A espada do Faraó Tutankamon é feita de um meteorito

Espada de Tutancamon

A espada enterrada ao lado do Faraó Tutankamon foi feita a partir de um fragmento de um meteorito, descobriu de um grupo de investigadores, que até conseguiu determinar o meteorito exacto que compõe a lâmina do artefacto encontrado no sarcófago do jovem rei, que morreu com 18 anos.

A equipa de investigadores, composta por cientistas do Instituto Politécnico de Milão e da Universidade de Pisa, em Itália, em colaboração com elementos do Museu Egípcio do Cairo, no Egipto, recorreu a uma tecnologia moderna conhecida como espectrometria de fluorescência de raios-X para analisar a espada.

A equipa conseguiu concluir que o ferro da lâmina contém uma elevada percentagem de níquel, bem como outros materiais tipicamente encontrados nos meteoritos metálicos, conforme relevam no artigo publicado no jornal científico Meteoritics and Planetary Science.

“O ferro meteórico é claramente indicado pela presença de uma alta percentagem de níquel”, refere a líder da investigação, Daniela Comelli, do Departamento de Física do Instituto Politécnico de Milão, em declarações ao Discovery News citadas pelo Seeker.

A maioria dos objectos feitos de ferro contém cerca de 4% de níquel, no máximo, enquanto a espada de Tutankamon contém “quase 11% de níquel”, sublinha-se naquela publicação do grupo Discovery Communications.

E, além do ferro, os investigadores ainda detectaram vestígios de cobalto, outro elemento químico também presente nos meteoritos metálicos.

“A proporção de níquel e de cobalto na lâmina da espada é consistente com os meteoritos ferrosos que preservaram a rácio de condritos primitivos, durante a diferenciação planetária no início do Sistema Solar”, afiança Daniela Comelli. Os condritos são os meteoritos mais comuns, contendo vestígios da nuvem de gás que deu origem ao sistema solar, com os planetas e o Sol.

Os investigadores conseguiram também concluir qual o meteorito que deu origem à lâmina do artefacto enterrado com o jovem faraó.

“Tivemos em consideração todos os meteoritos dentro de uma área de 2.000 quilómetros de um raio centrado no Mar Vermelho e acabámos com 20 meteoritos ferrosos”, diz Daniela Comelli.

“Apenas um, chamado Kharga, acabou por ter componentes de níquel e de cobalto possivelmente consistentes com a composição da lâmina”, salienta a investigadora.

Fragmentos do meteorito Kharga foram encontrados, em 2000, num planalto de calcário em Mersa Matruh, uma localidade da costa do Egipto.

czechr / Flickr

O jovem faraó Tutankhamon morreu com apenas 18 anos

O jovem faraó Tutankhamon morreu com apenas 18 anos

Esta surpreendente descoberta sugere que os meteoritos teriam grande valor para os antigos egípcios e seriam, possivelmente, vistos como alguma espécie de mensagem divina, conforme constatam os investigadores.

“Seria muito interessante analisar melhor os artefactos pré-Idade do Ferro, tal como outros objectos de ferro encontrados no túmulo do rei Tut. Ganharíamos conhecimentos preciosos sobre as tecnologias de trabalho do metal no antigo Egipto e no Mediterrâneo”, constata ainda Daniela Comelli.

Além da espada, o colar, com um amuleto em forma de escaravelho, com que Tutankamon foi sepultado, é feito de vidro de sílica que terá sido originado pelo impacto de um outro meteorito ou de um cometa, no deserto da Líbia.

Isto quer dizer que os antigos egípcios terão percorrido mais de 800 quilómetros deserto adentro para conseguirem recolher este tipo de vidro natural raro.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …