patterson. É possível que as plantas se tenham originado “no continente e atravessado o Canal da Mancha com os ventos do sul, que trazem frequentemente depósitos de poeira do deserto do Sahara para a capital”, acrescentou.

Assim que chegaram ao telhado do banco Nomura, as sementes podem ter formado “uma simbiose com um fungo micorrízico, que lhes permitiu germinar e crescer”.

Apesar de esta teoria ser plausível, as probabilidades de tal ter acontecido “são astronómicas”, sublinhou Mark Patterson.

O The Guardian avança ainda que as sementes podem ter sido levadas na própria areia usada para criar o jardim há mais de uma década, uma vez que a Serapias parviflora pode demorar vários anos até crescer num solo seco e árido. .

O ecologista Mike Waller disse ao matutino que a descoberta é “emocionante”, uma vez que encontrar estas raras orquídeas num telhado verde na cidade de Londres é “uma prova clara de que, com paciência e dedicação, mesmo os lugares mais improváveis ​​podem tornar-se refúgios para alguns dos nossos animais selvagens mais raros”.

Alguns botânicos estão preocupados com as espécies de flores provenientes de climas mais quentes à medida que as temperaturas continuam a subir.

É o caso de Mark Spencer, curador de botânica da Linnean Society of London, que disse que, apesar de ser um “evento muito interessante, há uma corrente subjacente profundamente preocupante, nomeadamente as alterações climáticas“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …