A espada do Faraó Tutankamon é feita de um meteorito

Espada de Tutancamon

A espada enterrada ao lado do Faraó Tutankamon foi feita a partir de um fragmento de um meteorito, descobriu de um grupo de investigadores, que até conseguiu determinar o meteorito exacto que compõe a lâmina do artefacto encontrado no sarcófago do jovem rei, que morreu com 18 anos.

A equipa de investigadores, composta por cientistas do Instituto Politécnico de Milão e da Universidade de Pisa, em Itália, em colaboração com elementos do Museu Egípcio do Cairo, no Egipto, recorreu a uma tecnologia moderna conhecida como espectrometria de fluorescência de raios-X para analisar a espada.

A equipa conseguiu concluir que o ferro da lâmina contém uma elevada percentagem de níquel, bem como outros materiais tipicamente encontrados nos meteoritos metálicos, conforme relevam no artigo publicado no jornal científico Meteoritics and Planetary Science.

“O ferro meteórico é claramente indicado pela presença de uma alta percentagem de níquel”, refere a líder da investigação, Daniela Comelli, do Departamento de Física do Instituto Politécnico de Milão, em declarações ao Discovery News citadas pelo Seeker.

A maioria dos objectos feitos de ferro contém cerca de 4% de níquel, no máximo, enquanto a espada de Tutankamon contém “quase 11% de níquel”, sublinha-se naquela publicação do grupo Discovery Communications.

E, além do ferro, os investigadores ainda detectaram vestígios de cobalto, outro elemento químico também presente nos meteoritos metálicos.

“A proporção de níquel e de cobalto na lâmina da espada é consistente com os meteoritos ferrosos que preservaram a rácio de condritos primitivos, durante a diferenciação planetária no início do Sistema Solar”, afiança Daniela Comelli. Os condritos são os meteoritos mais comuns, contendo vestígios da nuvem de gás que deu origem ao sistema solar, com os planetas e o Sol.

Os investigadores conseguiram também concluir qual o meteorito que deu origem à lâmina do artefacto enterrado com o jovem faraó.

“Tivemos em consideração todos os meteoritos dentro de uma área de 2.000 quilómetros de um raio centrado no Mar Vermelho e acabámos com 20 meteoritos ferrosos”, diz Daniela Comelli.

“Apenas um, chamado Kharga, acabou por ter componentes de níquel e de cobalto possivelmente consistentes com a composição da lâmina”, salienta a investigadora.

Fragmentos do meteorito Kharga foram encontrados, em 2000, num planalto de calcário em Mersa Matruh, uma localidade da costa do Egipto.

czechr / Flickr

O jovem faraó Tutankhamon morreu com apenas 18 anos

O jovem faraó Tutankhamon morreu com apenas 18 anos

Esta surpreendente descoberta sugere que os meteoritos teriam grande valor para os antigos egípcios e seriam, possivelmente, vistos como alguma espécie de mensagem divina, conforme constatam os investigadores.

“Seria muito interessante analisar melhor os artefactos pré-Idade do Ferro, tal como outros objectos de ferro encontrados no túmulo do rei Tut. Ganharíamos conhecimentos preciosos sobre as tecnologias de trabalho do metal no antigo Egipto e no Mediterrâneo”, constata ainda Daniela Comelli.

Além da espada, o colar, com um amuleto em forma de escaravelho, com que Tutankamon foi sepultado, é feito de vidro de sílica que terá sido originado pelo impacto de um outro meteorito ou de um cometa, no deserto da Líbia.

Isto quer dizer que os antigos egípcios terão percorrido mais de 800 quilómetros deserto adentro para conseguirem recolher este tipo de vidro natural raro.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …