Espanhola que “sentia e falava” com a Virgem Maria morre depois de tratar um tumor

Investigadores e especialistas classificam o caso como uma experiência claramente patológica, mas ainda não foram capazes de a explicar.

Cientistas do Hospital General Universitario Morales Meseguer, em Múrcia, Espanha, identificaram um caso extraordinário de um tumor cerebral agressivo que, segundo o Live Science, levou uma paciente a ficar obcecada com a religião.

De acordo com testemunhos das pessoas mais próximas, a paciente, uma cidadã espanhola de 60 anos, “era uma pessoa feliz, optimista, e não era particularmente religiosa”. Porém, começou subitamente a apresentar sintomas de depressão e tristeza.

Além disso, começou a mostrar um crescente interesse pela Bíblia e outros textos sagrados, tendo começado a passar grande parte do dia a recitar textos de carácter religioso.

A certa altura, a paciente revelou que tinha experiências místicas, durante as quais “falava com a Virgem Maria” – após o que a família decidiu levá-la ao hospital para a realização de exames médicos.

Uma ressonância magnética revelou que a paciente tinha um glioblastoma multiforme, o mais agressivo tipo de tumor cerebral, mas a sua dimensão tornou impossível a sua remoção por cirurgia. Restou como única opção de tratamento a realização de quimioterapia e radioterapia.

Após estes tratamentos e de receber também medicação antipsicótica, todos os sintomas relacionados com religião que a paciente manifestava desapareceram por completo. Porém, a sua condição clínica deteriorou-se rapidamente, vindo a falecer oito meses após o diagnóstico de glioblastoma multiforme.

Os cientistas espanhóis que analisaram o caso determinaram que o mesmo se tratou de uma experiência claramente patológica, não tendo encontrado qualquer tipo de causa para as alterações comportamentais excepto a enfermidade – e seu desaparecimento.

Os mesmos cientistas, cujas conclusões foram publicadas no fim do ano passado na revista Neurocase, admitem no entanto desconhecer como é quem um paciente atinge um estado de obsessão com a religião como sintoma de um tumor cerebral, mas consideram que o fenómeno poderá estar relacionado com alterações no lóbulo temporal direito.

Segundo demonstraram estudos anteriores, esta é a região do cérebro que está habitualmente associada a “experiências místicas”.

ZAP // RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …