Espanha vs Rússia | Akinfeev manda “la roja” para casa

Espanha está fora do Mundial 2018. Um dia após o afastamento de Portugal às mãos do Uruguai, a formação espanhola perdeu com a Rússia no desempate por grandes penalidades, após o 1-1 no final do prolongamento, e deixa a competição sem as duas formações ibéricas. Igor Akinfeev foi o herói russo, ao travar dois penálties.

Jogo algo morno na primeira parte, em grande grande medida devido ao estilo de jogo de Espanha, de demoradas trocas de bola, nem sempre objectivas, muitas vezes para trás e para os lados, a adormecer o jogo e, certamente, alguns adeptos. Aos 11 minutos, Espanha fez o 1-0, um pouco “sem saber ler nem escrever”, num autogolo de Sergei Ignashevich, quando a formação ibérica ainda não havia realizado qualquer remate. A Rússia empatou de penálti, aos 41 minutos, por Artem Dzyuba, a castigar mão na bola de Gerard Piqué.

Espanha dominou por completo a primeira parte em termos de posse de bola, mas os anfitriões foram sempre mais efectivos no ataque, terminando com cinco remates, um enquadrado. A “La Roja” apenas rematou pela primeira vez aos 45 minutos – e terminou o primeiro tempo com três disparos. E era um espanhol o melhor em campo, Isco, com um rating de 6.3.

A formação espanhola intensificou o seu domínio no segundo tempo, chegando a ter 83% de posse de bola, 92% de eficácia de passe, mas a monotonia também aumentou, perante a quase inexistência de lances emotivos. O primeiro apenas surgiu aos 84 minutos, quando o recém-entrado Andrés Iniesta obrigou Igor Akinfeev a defesa difícil. Nesta fase os espanhóis registavam seis remates no segundo tempo, dois enquadrados, contra nenhuma tentativa de uma Rússia à espera do prolongamento.

O prolongamento trouxe uma energia ao jogo que é pouco habitual de se assistir nesta fase, embora sempre com a Espanha a usufruir de mais bola, chegando aos 83% de pose, nove remates, três enquadrados, contra apenas dois disparos dos russos, sem a melhor direcção. Mas ficou a ideia de que mesmo se o tempo de jogo se prolongasse por mais uma hora, o golo não surgiria. Assim, o desempate teve de ser feito por grandes penalidades. E aqui, os homens da casa foram mais fortes, com Igor Akinfeev a defender os remates de Koke e Iago Aspas.

O melhor em campo foi mesmo o guarda-redes russo. Akinfeev foi herói no penáltis, travando dois, e terminou a partida com um impressionante registo de nove defesas, seis delas a remates de dentro da sua grande área – terminou com um GoalPoint Rating de 8.5. O melhor espanhol foi Isco, com menos uma centésima de rating.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Cortes de água, luz, gás e telecomunicações regressam esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos de, pelo menos, 20% ou que estejam infetados …

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …