Especialistas alertam que o prazer do churrasco é inimigo do clima

As churrascadas de fim-de-semana com os amigos, que sobretudo no Verão fazem as delícias de muitos, são um perigo para o clima. O alerta é de especialistas brasileiros que avisam para os perigos que o consumo de carne acarreta para o ambiente.

O churrasco na brasa é uma paixão de portugueses e de brasileiros, mas tanto por cá como por lá, é preciso começar a pensar em reduzir esse prazer, mudando os hábitos alimentares para consumir menos carne.

Não é à toa que países como a Dinamarca têm aplicado medidas como, por exemplo, um novo imposto que obriga os consumidores a comerem menos carne. Ou o caso da Holanda que vai construir uma vacaria flutuante amiga do ambiente. É que a produção de carne, especialmente de vaca, é uma das  indústrias mais poluidoras em todo o mundo.

No Brasil, a indústria agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases com efeito de estufa do país, de acordo com os dados do Observatório do Clima, citados pela Agência Brasil.

Em causa está não apenas o processo de criação dos animais, que exige elevados consumos de água e obriga ao desmatamento para criar pastos, mas também o seu transporte até à mesa dos consumidores e o uso de fertilizantes.

A grande quantidade de dejectos é outro problema, tanto mais se tivermos em conta que o Brasil “tem um dos maiores rebanhos do mundo” com “cerca de 200 milhões de animais”, aponta a Agência Brasil.

Isto dá “quase um por pessoa”, repara a coordenadora de Clima e Agropecuária do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Marian Piatto, citada pela publicação.

Há ainda que considerar o processo digestivo que ocorre nas vacas e que leva a que estes animais eliminem “metano através de arrotos e de gases”, segundo explica a responsável. “Não é como nos carros, que vemos fumo cinza, mas são poluentes”, salienta.

Desta forma, a coordenadora do Imaflora sublinha que “cada bife que as pessoas comem é responsável no impacto ambiental”. Pelo que apela a uma redução do consumo, nomeadamente através da diminuição das churrascadas de domingo com os amigos.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …