Especialistas alertam que o prazer do churrasco é inimigo do clima

As churrascadas de fim-de-semana com os amigos, que sobretudo no Verão fazem as delícias de muitos, são um perigo para o clima. O alerta é de especialistas brasileiros que avisam para os perigos que o consumo de carne acarreta para o ambiente.

O churrasco na brasa é uma paixão de portugueses e de brasileiros, mas tanto por cá como por lá, é preciso começar a pensar em reduzir esse prazer, mudando os hábitos alimentares para consumir menos carne.

Não é à toa que países como a Dinamarca têm aplicado medidas como, por exemplo, um novo imposto que obriga os consumidores a comerem menos carne. Ou o caso da Holanda que vai construir uma vacaria flutuante amiga do ambiente. É que a produção de carne, especialmente de vaca, é uma das  indústrias mais poluidoras em todo o mundo.

No Brasil, a indústria agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases com efeito de estufa do país, de acordo com os dados do Observatório do Clima, citados pela Agência Brasil.

Em causa está não apenas o processo de criação dos animais, que exige elevados consumos de água e obriga ao desmatamento para criar pastos, mas também o seu transporte até à mesa dos consumidores e o uso de fertilizantes.

A grande quantidade de dejectos é outro problema, tanto mais se tivermos em conta que o Brasil “tem um dos maiores rebanhos do mundo” com “cerca de 200 milhões de animais”, aponta a Agência Brasil.

Isto dá “quase um por pessoa”, repara a coordenadora de Clima e Agropecuária do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Marian Piatto, citada pela publicação.

Há ainda que considerar o processo digestivo que ocorre nas vacas e que leva a que estes animais eliminem “metano através de arrotos e de gases”, segundo explica a responsável. “Não é como nos carros, que vemos fumo cinza, mas são poluentes”, salienta.

Desta forma, a coordenadora do Imaflora sublinha que “cada bife que as pessoas comem é responsável no impacto ambiental”. Pelo que apela a uma redução do consumo, nomeadamente através da diminuição das churrascadas de domingo com os amigos.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …

Esfinge gigante de Ramsés II vê a luz do dia ao fim de quase 100 anos

https://vimeo.com/343091742 Uma enorme esfinge do faraó egípcio Ramsés II viu finalmente a luz do dia, no passado dia 12 de junho, depois de ter sido recolocada através de um sistema monumental que a fez "flutuar" pelo …

Vai baixar o custo das chamadas para números começados por 707 e 708

A Anacom anunciou uma descida de 48% no preço máximo das chamadas de telemóvel para números começados por 707 e 708, e de 10% para telefone fixo. A decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) de baixar os …

PSG abre a porta a Neymar (e o Barcelona não a fecha)

Depois de o eventual regresso de Neymar ao Barcelona ecoar na imprensa desportiva, o presidente do Paris Saint Germain, Nasser Al-Khelaifi quebrou o silêncio sobre o jogador brasileiro. Em entrevista à France Football, o presidente …

“Explosão suspeita” entre China e Coreia do Norte causou um sismo

Os serviços sismológicos chineses registaram um sismo de 1,3 graus de magnitude na escala de Richter às 19h38 locais (12h38 em Lisboa), na cidade chinesa de Hunchun, causado por uma “explosão suspeita”, disseram as autoridades …