Há uma espada da lenda do rei Artur em Itália

Embora inicialmente se pensasse que pudesse ser uma falsificação, ao que tudo indica, uma espada espetada numa rocha em Itália é mesmo real.

A Espada na Pedra, um conhecido conto da lenda arturiana, tem fascinado as pessoas durante séculos. Em Siena, Itália, existe uma capela que guarda uma espada verdadeira incrustada numa pedra e, de acordo com uma análise química recente, tudo indica que é autêntica.

A espada pertenceu a Galgano Guidotti, um cavaleiro famoso que viveu no século XII. Segundo a lenda, ele mudou de mentalidade depois de ter tido uma visão religiosa e cravou a sua espada na pedra como símbolo do abandono do seu passado violento.

Em 2001, o químico Luigi Garlaschelli examinou a espada e descobriu que era consistente com outras armas semelhantes do mesmo período. O químico recuperou amostras da espada do interior da rocha e descobriu que o metal não era feito de ligas modernas, mas era totalmente compatível com uma origem medieval.

Uma análise mais aprofundada do metal da espada revelou que tinha as mesmas “impressões digitais” de oligoelementos encontrados em pedaços de escória de ferro das pequenas fundições utilizadas pelos monges da Abadia de S. Galgano. Isto reforça a teoria de que a espada é um artefacto autêntico da época da vida de Galgano.

Para além disso, dois braços mumificados junto à espada foram datados do século XII, acrescentando mais provas de que a espada não é uma falsificação recente. Foi também determinado que o punho que sobressai do topo da rocha e a lâmina da espada que se encontra por baixo são uma só peça.

O mistério de como a espada ficou incrustada na pedra permanece por resolver, com vagas lendas a sugerir que a pedra se transformou de alguma forma em manteiga. No entanto, a autenticidade da própria espada está agora fora de dúvidas.

Agora, os visitantes da Capela Montesiepi podem maravilhar-se com este pedaço de história e interrogar-se sobre a verdadeira história por trás dele.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.