Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

A. J. Wendruff

Parioscorpio venator

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres.

Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical raso e são considerados os mais antigos fósseis de escorpião de sempre.

O estudo foi publicado, na semana passada, na revista científica Scientific Reports. A espécie foi batizada de Parioscorpio venator e, segundo os investigadores, terá vivido entre trilobites, cefalópodes, vermes e outros artrópodes.

A sua anatomia mostra que apesar de ser uma criatura marinha, conseguia passar um tempo razoável em terra. Para além de ser o mais antigo escorpião conhecido, é ainda um dos primeiros animais a respirar oxigénio em solo terrestre.

O Parioscorpio venator adaptou-se para que pudesse fazer a transição dos oceanos para a terra, de acordo com a Gizmodo. Os fósseis já foram descobertos em 1985, mas ficaram parados durante 35 anos na Universidade de Wisconsin, sem serem estudados.

“Examinamos microfósseis específicos que ocorrem em pequenos intervalos de tempo. Isso permitiu-nos comparar com confiança a idade deste escorpião com a anterior mais antiga”, explicou o autor do estudo, Andrew Wendruff.

O Parioscorpio venator media 2,5 centímetros de comprimento e tinha características encontradas noutros insetos e crustáceos, como por exemplo olhos compostos.

Zoom do fóssil, sistema respiratório/circulatório e um escorpião moderno.

Curiosamente, ao observar o fóssil, os cientistas repararam que este escorpião não tinha pulmões nem guelras. Por outro lado, tinha uma estreita estrutura em forma de ampulheta semelhante aos sistemas circulatório e respiratório observados em escorpiões modernos. Isto permitia-lhes transitar entre água e terra.

Outro aspeto surpreendente é a semelhança entre esta espécie, com centenas de milhões de anos, e as espécies de escorpiões dos dias de hoje.

“Às vezes, o sucesso evolutivo é ditado por qual criatura rompe primeiro a barreira adaptativa, como estar entre as primeiras a transitarem para terra. O modelo biológico pode ter sido testado e ‘aperfeiçoado’ no início da sua história evolutiva, e não precisou de muitos ajustes depois”, explicou o coautor do estudo Loren Babcock.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …