A espada deste guerreiro Viking preparou-o para “mundo-espelho” após a morte

Arqueólogos desenterraram, na Noruega, um túmulo com 1100 anos de um guerreiro Viking, cuja espada de aço foi colocada num lugar incomum: do seu lado esquerdo.

“Normalmente, os guerreiros Viking prendiam a sua espada do lado esquerdo para que pudesse ser puxada com a mão direita. Mas, nos túmulos, geralmente, as espadas eram colocadas do lado direito“, explica ao site Live Science Raymond Sauvage, responsável pela escavação e arqueólogo do Museu da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU).

“Esta discrepância – isto é, os vikings enterrarem as suas espadas no lado oposto do corpo onde as armas eram usadas – levou alguns arqueólogos a pensar que os Vikings acreditavam num ‘mundo-espelho’ depois da morte.”

De acordo com esta teoria, o guerreiro poderia ser canhoto e usaria a espada na anca direita, logo, o objeto agora encontrado, com cerca de 80 centímetros, foi simplesmente enterrado no que seria o seu lado “espelho”, acrescenta Sauvage.

Os arqueólogos encontraram esta sepultura Viking, entre outras, na vila de Vinjeøra, no centro da Noruega. Até agora, a equipa encontrou cerca de 10 cemitérios que contêm cerca de 20 sepulturas, incluindo duas casas mortuárias e três barcos funerários.

No túmulo deste guerreiro, para além da espada posicionada à esquerda, também estavam a seu lado uma lança, um machado e uma bossa (o material redondo, geralmente feito de metal, no centro do escudo).

“O facto de ter sido enterrado com um conjunto completo de armas diz-nos que era um guerreiro e, na época dos vikings e no início da Idade Média, a maioria dos guerreiros eram homens livres que tinham as suas próprias fazendas“, disse Sauvage num comunicado da universidade norueguesa.

Esta interpretação encaixa com o local onde foi encontrada a sepultura, que foi uma fazenda da época dos Vikings, que durou do final do século VIII ao início do século XI.

Os investigadores estão, agora, a estudar os restos mortais descoberto, tendo a esperança de conseguir perceber o sexo, a idade e quaisquer sinais físicos de doenças deste guerreiro.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “Mundo-espelho”? É mais lógica a interpretação de que o guerreiro seguraria a espada com a sua mão direita, já que na sepultura não era suposto ele sacá-la da baínha !

    “tendo a esperança de conseguir perceber o sexo, a idade”
    esperança? palavra errada! deverá dizer-se antes “expectativa”.
    E dão muito ênfase a essa expectativa quando para ossadas dessa época será facílimo determinar a idade.
    Quanto ao sexo até eu daqui de longe consigo determinar: sexo masculino !

  2. Eu acho que simplesmente ele era canhoto. E essa não é sem dúvida a explicação mais simples… quem a colocou enganou-se!
    Mania deste pessoal complicar e arranjar teorias mirabolantes!

    • Caro Pedro P:
      Na época não havia “canhotos”!
      Os guerreiros lutavam em formação de combate pelo que tinham todos que sacar do mesmo lado e brandir também do mesmo lado, senão feriam-se uns aos outros!
      Isso é básico!
      Quem fosse mesmo canhoto (pondo a hipótese que os havia) os guerreiros simplesmente aprendiam a brandir com o braço direito e era se queriam, ou então eram proibidos de guerrear e iam “cavar batatas” baixando inevitavelmente o seu estatuto social.
      Suspeito que ninguém quisesse ser “canhoto” ! 🙂

  3. Não deveria ser com a mão esquerda?
    Quanto à determinar a idade é fácil, é quanto ao sexo basta ver a bacia a olho nu já da para ver se é macho ou fêmea

RESPONDER

Contratos de associação dos colégios privados. Ministério da Educação vence todos os 55 processos judiciais

Em todos os 55 processos judiciais que os colégios privados moveram contra o Ministério da Educação em 2016, na sequência da polémica dos contratos de associação, todas as 55 decisões foram favoráveis ao Governo. O jornal …

Famílias numerosas podem pedir desconto no IVA da luz a partir de março

As famílias com cinco ou mais elementos só poderão usufruir da redução do IVA da eletricidade a partir de 1 de março e terão de o requerer junto do seu fornecedor, segundo uma portaria esta …

Vacina da gripe disponível para mais grupos. Farmácias temem não ter stock suficiente

A vacina da gripe está, a partir desta segunda-feira, disponível para mais grupos populacionais com o início da segunda fase da campanha, que estende a vacinação a pessoas com 65 ou mais anos e pessoas …

Franceses em protesto para homenagear professor decapitado. Autoridades procuram radicais islâmicos

Milhares de pessoas reuniram-se no domingo no centro de Paris numa demonstração de repúdio pela decapitação do professor que mostrou aos seus alunos desenhos do Profeta Maomé. Os manifestantes da Praça da República ergueram cartazes onde …

Proud Boys acreditam na vitória de Trump: "Vamos Ganhar". Voto antecipado começa hoje na Florida

O líder do grupo Proud Boys disse à Lusa, durante uma manifestação em Miami, que Donald Trump vai vencer as eleições presidenciais norte-americanas, e rejeitou a acusação de que é dirigente de uma organização extremista. …

Projeto desenvolve testes rápidos de baixo custo para detetar imunidade

Um consórcio de universidades e uma empresa querem desenvolver "testes rápidos e de baixo custo" para detetar a resposta imunitária ao vírus SARS-CoV-2. O projecto TecniCov, que "obteve um financiamento de 450 mil euros da Agência …

"Medo constante". Human Rights Watch denuncia tortura na Coreia do Norte

Uma organização não-governamental denunciou esta segunda-feira que o sistema norte-coreano de detenção pré-julgamento e de investigação é cruel e arbitrário, com ex-detidos a descreverem tortura sistemática, corrupção e trabalhos forçados não-remunerado. No relatório de 88 páginas, …

"Cibermáfia". Rede de criminosos "lavou" milhões de euros em Bancos portugueses

Uma rede de criminosos com origem na Europa de Leste montou um esquema de lavagem de dinheiro roubado em ataques informáticos através de Bancos de países como Portugal. Esta "cibermáfia", como é apelidada pelo Jornal de …

Diplomatas chineses e taiwaneses entram em confronto físico nas ilhas Fiji

Diplomatas da China e funcionários do Governo de Taiwan entraram em confronto físico durante uma receção nas ilhas Fiji, que marcou o dia nacional de Taiwan, ilustrando a crescente tensão entre Pequim e Taipé. A luta …

Mais 1.949 infetados, 17 mortes e 966 recuperados. Portugal passa barreira dos 100 mil casos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.949 casos de covid-19, 17 mortes associadas à doença e 966 recuperados, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde publicado esta segunda-feira. O número total de infeções …