/

Escritor chamou “idiota” ao Presidente da Polónia. Arrisca três anos de prisão

Radosław Czarnecki / Wikimedia

Andrzej Duda, o Presidente da Polónia

Um escritor e jornalista polaco arrisca-se a cumprir três anos de prisão depois de ter chamado “idiota” ao Presidente Andrzej Duda no Facebook.

Jakub Zulczyk, um conhecido escritor e jornalista polaco, pode ser condenado até três anos de prisão por ter chamado “idiota” ao Presidente Andrzej Duda. Tudo por causa de uma publicação que escreveu no Facebook, em novembro do ano passado.

No Twitter, o Presidente elogiou o “sucesso da campanha eleitoral” de Joe Biden, mas não assumiu a sua vitória, dizendo que estava a aguardar a confirmação do Colégio Eleitoral.

De acordo com a BBC, o escritor polaco acusou Duda de não compreender o processo eleitoral norte-americano, uma vez que o Colégio Eleitoral não tem poder para nomear quem será o novo Presidente dos Estados Unidos, tratando-se apenas de uma formalidade depois de conhecido o vencedor das eleições.

“Joe Biden é o 46.º Presidente dos EUA. Andrzej Duda é um idiota“, escreveu Zulczyk no Facebook.

A publicação foi considerada “ofensiva” e “inaceitável”. A porta-voz dos procuradores de Varsóvia, Aleksandra Skrzyniarz, disse à AFP que o escritor está a ser formalmente acusado por “ato público de insulto” contra o Presidente da Polónia, por ter usado “um termo habitualmente reconhecido como insultuoso”.

O The Guardian escreve que a responsável acrescentou que a acusação foi apresentada no início deste mês e que o suspeito foi interrogado, mas “não admitiu ter cometido o suposto ato”, tendo dado “explicações”.

“Suspeito de que sou o primeiro escritor neste país em muito tempo a ser julgado pelo que escreveu”, reagiu Zulczyk, no Facebook.

A Polónia tem nove leis de insultos, incluindo uma que cobre os símbolos do Estado. Todas implicam potenciais sentenças de prisão.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.