Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

A. J. Wendruff

Parioscorpio venator

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres.

Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical raso e são considerados os mais antigos fósseis de escorpião de sempre.

O estudo foi publicado, na semana passada, na revista científica Scientific Reports. A espécie foi batizada de Parioscorpio venator e, segundo os investigadores, terá vivido entre trilobites, cefalópodes, vermes e outros artrópodes.

A sua anatomia mostra que apesar de ser uma criatura marinha, conseguia passar um tempo razoável em terra. Para além de ser o mais antigo escorpião conhecido, é ainda um dos primeiros animais a respirar oxigénio em solo terrestre.

O Parioscorpio venator adaptou-se para que pudesse fazer a transição dos oceanos para a terra, de acordo com a Gizmodo. Os fósseis já foram descobertos em 1985, mas ficaram parados durante 35 anos na Universidade de Wisconsin, sem serem estudados.

“Examinamos microfósseis específicos que ocorrem em pequenos intervalos de tempo. Isso permitiu-nos comparar com confiança a idade deste escorpião com a anterior mais antiga”, explicou o autor do estudo, Andrew Wendruff.

O Parioscorpio venator media 2,5 centímetros de comprimento e tinha características encontradas noutros insetos e crustáceos, como por exemplo olhos compostos.

Zoom do fóssil, sistema respiratório/circulatório e um escorpião moderno.

Curiosamente, ao observar o fóssil, os cientistas repararam que este escorpião não tinha pulmões nem guelras. Por outro lado, tinha uma estreita estrutura em forma de ampulheta semelhante aos sistemas circulatório e respiratório observados em escorpiões modernos. Isto permitia-lhes transitar entre água e terra.

Outro aspeto surpreendente é a semelhança entre esta espécie, com centenas de milhões de anos, e as espécies de escorpiões dos dias de hoje.

“Às vezes, o sucesso evolutivo é ditado por qual criatura rompe primeiro a barreira adaptativa, como estar entre as primeiras a transitarem para terra. O modelo biológico pode ter sido testado e ‘aperfeiçoado’ no início da sua história evolutiva, e não precisou de muitos ajustes depois”, explicou o coautor do estudo Loren Babcock.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netanyahu avisa que confinamento em Israel pode durar um ano

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse esta quinta-feira que o confinamento no país pode prolongar-se durante meses ou mesmo "um ano" após uma reunião em que foram debatidas novas restrições contra a propagação da …

FC Porto com City na Champions. Ronaldo volta a encontrar Messi

O FC Porto vai defrontar os ingleses do Manchester City, os gregos do Olympiacos e os franceses do Marselha no Grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, ditou esta quinta-feira …

Cabrita pede abertura de inquérito a fuga de 17 migrantes. Cinco já terão sido apanhados

O ministro da Administração Interna pediu a abertura de um inquérito à fuga de 17 migrantes do norte de África que desembarcaram em setembro no Algarve e fugiram, durante a madrugada, do quartel em Tavira …

Governo chega a acordo com Madrid para alargar restrições a toda a comunidade

O Governo espanhol anunciou, esta quarta-feira, um acordo que estende medidas para combater a covid-19, já em vigor em partes da Comunidade Autónoma de Madrid, a toda a capital e várias localidades da periferia onde …

Ciclista suspenso por defender Trump

Quinn Simmons respondeu no Twitter a uma jornalista e a sua equipa suspendeu o atleta. Um "adeus" e uma mão negra na origem da polémica. Quinn Simmons foi campeão do mundo de ciclismo no ano passado, …

Bolsonaro considera "lamentável" discurso de Biden que apela ao país que pare de destruir a Amazónia

Jair Bolsonaro classificou como “lamentável” o comentário de Joe Biden durante  o debate presidencial que ocorreu na madrugada de terça-feira. O candidato democrata mostrou-se preocupado com o facto das florestas tropicais no Brasil estarem a …

Ex-responsável militar acusado de fazer compras pessoais e cobrar ao Exército

Um antigo responsável militar mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de 7.600 euros, feitas ao longo de seis meses. Um antigo responsável militar no Porto mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de …

American Airlines e United Airlines preparam-se para despedir 32.000 funcionários

As companhias aéreas norte-americanas American Airlines e United Airlines preparam-se para despedir, no total, 32.000 funcionários, situação que admitem travar se os apoios do Governo forem prorrogados.  A American Airlines anunciou que começará a despedir 19.000 …

Lei da Nacionalidade. PS deixa cair artigos que motivaram veto de Marcelo

A vice-presidente da bancada socialista Constança Urbano de Sousa disse à agência Lusa que o PS vai "atender plenamente" às objeções que estiveram na origem do veto do Presidente da República à revisão da Lei …

Promulgada lei que prolonga proteção de arrendatários até 31 de dezembro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta quinta-feira o diploma do Parlamento que prolonga a proteção de arrendatários até 31 de dezembro, por considerar que neste período "é necessária uma especial proteção …