Escrever à mão já é quase uma arte perdida

LucasTheExperience / Flickr

-

Um projeto de lei no estado do Tennessee, EUA, quer que todos os alunos voltem a aprender a escrever à mão, sem usar letra de forma. O motivo? Muitos jovens já não conseguem sequer ler o documento original da Declaração da Independência dos Estados Unidos.

O projeto de lei 1697, que vai ser debatido esta segunda-feira pela Câmara dos Representantes do Estado do Tennessee, propõe que todos os alunos nas escolas públicas do Tennessee aprendam a ler e escrever em cursiva (letra à mão), preferencialmente até o terceiro ano.

O diploma foi apresentado pela representante republicana Sheila Butt depois de ouvir vários pais e professores a queixarem-se que as crianças não conseguiam ler os recados escritos à mão.

“A escrita cursiva é intemporal porque nos liga ao nosso passado”, refere a deputada ao FoxNews.com. “Temos estudantes que conseguem ler a Constituição, mas também temos aqueles que só aprendem o que está lá escrito por terceiros. São documentos fundamentais que são decisivos para a nossa História”, afirma.

Sheila Butt preocupa-se com o dia em que os cidadãos não vão conseguir assinar os próprios nomes de forma legível ou ler o documento original da Declaração da Independência dos EUA. A deputada estima que apenas metade dos alunos do Ensino Básico no Estado ainda tenham lições escritas à mão.

De acordo com a Fox, pelo menos mais cinco Estados norte-americanos – Carolina do Norte, Califórnia, Geórgia, Masachusetts e Virgínia – têm ou estão a estudar diplomas que asseguram que os estudantes aprendem a ler e a escrever em letra à mão, enquanto outros colocam essa opção à decisão das escolas.

 

Aline Flor, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.