/

Espanha quer limitar rendas a cinco euros por metro quadrado

Mariscal / EPA

Espanha está a planear a limitação administrativa do valor das rendas habitacionais das casas privadas que tenham sido reabilitadas com recurso a financiamento europeu.

Segundo o jornal espanhol Cinco Dias, as 20 mil casas que o executivo de Pedro Sánchez pretende reabilitar deverão ser colocadas no mercado com um preço máximo de cinco euros por metro quadrado por mês.

Desta forma, uma casa de 100 metros quadrados não poderá ter uma renda superior a 500 euros. Ainda assim, a mesma fonte indica que este valor é “ligeiramente modulável”, consoante pequenos detalhes que valorizam ou desvalorizam o imóvel.

O PRR espanhol, que também já foi aprovado pela Comissão Europeia, prevê um financiamento de 6,82 mil milhões de euros para a reabilitação de edifícios, dos quais, 3,42 mil milhões se destinam a intervenções que melhorem a eficiência energética de bairros, prédios ou moradias.

Assim, o Governo espanhol tenciona também canalizar cerca de mil milhões de euros para financiar a reabilitação de 20 mil imóveis para serem colocados no segmento do arrendamento acessível.

O programa prevê proprietário de um imóvel pode optar por receber 50 mil euros, a fundo perdido, para fazer a intervenção, mas fica obrigado a manter a casa neste segmento durante 50 anos.

O valor das rendas está limitado aos cinco euros por metro quadrado nos primeiros dois anos, podendo depois ser atualizado de acordo com o valor da inflação. No entanto, trata-se de um programa voluntário.

De acordo com jornal Cinco Dias, o financiamento a dar aos promotores destas 20 mil casas será proporcional à área útil de cada casa. O apoio também não pode exceder os 500 euros por metro quadrado de área útil, não podendo ultrapassar os 50 mil euros por apartamento. Já o subsídio a atribuir, por sua vez, não pode exceder 60% do investimento total.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.