Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa.

Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa é, na realidade, “fake news” e não existe.

Merola está agora a lançar uma campanha de consciencialização para ensinar as pessoas a verdade. “Queridos residentes, estou a recolher fotografias de esparguete à bolonhesa de todo o mundo em relação com a notícias falsas”, escreveu Merola no Twitter. “Este é de Londres, por favor me envie o seu. Obrigado.”

Merola está a colecionar todas as imagens para exibi-las numa exposição no novo FICO Eataly World de Bolonha, que é o maior parque temático de alimentos do mundo.

O esparguete à bolonhesa não existe, mas é famoso em todo o mundo”, disse Merola à emissora italiana RAI. “O que nós preferimos que o mundo saiba é que Bolonha inventou tagliatelle, tortellini e lasanha.”

Em vez de “esparguete à bolonhesa”, o que se pode encontrar é o Ragù alla Bolognese, o equivalente ao molho à base de carne. Raramente é servido com esparguete – os italianos tendem a optar por um tipo de massa mais forte, com uma área de superfície maior para segurar o molho, como o tagliatelle.

O esparguete à bolonhesa horrorizaria as pessoas da Emilia-Romagna – a região onde fica Bolonha -, mas além das fronteiras italianas o prato é muito apreciado e solicitado. Aqueles que pedem estão convencidos de que estão a comer uma verdadeira receita italiana, mas não estão. A crença de que o esparguete à bolonhesa é de Bolonha é um erro que se tornou viral.

O esparguete à bolonhesa é uma das especialidades preferidas pelas famílias alemãs, que o compram congelado ou compram o molho em pacotes ou latas. Em 2014, ficou em terceiro lugar entre os pratos mais populares consumidos pelos funcionários alemães nos cafés no local de trabalho.

De acordo com Henry Dimbleby, co-fundador de uma cadeia de fast food inglesa, a massa bolonhesa “é agora o segundo prato mais popular servido nas casas da Grã-Bretanha”.

ZAP //

 

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Confirmo!
    Em Bolonha ninguém sabe o que é o tal spaghetti…
    Um bolonhês até se sentiu insultado quando lhe mostrei uma foto e disse logo que devia ser obra dos americanos!…

    • Se bem que, mesmo em Itália, em alguns pontos se faz referência ao “spaghetti alla bolognese”.
      Claro que se há algum Emiliano (habitante da região Emília, de que Bologna é capital) por perto, leva logo um ‘caldo’…

    • É um bocado como a Pizza. A Pissa como nós a conhecemos é uma invenção americana.
      Se fossem a Itália nos anos 50 ou 60 e pedissem uma Pizza num restaurante urbano, os empregados olhavam para nós como se fossemos campónios, por que era a comida dos trabalhadores rurais pobres, á medida da nossa “Bôla”. Mas era apenas composta de massa-pão, molho de tomate e uma pitada de basílica ou orégãos.

      • Pesquisa a origem da pizza no Goggle.
        Não só, imensas ‘pizzerie’ de Roma (em particular, mas não só, devido à “bella vita” dos anos 50 e 60) ainda hoje expõem nas paredes inúmeras fotografias das personagens famosas da sociedade e do espectáculo que as frequentavam na época.

    • E mais,…’alla bolognese’ é uma expressão que a maioria das cozinhas de todo o mundo designa para pratos que contém o molho de tomate com carne.
      à semelhança da expressão ‘à portuguesa’, que é tudo o que leva um ovo estrelado.

  2. Zap:

    “”como o tagliatelle”” – tagliatelle è feminino e plural; significa “tirinhas cortadas”.

    Sugiro corrigir para “”como *as* tagliatelle””.

    • caro/a Ah,
      Obrigado pelo reparo, que parece fazer sentido.
      No entanto, a pesquisa no Google, filtrada no domínio pt, da expressão o tagliatelle, retorna um número de resultados muito superior ao da pesquisa de as tagliatelle (apenas 30).
      Sendo a primeira expressão, errada ou não, de uso generalizado, optámos por mantê-la.

