Especialistas do Deutsche Bank detetaram atividades suspeitas em contas de Trump e do genro

Donald Trump com Benjamin Netanyahu e Jared Kushner

Especialistas em lavagem de dinheiro no Deutsche Bank suspeitaram de múltiplas transações envolvendo entidades legais controladas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, e pelo genro, Jared Kushner, em 2016 e 2017. 

A notícia foi avançada este domingo pelo jornal The New York Times. Os especialistas recomendaram que o assunto fosse encaminhado para uma unidade do Departamento do Tesouro que fiscaliza crimes financeiros, mas os executivos do banco rejeitaram o conselho.

Em resultado, nunca se deu seguimento aos “relatórios de atividades suspeitas” elaborados por membros da equipa de compliance sobre as transações de Trump e Kushner.

Um porta-voz do banco alemão, reagindo à reportagem, esclareceu que “em momento algum um investigador foi impedido de fazer avançar informações de atividade identificada como potencialmente suspeita”. “Aumentámos a nossa equipa de combate ao crime financeiro, reforçámos nos últimos anos os nossos controlos e levamos muito a sério o cumprimento da legislação contra a lavagem de dinheiro”, acrescentou o Deutsche Bank, citado pela Bloomberg.

A reportagem assinala que algumas das transações em causa envolveram várias transferências de dinheiro entre entidades estrangeiras ou indivíduos. Antigos funcionários do banco, que emprestou largas quantias de dinheiro a empresas de Trump e Kushner, disseram ao The New York Times que a decisão de não reportar as transações reflete a indiferença do Deutsche Bank relativamente à lavagem de dinheiro e o seu foco em proteger as relações com clientes importantes.

Tammy McFadden, uma ex-funcionária do banco, alega ter sido despedida no ano passado depois de manifestar a sua preocupação com as práticas do banco. McFadden já apresentou reclamações junto da Comissão de Valores Mobiliários e de outros órgãos reguladores.

“A sugestão de que alguém foi transferido ou despedido num esforço de anular preocupações relativas a qualquer cliente é categoricamente falsa”, reagiu ainda o Deutsche Bank.

Representantes da Trump Organization disseram ao jornal que a empresa não tinha conhecimento de quaisquer transações sinalizadas com aquele banco. Por sua vez, um representante da Kushner Companies referiu que quaisquer alegações sobre lavagem de dinheiro são inventadas e falsas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …

João Félix eleito jogador do mês da liga espanhola. Ronaldo vence prémio em Itália

O português João Félix, do Atlético de Madrid, foi eleito o melhor jogador da Liga espanhola de futebol do mês de novembro. O luso revelou-se uma peça fundamental durante todo o mês e ajudou a equipa …