Espanha em alerta vermelho por uma das piores tempestades da última década

1

Marcelo Camargo / ABr

Espanha está em alerta vermelho por causa da aproximação de duas tempestades, uma oriunda do Mediterrâneo e outra do Atlântico. O instituto de meteorologia espanhol prevê acumulação de chuva que pode ultrapassar os 100 litros em 12 horas. 

As ilhas Baleares e as regiões espanholas mais próximas ao mar Mediterrâneo estão em alerta vermelho porque vão ser atingidas por uma gota fria, um fenómeno meteorológico que causa fortes tempestades, a partir desta quinta-feira.

O aviso é da Agência Estatal espanhola de Meteorologia, que adianta que esta pode ser a pior gota fria a atingir o país desde outubro de 2008. Segundo o Observador, estes avisos chegam quatro dias após uma tromba de água ter matado 13 pessoas nas ilhas Baleares e do norte de Espanha ter sido atingida pela tempestade tropical Leslie.

A gota fria, também chamada de “depressão isolada em níveis isolados”, é uma tempestade que acontece quando uma massa de ar polar fria e seca choca com outra mais quente e húmida vinda do Mediterrâneo.

Este choque acontece a grandes altitudes e é bastante comum durante o outono, nas zonas mais próximas ao Mediterrâneo ocidental. No entanto, desta vez, o instituto meteorológico espanhol lançou um aviso especial, dado que a gota fria vai manter-se, pelo menos, até domingo e a cada 12 horas podem cair 180 litros de chuva por metro quadrado.

Esta gota fria é então consequência do encontro entre uma massa de ar mais quente vinda do Mediterrâneo com outra mais fria vinda do Atlântico.

As zonas mais afetadas, entre quinta-feira e sábado, vão ser as Baleares, Andaluzia, Valência, Catalunha, Aragão e Comunidade Valenciana, que serão atingidas por um “episódio de chuvas e tempestades intensas, generalizadas e persistentes“.

O diário avança que no sábado a tempestade vai mover-se para sudoeste, aumentando o volume de chuva e a persistência das tempestades na Comunidade Valenciana, Múrcia e Andaluzia.

Já a partir de domingo, o mais provável é que a tempestade se comece a mover para a região oeste da Península Ibérica, fazendo com que a gota fria perca intensidade e os níveis de precipitação diminuam.

//

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Fui só eu que reparei que o verão em Portugal foi bem frio, tirando a vaga de calor que veio do deserto do Sahara? O CO2 como dizem que é responsavel pela mudança do clima está a arrefecer o planeta só pode

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.