      • Porra, vocês parecem aqueles chatos dos meus amigos que estão sempre a ser mal educados e a interromper as pessoas para corrigir a sua gramática ou sintaxe.
        As pessoas quando estão a falar (ou a escrever) o que pretendem é comunicar eficazmente. Não é para receberem lições de línguas que não são, nem solicitadas, nem bem vindas.
        Lá porque ficaram mais umas horas atrás de uma carteira escolar sem se distraírem com os passarinhos não têm o direito de impor aos outros a vossa ‘mestria’ e ‘domínio’ da língua.
        É por causa de professores ( de geografia ou ciências da natureza) ‘chatos’ assim é que agora temos que gramar com o “Acordo ortográfico”

        • Comunicar eficazmente passa – ou mesmo, significa – falar/escrever BEM.

          Experimente re-escrever a notícia como se fosse um sms, se te diverte tanto. Depois dá-a a ler e conta quantos dos teus amingos chegam ao fim, e dos que lá chegerem, quantos perceberam tudo.

RESPONDER

"Tenho saudades". Mourinho quase em lágrimas por não conseguir desfrutar das férias

José Mourinho está de férias prolongadas, depois de ter saído do Manchester United no final de 2018, e confessa que não consegue "desfrutar" deste período de descanso após vários anos ligado ao futebol. "Tenho saudades", …

Primeiro-ministro italiano demite-se e acusa Salvini de "irresponsabilidade"

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, anunciou hoje a sua demissão, acusando o líder da Liga (extrema-direita), Matteo Salvini, de ter “olhado exclusivamente aos interesses pessoais e do seu partido” ao pôr fim à coligação de …

Já há 58 candidatos para a escola de pastores da região Centro

A escola de pastores, um projeto-piloto integrado no Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro, arranca no dia 23 de setembro e conta, até ao momento, com 58 candidatos inscritos. Em comunicado, a …

Interesse na compra da TVI faz ações da Cofina subir mais de 5%

As ações da Cofina subiam esta segunda-feira mais de 5%, depois de na semana passada a dona do Correio da Manhã ter confirmado que estava a negociar com a Prisa a compra da Media Capital, …

Boris Johnson rejeita convocar o Parlamento durante as férias

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, rejeitou esta segunda-feira a ideia de convocar o Parlamento durante as férias, depois da divulgação de documentos alertando para a escassez de alimentos e outros bens no caso de um …

Donald Trump partilha imagem da Trump Tower na Gronelândia

Donald Trump prometeu não construir uma Trump Tower na Gronelândia, o território autónomo da Dinamarca que quer comprar por ser um “grande negócio imobiliário”. A fotomontagem foi publicada no Twitter pelo Presidente dos Estados Unidos. A …

Dia vira noite. Às 15 horas já estava escuro em São Paulo

Uma frente fria encontrou-se com uma massa de ar que continha partículas de incêndios florestais da região da Amazónia. O choque de temperatura entre as duas massas, teve como resultado o escurecimento do dia. Durante a …

Zé Luís rejeitou salário três vezes mais alto para vir para o FC Porto

Com a ambição de representar o FC Porto, Zé Luís teve de fazer sacrifícios a nível financeiro. O cabo-verdiano rejeitou uma proposta da China com um salário muito mais alto. Zé Luís parece começar a justificar …

Motorista que conduziu Marcelo entre Lisboa e Porto mandou um e-mail. Foi investigado como "ameaça ao Estado"

O Governo recebeu um email a avisar que a greve dos motoristas ia provocar o caos, fazendo parar muitos serviços - e lembrando que assim caiu um governo no Chile. O executivo receou que fosse uma …

Marinho e Pinto quer Pardal Henriques como deputado do Partido Democrático Republicano

Ainda que não tenha confirmado Pedro Pardal Henriques como um dos cabeça-de-lista do partido que fundou, Marinho e Pinto não poupou elogios ao advogado do Sindicato de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) . “Seria um …