O escorpião vence o cancro. Veneno ajuda cirurgiões a detetar doença

fabiomaffei1 / Flickr

Escorpião da espécie Tityus serrulatus

Um grupo de cientistas descobriu que no veneno do escorpião-amarelo existe uma toxina que pode abrir um novo caminho para o tratamento do cancro.

Uma nova técnica de imagem pensada para ajudar os cirurgiões a identificar a localização de tumores cerebrais malignos durante a cirurgia está a demonstrar resultados promissores em ensaios clínicos precoces.

Segundo o New Atlas, a técnica combina uma nova câmara infravermelha de alta sensibilidade com um agente de imagem especial sintetizado a partir de um aminoácido encontrado no veneno do escorpião.

Tratar gliomas, um tipo letal de tumor cerebral, pode ser incrivelmente difícil, uma vez que estes tumores não respondem bem à quimioterapia tradicional nem à radioterapia e tendem a espalhar-se por um amplo espectro de tecido cerebral, dificultando o trabalho dos cirurgiões de detetar e remover todo o tecido cancerígeno.

A mais recente técnica baseia-se no composto “tozuleristide” – BLZ-100, uma versão sintética otimizada de um peptídeo encontrado no veneno do animal. Este composto liga-se naturalmente às células do cancro cerebral e, com a adição de um corante fluorescente, as células tumorais tornam-se facilmente distinguíveis do tecido normal sob luz infravermelha.

“Com esta fluorescência, conseguimos ver o tumor muito mais facilmente porque se acende como se fosse uma árvore de Natal”, descreve Adam Mamelak, autor do estudo publicado na Neurosergery no dia 9 deste mês.

Na fase inicial, esta técnica mostrou-se segura, não tóxica e eficaz. Dezassete pacientes passaram pelos testes e o composto mostrou não gerar efeitos colaterais adversos, enquanto iluminava a maioria dos tumores.

Além do novo agente, o ensaio clínico estava também a testar um sistema de câmara experimental que pode capturar simultaneamente imagens de infravermelho próximo e de luz branca. Anteriormente, para obter este tipo de imagem dupla num ambiente cirúrgico, eram necessárias várias câmaras, todas elas volumosas.

Esta nova tecnologia permite assim alternar em tempo real as duas visualizações de imagens, ajudando os cirurgiões a concentrarem-se nos tumores cerebrais e a removerem todo o tecido cancerígeno. “Para um cirurgião, esta inovação é muito atraente“, acrescenta Mamelak.

Atualmente, a técnica está a passar por ensaios clínicos mais amplos antes de uma possível aprovação da Food and Drug Administration (FDA).

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Há muitos anos atrás ouvia dizer aos aldeões que o veneno do dito bicho fazia bem a certos males, no entanto uma picada a sério pelo mesmo parece ser bastante dolorosa pelo que já observei, também posso afirmar que cá pelo meu sítio dantes era facílimo encontrar um debaixo de qualquer pedra e hoje é raríssimo encontrar um bicho destes, não duvido que é mais um em vias de extinção.

RESPONDER

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …