Escudo “único” com 2.300 anos revela tecnologia perdida da Idade do Ferro

ULAS

Um grupo de arqueólogos da Universidade de Leicester, no Reino Unido, encontrou um escudo “único” e “fenomenal” da Idade do Ferro em Enderby, revelaram os cientistas esta sexta-feira.

O escudo de madeira e casca, que outrora foi pintado de vermelho e adornado uma decoração em xadrez, foi desenterrado em 2015 durante obras para a construção de um restaurante a poucos quilómetros de Leicester.

De acordo com a datação por radio-carbono, o escudo foi construído entre 395 e 255 a.C. A equipa frisou que encontrar restos orgânicos desta idade é um grande feito.

“Trata-se de um objeto absolutamente, uma das mais maravilhosas e importantes descobertas internacionais que encontrei ao longo da minha carreira (…) O ouro faz frequentemente as manchetes, mas este escudo de casca é muito mais raro”, afirma Julia Farley, curadora do Museu Britânico, citada em comunicado.

“Objetos de casca e cestaria eram provavelmente comuns na antiga Grã-Bretanha, mas raramente sobrevivem, portanto, poder estudar esse escudo é um grande privilégio. [O achado] possui um rico acervo de informações sobre a sociedade da Idade do Ferro e as suas práticas artesanais”, acrescentou a especialista.

O objeto, que consistia em casca verde reforçada a partir de dentro com folhas de madeira e cercada por uma borda castanha, representa uma “tecnologia perdida”, aponta Matt Beamish, da Universidade de Leicester, em declarações ao britânico The Telegraph.

“[Esta técnica] não foi encontrada antes, pelo que sabemos, mas presumivelmente foi usada de muitas maneiras” para criar objetos similares, acrescentou.

ULAS

Reconstrução do escudo encontrado

Uma reconstrução do escudo mostrou que combinava o objeto combinava consistência e um peso leve. “Só através da experimentação é que conseguimos perceber que poderia ser duro o suficiente para proteger-se de golpes e de armas de metal“, explicou o arqueólogo Michael Bamforth, da Universidade de York.

“Embora um escudo de casca não seja tão forte como um construído a partir de madeira ou metal, este seria muito mais leve, permitindo a que o usassem muito mais liberdade de movimento”, concluiu o especialista.

O escudo, que agora está preservado na Universidade de York, será depois transferido para o Museu Britânico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …