Cientistas descobrem nova espécie de besouro nos excrementos fósseis de um dinossauro

(dr) Małgorzata Czaja

Reconstrução do Silesaurus opolensis

As fezes fossilizadas de um dinossauro do final do Triássico revelaram, cerca de 230 milhões de anos depois, uma nova família de besouros.

No final do Triássico, naquilo que hoje é a Polónia, um dinossauro fez uma grande refeição à base de algas verdes e, de seguida, evacuou (por outras palavras, fez cocó). Foi um dia como outro qualquer para este animal mas, cerca de 230 milhões de anos depois, as suas fezes fossilizadas revelaram uma família inteira de besouros.

Segundo o site Science Alert, estes insetos, agora chamados Triamyxa coprolithica, são não só os primeiros a ser descritos a partir de fezes fossilizadas, como também são diferentes de tudo o que já foi descoberto em âmbar.



“Fiquei realmente surpreendido ao ver o quão bem preservados estavam”, disse Martin Qvarnström, paleontólogo da Universidade de Uppsala, na Suécia, e um dos autores do estudo publicado, a 30 de junho, na revista científica Current Biology.

Depois de uma análise detalhada, os investigadores colocaram esta nova espécie de besouro na sua própria família: Triamyxidae. Dadas algumas semelhanças, suspeitam que os insetos sejam uma ramificação extinta de uma pequena subordem de besouros, conhecida como Myxophaga.

Qvarnström et al.

Triamyxa coprolothica

Atualmente, os besouros deste tipo podem ser encontrados em grande número em tapetes de algas verdes, geralmente perto da água. A nova descoberta sugere que os seus antigos parentes também podem ter sido abundantes em ambientes aquáticos semelhantes.

Relativamente às fezes fossilizadas, conta o mesmo site, os cientistas acreditam que tenha vindo de um dinossauro chamado Silesaurus opolensis, que se alimentava sobretudo de plantas, mas também de insetos.

“Embora pareça que o Silesaurus opolensis ingeriu vários espécimes do T. coprolithica, este besouro era provavelmente demasiado pequeno para ter sido o único alvo”, explicou Qvarnström.

“Em vez disso, o Triamyxa provavelmente partilhou o seu habitat com besouros maiores, representados nas fezes por restos desarticulados, e com outras presas, que não ficaram reconhecíveis. Portanto, parece que o Silesaurus era omnívoro e que uma parte da sua dieta era composta por insetos”, acrescentou.

Esta descoberta faz os cientistas pensar que os excrementos fósseis, também conhecidos como coprólitos, podem ser uma excelente janela para descobrir mais coisas sobre a evolução dos insetos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da luz não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …