A espada do Faraó Tutankamon é feita de um meteorito

Espada de Tutancamon

A espada enterrada ao lado do Faraó Tutankamon foi feita a partir de um fragmento de um meteorito, descobriu de um grupo de investigadores, que até conseguiu determinar o meteorito exacto que compõe a lâmina do artefacto encontrado no sarcófago do jovem rei, que morreu com 18 anos.

A equipa de investigadores, composta por cientistas do Instituto Politécnico de Milão e da Universidade de Pisa, em Itália, em colaboração com elementos do Museu Egípcio do Cairo, no Egipto, recorreu a uma tecnologia moderna conhecida como espectrometria de fluorescência de raios-X para analisar a espada.

A equipa conseguiu concluir que o ferro da lâmina contém uma elevada percentagem de níquel, bem como outros materiais tipicamente encontrados nos meteoritos metálicos, conforme relevam no artigo publicado no jornal científico Meteoritics and Planetary Science.

“O ferro meteórico é claramente indicado pela presença de uma alta percentagem de níquel”, refere a líder da investigação, Daniela Comelli, do Departamento de Física do Instituto Politécnico de Milão, em declarações ao Discovery News citadas pelo Seeker.

A maioria dos objectos feitos de ferro contém cerca de 4% de níquel, no máximo, enquanto a espada de Tutankamon contém “quase 11% de níquel”, sublinha-se naquela publicação do grupo Discovery Communications.

E, além do ferro, os investigadores ainda detectaram vestígios de cobalto, outro elemento químico também presente nos meteoritos metálicos.

“A proporção de níquel e de cobalto na lâmina da espada é consistente com os meteoritos ferrosos que preservaram a rácio de condritos primitivos, durante a diferenciação planetária no início do Sistema Solar”, afiança Daniela Comelli. Os condritos são os meteoritos mais comuns, contendo vestígios da nuvem de gás que deu origem ao sistema solar, com os planetas e o Sol.

Os investigadores conseguiram também concluir qual o meteorito que deu origem à lâmina do artefacto enterrado com o jovem faraó.

“Tivemos em consideração todos os meteoritos dentro de uma área de 2.000 quilómetros de um raio centrado no Mar Vermelho e acabámos com 20 meteoritos ferrosos”, diz Daniela Comelli.

“Apenas um, chamado Kharga, acabou por ter componentes de níquel e de cobalto possivelmente consistentes com a composição da lâmina”, salienta a investigadora.

Fragmentos do meteorito Kharga foram encontrados, em 2000, num planalto de calcário em Mersa Matruh, uma localidade da costa do Egipto.

czechr / Flickr

O jovem faraó Tutankhamon morreu com apenas 18 anos

O jovem faraó Tutankhamon morreu com apenas 18 anos

Esta surpreendente descoberta sugere que os meteoritos teriam grande valor para os antigos egípcios e seriam, possivelmente, vistos como alguma espécie de mensagem divina, conforme constatam os investigadores.

“Seria muito interessante analisar melhor os artefactos pré-Idade do Ferro, tal como outros objectos de ferro encontrados no túmulo do rei Tut. Ganharíamos conhecimentos preciosos sobre as tecnologias de trabalho do metal no antigo Egipto e no Mediterrâneo”, constata ainda Daniela Comelli.

Além da espada, o colar, com um amuleto em forma de escaravelho, com que Tutankamon foi sepultado, é feito de vidro de sílica que terá sido originado pelo impacto de um outro meteorito ou de um cometa, no deserto da Líbia.

Isto quer dizer que os antigos egípcios terão percorrido mais de 800 quilómetros deserto adentro para conseguirem recolher este tipo de vidro natural raro.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …