Espanha em alerta vermelho por uma das piores tempestades da última década

Marcelo Camargo / ABr

Espanha está em alerta vermelho por causa da aproximação de duas tempestades, uma oriunda do Mediterrâneo e outra do Atlântico. O instituto de meteorologia espanhol prevê acumulação de chuva que pode ultrapassar os 100 litros em 12 horas. 

As ilhas Baleares e as regiões espanholas mais próximas ao mar Mediterrâneo estão em alerta vermelho porque vão ser atingidas por uma gota fria, um fenómeno meteorológico que causa fortes tempestades, a partir desta quinta-feira.

O aviso é da Agência Estatal espanhola de Meteorologia, que adianta que esta pode ser a pior gota fria a atingir o país desde outubro de 2008. Segundo o Observador, estes avisos chegam quatro dias após uma tromba de água ter matado 13 pessoas nas ilhas Baleares e do norte de Espanha ter sido atingida pela tempestade tropical Leslie.

A gota fria, também chamada de “depressão isolada em níveis isolados”, é uma tempestade que acontece quando uma massa de ar polar fria e seca choca com outra mais quente e húmida vinda do Mediterrâneo.

Este choque acontece a grandes altitudes e é bastante comum durante o outono, nas zonas mais próximas ao Mediterrâneo ocidental. No entanto, desta vez, o instituto meteorológico espanhol lançou um aviso especial, dado que a gota fria vai manter-se, pelo menos, até domingo e a cada 12 horas podem cair 180 litros de chuva por metro quadrado.

Esta gota fria é então consequência do encontro entre uma massa de ar mais quente vinda do Mediterrâneo com outra mais fria vinda do Atlântico.

As zonas mais afetadas, entre quinta-feira e sábado, vão ser as Baleares, Andaluzia, Valência, Catalunha, Aragão e Comunidade Valenciana, que serão atingidas por um “episódio de chuvas e tempestades intensas, generalizadas e persistentes“.

O diário avança que no sábado a tempestade vai mover-se para sudoeste, aumentando o volume de chuva e a persistência das tempestades na Comunidade Valenciana, Múrcia e Andaluzia.

Já a partir de domingo, o mais provável é que a tempestade se comece a mover para a região oeste da Península Ibérica, fazendo com que a gota fria perca intensidade e os níveis de precipitação diminuam.

//

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fui só eu que reparei que o verão em Portugal foi bem frio, tirando a vaga de calor que veio do deserto do Sahara? O CO2 como dizem que é responsavel pela mudança do clima está a arrefecer o planeta só pode

RESPONDER

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …