A espada deste guerreiro Viking preparou-o para “mundo-espelho” após a morte

Arqueólogos desenterraram, na Noruega, um túmulo com 1100 anos de um guerreiro Viking, cuja espada de aço foi colocada num lugar incomum: do seu lado esquerdo.

“Normalmente, os guerreiros Viking prendiam a sua espada do lado esquerdo para que pudesse ser puxada com a mão direita. Mas, nos túmulos, geralmente, as espadas eram colocadas do lado direito“, explica ao site Live Science Raymond Sauvage, responsável pela escavação e arqueólogo do Museu da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU).

“Esta discrepância – isto é, os vikings enterrarem as suas espadas no lado oposto do corpo onde as armas eram usadas – levou alguns arqueólogos a pensar que os Vikings acreditavam num ‘mundo-espelho’ depois da morte.”

De acordo com esta teoria, o guerreiro poderia ser canhoto e usaria a espada na anca direita, logo, o objeto agora encontrado, com cerca de 80 centímetros, foi simplesmente enterrado no que seria o seu lado “espelho”, acrescenta Sauvage.

Os arqueólogos encontraram esta sepultura Viking, entre outras, na vila de Vinjeøra, no centro da Noruega. Até agora, a equipa encontrou cerca de 10 cemitérios que contêm cerca de 20 sepulturas, incluindo duas casas mortuárias e três barcos funerários.

No túmulo deste guerreiro, para além da espada posicionada à esquerda, também estavam a seu lado uma lança, um machado e uma bossa (o material redondo, geralmente feito de metal, no centro do escudo).

“O facto de ter sido enterrado com um conjunto completo de armas diz-nos que era um guerreiro e, na época dos vikings e no início da Idade Média, a maioria dos guerreiros eram homens livres que tinham as suas próprias fazendas“, disse Sauvage num comunicado da universidade norueguesa.

Esta interpretação encaixa com o local onde foi encontrada a sepultura, que foi uma fazenda da época dos Vikings, que durou do final do século VIII ao início do século XI.

Os investigadores estão, agora, a estudar os restos mortais descoberto, tendo a esperança de conseguir perceber o sexo, a idade e quaisquer sinais físicos de doenças deste guerreiro.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “Mundo-espelho”? É mais lógica a interpretação de que o guerreiro seguraria a espada com a sua mão direita, já que na sepultura não era suposto ele sacá-la da baínha !

    “tendo a esperança de conseguir perceber o sexo, a idade”
    esperança? palavra errada! deverá dizer-se antes “expectativa”.
    E dão muito ênfase a essa expectativa quando para ossadas dessa época será facílimo determinar a idade.
    Quanto ao sexo até eu daqui de longe consigo determinar: sexo masculino !

  2. Eu acho que simplesmente ele era canhoto. E essa não é sem dúvida a explicação mais simples… quem a colocou enganou-se!
    Mania deste pessoal complicar e arranjar teorias mirabolantes!

    • Caro Pedro P:
      Na época não havia “canhotos”!
      Os guerreiros lutavam em formação de combate pelo que tinham todos que sacar do mesmo lado e brandir também do mesmo lado, senão feriam-se uns aos outros!
      Isso é básico!
      Quem fosse mesmo canhoto (pondo a hipótese que os havia) os guerreiros simplesmente aprendiam a brandir com o braço direito e era se queriam, ou então eram proibidos de guerrear e iam “cavar batatas” baixando inevitavelmente o seu estatuto social.
      Suspeito que ninguém quisesse ser “canhoto” ! 🙂

  3. Não deveria ser com a mão esquerda?
    Quanto à determinar a idade é fácil, é quanto ao sexo basta ver a bacia a olho nu já da para ver se é macho ou fêmea

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …