Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

A. J. Wendruff

Parioscorpio venator

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres.

Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical raso e são considerados os mais antigos fósseis de escorpião de sempre.

O estudo foi publicado, na semana passada, na revista científica Scientific Reports. A espécie foi batizada de Parioscorpio venator e, segundo os investigadores, terá vivido entre trilobites, cefalópodes, vermes e outros artrópodes.

A sua anatomia mostra que apesar de ser uma criatura marinha, conseguia passar um tempo razoável em terra. Para além de ser o mais antigo escorpião conhecido, é ainda um dos primeiros animais a respirar oxigénio em solo terrestre.

O Parioscorpio venator adaptou-se para que pudesse fazer a transição dos oceanos para a terra, de acordo com a Gizmodo. Os fósseis já foram descobertos em 1985, mas ficaram parados durante 35 anos na Universidade de Wisconsin, sem serem estudados.

“Examinamos microfósseis específicos que ocorrem em pequenos intervalos de tempo. Isso permitiu-nos comparar com confiança a idade deste escorpião com a anterior mais antiga”, explicou o autor do estudo, Andrew Wendruff.

O Parioscorpio venator media 2,5 centímetros de comprimento e tinha características encontradas noutros insetos e crustáceos, como por exemplo olhos compostos.

Zoom do fóssil, sistema respiratório/circulatório e um escorpião moderno.

Curiosamente, ao observar o fóssil, os cientistas repararam que este escorpião não tinha pulmões nem guelras. Por outro lado, tinha uma estreita estrutura em forma de ampulheta semelhante aos sistemas circulatório e respiratório observados em escorpiões modernos. Isto permitia-lhes transitar entre água e terra.

Outro aspeto surpreendente é a semelhança entre esta espécie, com centenas de milhões de anos, e as espécies de escorpiões dos dias de hoje.

“Às vezes, o sucesso evolutivo é ditado por qual criatura rompe primeiro a barreira adaptativa, como estar entre as primeiras a transitarem para terra. O modelo biológico pode ter sido testado e ‘aperfeiçoado’ no início da sua história evolutiva, e não precisou de muitos ajustes depois”, explicou o coautor do estudo Loren Babcock.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …

Cientistas "reiniciam" idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher …

Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo …

Cientistas determinaram como é que o cérebro controla a voz dos morcegos

Segundo um recente estudo levado a cabo por biólogos da Universidade de Frankfurt, é um circuito neuronal específico no cérebro dos morcegos que controla as suas vozes. Os morcegos são conhecidos pelo seu exímio sentido de …

Detetadas outras nove misteriosas rajadas rápidas de rádio que se repetem

Foram detetadas nove outras Rajadas Rápidas de Rádio (FRB) que se repetem entre as 700 já identificadas desde outubro de 2018 pelo projeto científico CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), que se baseia num telescópio localizado …