Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta.

A cena “gansos de Meidum”, originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se agora no Museu Egípcio, na cidade do Cairo. Ao ter analisado a pintura, que tem cerca de 4600 anos, um investigador percebeu que nela constava uma espécie de ganso já extinta.

Em comunicado, Anthony Romilio, da Universidade de Queensland, na Austrália, disse que este animal era bem diferente dos atuais gansos de peito vermelho (Branta ruficollis), com cores e padrões distintos no focinho, peito, asas e patas.

“Esta pintura tem sido admirada desde a sua descoberta no século XIX e é descrita como a ‘Mona Lisa do Egipto’. Aparentemente, ninguém se apercebeu que representava uma espécie desconhecida. A licença artística poderia explicar as diferenças com os gansos modernos, mas a verdade é que as obras de arte deste local têm representações extremamente realistas de outras aves e mamíferos”, explicou.

Romilio disse ainda que nunca foram encontrados ossos de gansos de peito vermelho em nenhum dos sítios arqueológicos egípcios. “Curiosamente, foram encontrados ossos de um pássaro semelhante, mas não idêntico, em Creta. De uma perspetiva zoológica, a obra de arte egípcia é a única documentação deste ganso, que agora parece estar extinto a nível global”, acrescentou.

O cientista declarou que animais extintos já foram identificados anteriormente na arte antiga, mas nem todas as espécies foram confirmadas cientificamente. Neste caso, Romilio revelou que aplicou os “critérios de Tobias” (delimitação das espécies).

“Este é um método muito eficaz para identificar espécies, que utiliza medidas quantitativas das características chave das aves, e aumenta muito o valor da informação para a ciência zoológica e ecológica.”

O investigador destacou o facto de o Egipto nem sempre ter sido predominantemente desértico, acrescentando que já teve “uma história de biodiversidade, rica em espécies agora extintas”.

“A sua antiga cultura surgiu quando o Saara era verde e coberto de pastagens, lagos e florestas, estando repleto de vários animais, muitos dos quais foram representados nos túmulos e nos templos. Até agora, a ciência confirmou a identidade de relativamente poucas dessas espécies”, concluiu.

O estudo foi publicado, a 13 de fevereiro, na revista científica Journal of Archaeological Science: Reports.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …