/

Escultura que sobreviveu ao 11/9 regressa ao World Trade Center

Bernt Rostad / Flickr

“A Esfera”, de Fritz Koenig, no Battery Park, em Manhattan

A escultura que sobreviveu aos ataques de 11 de setembro de 2001 vai esta semana voltar a ser instalada no World Trade Center, segundo informaram esta sexta-feira meios de comunicação locais.

Conhecida popularmente como “A Esfera“, a peça de bronze, intitulada pelo seu autor “Grande esférica cariátide”, com mais de oito metros de altura e 25 toneladas de peso, está desde 2002 no Battery Park, no sul da ilha de Manhattan.

A escultura do artista alemão Fritz Koenig, falecido no último mês de fevereiro, ocupava originalmente o espaço central da praça Austin J. Tobin, a área compreendida entre as Torres Gémeas do Worl Trade Center, destruídas durante o fatídico atentado de 11 de setembro de 2001.

Gertrud K. / Flickr

“A Esfera” de Fritz Koenig fotografada em Setembro de 2001 no seu local original, na praça Austin J. Tobin, entre as torres Gémeas do WTC

A esfera de cor dourada resistiu ao desabamento das Torres Gémeas, e foi resgatada dos escombros. No entanto, a obra ficou visivelmente danificada, e as autoridades da cidade decidiram transferi-la temporariamente ao parque com vista para a Estátua da Liberdade, espaço que ocupa actualmente.

Convertida em símbolo de esperança, a esfera, que foi conservada desde então sem ter tido qualquer obra de restauro, voltará agora, 17 anos depois, a ocupar o seu espaço original.

// EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.