O escorpião vence o cancro. Veneno ajuda cirurgiões a detetar doença

fabiomaffei1 / Flickr

Escorpião da espécie Tityus serrulatus

Um grupo de cientistas descobriu que no veneno do escorpião-amarelo existe uma toxina que pode abrir um novo caminho para o tratamento do cancro.

Uma nova técnica de imagem pensada para ajudar os cirurgiões a identificar a localização de tumores cerebrais malignos durante a cirurgia está a demonstrar resultados promissores em ensaios clínicos precoces.

Segundo o New Atlas, a técnica combina uma nova câmara infravermelha de alta sensibilidade com um agente de imagem especial sintetizado a partir de um aminoácido encontrado no veneno do escorpião.

Tratar gliomas, um tipo letal de tumor cerebral, pode ser incrivelmente difícil, uma vez que estes tumores não respondem bem à quimioterapia tradicional nem à radioterapia e tendem a espalhar-se por um amplo espectro de tecido cerebral, dificultando o trabalho dos cirurgiões de detetar e remover todo o tecido cancerígeno.

A mais recente técnica baseia-se no composto “tozuleristide” – BLZ-100, uma versão sintética otimizada de um peptídeo encontrado no veneno do animal. Este composto liga-se naturalmente às células do cancro cerebral e, com a adição de um corante fluorescente, as células tumorais tornam-se facilmente distinguíveis do tecido normal sob luz infravermelha.

“Com esta fluorescência, conseguimos ver o tumor muito mais facilmente porque se acende como se fosse uma árvore de Natal”, descreve Adam Mamelak, autor do estudo publicado na Neurosergery no dia 9 deste mês.

Na fase inicial, esta técnica mostrou-se segura, não tóxica e eficaz. Dezassete pacientes passaram pelos testes e o composto mostrou não gerar efeitos colaterais adversos, enquanto iluminava a maioria dos tumores.

Além do novo agente, o ensaio clínico estava também a testar um sistema de câmara experimental que pode capturar simultaneamente imagens de infravermelho próximo e de luz branca. Anteriormente, para obter este tipo de imagem dupla num ambiente cirúrgico, eram necessárias várias câmaras, todas elas volumosas.

Esta nova tecnologia permite assim alternar em tempo real as duas visualizações de imagens, ajudando os cirurgiões a concentrarem-se nos tumores cerebrais e a removerem todo o tecido cancerígeno. “Para um cirurgião, esta inovação é muito atraente“, acrescenta Mamelak.

Atualmente, a técnica está a passar por ensaios clínicos mais amplos antes de uma possível aprovação da Food and Drug Administration (FDA).

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Há muitos anos atrás ouvia dizer aos aldeões que o veneno do dito bicho fazia bem a certos males, no entanto uma picada a sério pelo mesmo parece ser bastante dolorosa pelo que já observei, também posso afirmar que cá pelo meu sítio dantes era facílimo encontrar um debaixo de qualquer pedra e hoje é raríssimo encontrar um bicho destes, não duvido que é mais um em vias de extinção.

RESPONDER

Vá de férias para uma ilha paradisíaca (e volte com um cão adotado)

Na ilha de Providenciales, no arquipélago das Ilhas Turcas e Caicos, nas Caraíbas, há cães a brincar pelo areal, prontos para serem adotados por turistas. A iniciativa pretende combater o abandono destes animais. São os turistas …

"TONY" é o documentário português mais visto de sempre

O filme documental "TONY", de Jorge Pelicano, que conta a vida do cantor Tony Carreira, é o documentário português mais visto de sempre em Portugal, de acordo com números do Instituto do Cinema e do …

Há milhões de abelhas a morrer no Brasil (e isso é um aviso)

A morte em massa de abelhas devido aos químicos agrícolas já é há muito tempo uma preocupação no Brasil, onde, entre 1990 e 2016, o uso de pesticidas aumentou 770%, de acordo com a FAO, …

Brexit. Holandeses preparam festa na praia para se despedirem do Reino Unido

Milhares de holandeses pretendem despedir-se do Reino Unido na praia, degustando pratos europeus, uma ideia criada nas redes sociais este fim de semana e que tem conquistado o interesse generalizado. De acordo com a agência Lusa, …

Bolsonaro usa vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazónia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, da Dinamarca. "Vejam …

Rússia cria comissão para investigar "ingerência estrangeira" na política interna

Criação de uma comissão para investigar a "ingerência estrangeira" na política interna da Rússia acontece depois de várias manifestações contra Putin, que Moscovo diz mostrarem envolvimento ocidental. A câmara baixa do parlamento russo anunciou esta segunda-feira …

Novo planeta gigante detetado a orbitar estrela que dista 63,4 anos-luz da Terra

O novo planeta tem uma massa cerca de três mil vezes maior do que a da Terra e orbita a sua estrela a uma distância quase três vezes superior à que separa o Sol do …

Inaugurada em Lisboa clínica dentária gratuita para jovens até os 18 anos

A Santa Casa da Misericórdia abriu esta terça-feira, em Lisboa, uma clínica de saúde oral, com consultas grátis para todas as crianças e jovens até os 18 anos, que vivam ou estudem dentro do concelho. O …

Família mais rica do mundo enriquece a quatro milhões de dólares por hora

Desde o último boletim de riqueza que a Bloomberg publicou, em junho do ano passado, no seu ranking das famílias mais ricas do mundo, a fortuna dos Walton cresceu 39 mil milhões de dólares, para …

Espanha. PSOE rejeita proposta "inviável" do Podemos para coligação

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) rejeitou nesta terça-feira a proposta do Unidas Podemos para uma coligação fovernamental, que considera "inviável", e convidou a plataforma de esquerda a encontrar "outras fórmulas" que facilitem a governabilidade …