Espanha com pior taxa de infeções da Europa. E mais novos casos do que Reino Unido, Itália, França e Alemanha juntos

Um especialista ouvida pela agência francesa AFP considera que Espanha se encontra numa situação “crítica” no combate à pandemia de covid-19, uma vez que regista a pior taxa de novas infeções da Europa Ocidental.

Durante os últimos sete dias, Espanha registou, em média, 4.923 novos casos diários de SARS-CoV-2, o novo coronavírus que origina a covid-19.

De acordo com uma análise levada a cabo pela agência noticiosa tendo por base os números oficial, os novos casos de Espanha neste espaço de tempo superam os do Reino Unido, França, Alemanha e Itália juntos.

Espanha regista 95 casos de covid-19 por 100.000 pessoas, um número bastante alto quando comparado com o rácio de França (24 por 100.000), Reino Unido (17 por 100.000), Alemanha (13 por 100.000) e Itália (8 por 100.000).

Ao todo, Espanha tem 323.000 casos confirmados da doença, registando o maior número de infeções da Europa Ocidental e o 11.º maior em todo o mundo.

“É um momento crítico. Estamos num ponto em que as coisas podem melhorar ou piorar”, afirmou à AFP Salvador Macip, especialista em ciências da saúde na Universidade Aberta da Catalunha, que escreveu recentemente o livro “As Grandes Pragas Modernas”.

“Isto significa que temos de recorrer a todos os esforços para conter os surtos antes que estes se tornem ainda mais grave”, notou. Em Espanha, existem 500 clusters de covid-19, segundo os dados avançados pelo Ministério da Saúde espanhol.

O Ministério da Saúde de Espanha registou esta quarta-feira mais 3.632 casos de infeção. Depois de Aragão, que comunicou 448, o País Basco, com 243, e Madrid, com 190, encabeçam a lista de novas infeções, seguindo-se a Catalunha, que divulgou mais 100.

Relativamente às vítimas mortais, o ministério divulgou que morreram mais 64 pessoas na última semana, mais cinco do que na segunda-feira, para um total de 28.581 desde o início da pandemia. A pandemia de covid-19 já provocou mais de 736 mil mortos e infetou mais de 20,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois, isto nada está vencido em lado nenhum e possivelmente com a abertura do turismo a outros países a situação agravou-se, estamos todos no mesmo barco sem rumo à vista!

RESPONDER

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …