Espanhol ganha 3 mil euros por mês há 10 anos sem trabalhar

-

Pica o ponto todos os dias, às 7h da manhã, e ganha mais de três mil euros por mês, mas, em dez anos, não passou um único dia a trabalhar. O espanhol Carles Recio, chefe de uma Unidade de Arquivo em Valência, é conhecido como “o homem que nunca esteve ali”.

O caso reportado pelo jornal espanhol El Mundo envolve o chefe da Unidade Bibliográfica do Arquivo Geral e Fotográfico de Valência, em Espanha, Carles Recio, que foi designado para o cargo em 2006.

Contudo, em 10 anos, nunca exerceu o cargo nem trabalhou nas funções, embora tenha recebido sempre um salário chorudo que chega aos cerca de 50 mil euros anuais.

“O caso de Carles Recio pode simplificar-se como o de um funcionário para o qual se criou um cargo ‘a dedo'”, escreve o El Mundo, notando que no Arquivo Geral de Valência é conhecido como “o homem que nunca esteve ali”.

Todos os dias, Carles Recio pica o ponto às 7h30 horas, vai embora e volta às 15h30 horas para picar de novo o ponto, sem pôr sequer os pés nas instalações do Arquivo, conta o jornal espanhol. O único dia em que passa tempo nas instalações do Arquivo é aquele em que marca férias.

Não tem secretária, nem computador, nem tarefas – mas ganha entre 45 e 50 mil euros por ano.

Carles Recio deveria tratar da “supervisão dos fundos bibliográficos do arquivo”, “encarregar-se de projectos de exposições e de publicações”, gerir as “relações com arquivos e bibliotecas da província”, zelar pela “consolidação de projectos de difusão com outras entidades sociais e culturais”, refere El Mundo, citando o documento que, em 2006, criou o posto que ocupa.

Todavia, “o Arquivo dispõe apenas de livros e só há uma biblioteca auxiliar de consulta praticamente interna” e a Câmara de Valência tem uma Biblioteca Provincial que “se encarrega de todas as questões” atribuídas ao cargo de Carles Recio, acrescenta o jornal.

Os responsáveis municipais de Valência já revelaram, entretanto, que abriram um inquérito ao funcionário, para averiguar a situação.

Quanto a Carles Recio, diz ao El Mundo que só fez o que lhe pediram para fazer e garante que está “a desenvolver projectos fora” do Arquivo, recusando-se a dar mais pormenores por “questões de confidencialidade”.

“Um dia contarei por que me mandaram para o Arquivo”, diz por fim.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Não é novidade nenhuma. Existem dezenas (senão centenas) de FP em situações semelhantes. Até podem aparecer ou ter secretária mas não têm funções, e há também as centenas que ganham como diretores e não têm responsabilidades nem equipas para dirigir. Isto passa-se na Administração Central e Regional em Portugal e não são poucos. Toda a gente sabe. Porquê que as medidas sobre os suplementos e subsídios na função publica nunca foi para a frente e deixou de se falar? Ia expor muitos destes casos.

  2. Este é político….em todos os sentidos e na verdadeira acepção da palavra…

    No final quero ver se publicam “Um dia contarei por que me mandaram para o Arquivo”

RESPONDER

Governo e PSD assinam acordos sobre fundos europeus e descentralização

Os acordos entre Governo e PSD sobre fundos comunitários a partir de 2020 e descentralização foram assinados, esta quarta-feira, em São Bento. A reunião juntou à mesa o primeiro-ministro, António Costa, o líder do PSD, Rui …

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …