Espanha financia-se pela primeira vez com juros negativos

A Espanha conseguiu esta terça-feira pela primeira vez na sua história colocar 4.646 milhões de euros em bilhetes de tesouro a seis e doze meses com taxas de juros negativas, segundo o jornal El País.

Em concreto, no leilão a seis meses, o Tesouro colocou 725 milhões de euros a uma taxa de juro marginal de 0%, tendo a procura superado em cinco vezes a oferta. A taxa de juro média situou-se em -0,002%.

A 12 meses, o Tesouro colocou 3.921 milhões de euros, com uma taxa de juro marginal de 0,010% e uma procura 1,9 vezes superior à oferta. A rentabilidade média, neste caso, fixou-se nos 0,006%.

Esta é considerada de uma colocação histórica, através da qual Espanha se junta ao grupo de países de elite que se financiam gratuitamente ou com taxas de juro negativas nos prazos mais curtos, como a Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França e Holanda.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E ainda temos os cofres cheios!!!
    Tu acreditas mesmo nisso? De um governo que comprovadamente tem passado os últimos 3 anos a mentir? De um ministro que comprovadamente fugiu aos impostos durante anos? Abre os olhos…
    Comprovadamente ainda não amortizamos parte colossal de nada!
    Comprovadamente ainda não vimos os cofres cheios!
    Até lá, é dar o beneficio da duvida, que para este governo é… duvidar!
    Até poderão estar a falar a verdade… será a primeira vez.

    • De facto em Portugal, nem toda a gente gosta do Mourinho ou do CR7… É legítimo, tal como o é certa santa… Do conhecimento sujeito ao crivo de cada um que no fim tb é votante.

RESPONDER

O robô humanóide Pepper tem uma nova missão: garantir que toda a gente usa máscara

O robô humanóide Pepper já faz atendimento ao cliente, fornecimento de informações em estações de comboio, venda de smartphones e anotação de pedidos na Pizza Hut. Agora, tem uma nova missão de saúde pública: determinar …

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …

EUA apreendem 1,6 milhões de euros em criptomoedas de organizações terroristas

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos apreendeu 2 milhões de dólares (1,6 milhões de euros) em contas de criptomoedas que vários grupos, incluindo a Al-Qaida e o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), utilizavam para …

"Janelas de Vinho". Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos "ressuscitaram" a tradição antiga das chamadas "Janelas de Vinho" durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal. A tradição remonta aos …

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …