A escultura que sobreviveu aos ataques de 11 de setembro de 2001 vai esta semana voltar a ser instalada no World Trade Center, segundo informaram esta sexta-feira meios de comunicação locais.
Conhecida popularmente como “A Esfera“, a peça de bronze, intitulada pelo seu autor “Grande esférica cariátide”, com mais de oito metros de altura e 25 toneladas de peso, está desde 2002 no Battery Park, no sul da ilha de Manhattan.
A escultura do artista alemão Fritz Koenig, falecido no último mês de fevereiro, ocupava originalmente o espaço central da praça Austin J. Tobin, a área compreendida entre as Torres Gémeas do Worl Trade Center, destruídas durante o fatídico atentado de 11 de setembro de 2001.

“A Esfera” de Fritz Koenig fotografada em Setembro de 2001 no seu local original, na praça Austin J. Tobin, entre as torres Gémeas do WTC
A esfera de cor dourada resistiu ao desabamento das Torres Gémeas, e foi resgatada dos escombros. No entanto, a obra ficou visivelmente danificada, e as autoridades da cidade decidiram transferi-la temporariamente ao parque com vista para a Estátua da Liberdade, espaço que ocupa actualmente.
Convertida em símbolo de esperança, a esfera, que foi conservada desde então sem ter tido qualquer obra de restauro, voltará agora, 17 anos depois, a ocupar o seu espaço original.
// EFE