Escultura egípcia de 2.500 anos salva do lixo e vendida por 70 mil euros

BBC

-

Quando a britânica Doreen Liddell, de 95 anos, faleceu no ano passado, deixou aos parentes um artefacto muito especial – um gato de 2.500 anos.

Os familiares de Liddell começaram a limpar a casa em que vivia em Penzance, na Cornualha, e encontraram o gato, que pensaram ser apenas um bibelô velho.

Na verdade, a “velharia” era um artefacto raro do Antigo Egipto – uma estátua de bronze, feita para guardar os restos mumificados de um gato. Um verdadeiro sarcófago felino.

A família tinha decidido deitar fora a estátua, mas antes de ir parar ao lixo foi descoberta pelo leiloeiro David Lay, cuja empresa era responsável pela venda de móveis e outros objectos de Liddell.

A estátua foi vendida em leilão por 52 mil libras (cerca de 70 mil euros) esta semana a um comprador anónimo, que adquiriu a peça por telefone. Acredita-se que seja um comerciante de arte internacional.

O gato foi autenticado por um especialista em antiguidades egípcias do Museu Britânico.

Mas como é que a estátua foi parar ao interior do Reino Unido?

Harry Burton / Wikimedia

Howard Carter no túmulo de Tutankhamon

Howard Carter no túmulo de Tutankhamon

O falecido marido de Doreen, Douglas Liddell, foi um dos responsáveis pela venda dos bens de Howard Carter, o famoso arqueólogo que descobriu a sepultura do faraó Tutankamon.

Depois de Douglas Liddell, que era director da Spink & Son, uma empresa londrina que negoceia em antiguidades egípcias, se ter reformado, o casal foi viver para a Cornualha, no sudoeste de Inglaterra, em 1987.

O gato data da XXVI dinastia de faraós egípcios, entre os anos 700 e 500 a.C., e segundo David Lay a sua criação pode ter sido encomendada por um egípcio de alto poder aquisitivo e status na sociedade da época.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Venho fazer um comentário desviado do assunto da notícia. Num artigo de um jornal português de Portugal encontramos “jogar a estátua fora”? Ou “parar na lixeira” em vez de “parar à lixeira”? Ou “sua fabricação” em vez de “seu fabrico”? Lamentavelmente não nos livrando do acordo, já nem uma escrita devidamente contextualizada podemos esperar. Nada contra a nacionalidade de quem o escreveu, mas não vou esperar ler Inglês britânico num jornal americano. Um pequeno reparo à revisão!

    • Caro Escudo,
      Tem toda a razão. O texto estava mesmo mauzinho. Foi revisto, corrigido e melhorado.
      Obrigado pelo seu reparo, e pelo privilégio de lhe merecermos a sua atenção.

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …