O escorpião vence o cancro. Veneno ajuda cirurgiões a detetar doença

fabiomaffei1 / Flickr

Escorpião da espécie Tityus serrulatus

Um grupo de cientistas descobriu que no veneno do escorpião-amarelo existe uma toxina que pode abrir um novo caminho para o tratamento do cancro.

Uma nova técnica de imagem pensada para ajudar os cirurgiões a identificar a localização de tumores cerebrais malignos durante a cirurgia está a demonstrar resultados promissores em ensaios clínicos precoces.

Segundo o New Atlas, a técnica combina uma nova câmara infravermelha de alta sensibilidade com um agente de imagem especial sintetizado a partir de um aminoácido encontrado no veneno do escorpião.

Tratar gliomas, um tipo letal de tumor cerebral, pode ser incrivelmente difícil, uma vez que estes tumores não respondem bem à quimioterapia tradicional nem à radioterapia e tendem a espalhar-se por um amplo espectro de tecido cerebral, dificultando o trabalho dos cirurgiões de detetar e remover todo o tecido cancerígeno.

A mais recente técnica baseia-se no composto “tozuleristide” – BLZ-100, uma versão sintética otimizada de um peptídeo encontrado no veneno do animal. Este composto liga-se naturalmente às células do cancro cerebral e, com a adição de um corante fluorescente, as células tumorais tornam-se facilmente distinguíveis do tecido normal sob luz infravermelha.

“Com esta fluorescência, conseguimos ver o tumor muito mais facilmente porque se acende como se fosse uma árvore de Natal”, descreve Adam Mamelak, autor do estudo publicado na Neurosergery no dia 9 deste mês.

Na fase inicial, esta técnica mostrou-se segura, não tóxica e eficaz. Dezassete pacientes passaram pelos testes e o composto mostrou não gerar efeitos colaterais adversos, enquanto iluminava a maioria dos tumores.

Além do novo agente, o ensaio clínico estava também a testar um sistema de câmara experimental que pode capturar simultaneamente imagens de infravermelho próximo e de luz branca. Anteriormente, para obter este tipo de imagem dupla num ambiente cirúrgico, eram necessárias várias câmaras, todas elas volumosas.

Esta nova tecnologia permite assim alternar em tempo real as duas visualizações de imagens, ajudando os cirurgiões a concentrarem-se nos tumores cerebrais e a removerem todo o tecido cancerígeno. “Para um cirurgião, esta inovação é muito atraente“, acrescenta Mamelak.

Atualmente, a técnica está a passar por ensaios clínicos mais amplos antes de uma possível aprovação da Food and Drug Administration (FDA).

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Há muitos anos atrás ouvia dizer aos aldeões que o veneno do dito bicho fazia bem a certos males, no entanto uma picada a sério pelo mesmo parece ser bastante dolorosa pelo que já observei, também posso afirmar que cá pelo meu sítio dantes era facílimo encontrar um debaixo de qualquer pedra e hoje é raríssimo encontrar um bicho destes, não duvido que é mais um em vias de extinção.

RESPONDER

Governo do Brasil aponta início da vacinação entre janeiro e fevereiro

O ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, disse que o país vai começar a receber 15 milhões de doses de vacinas para a covid-19 entre janeiro e fevereiro de 2021, com mais cem milhões …

Solução para Novo Banco pode não passar por um OE retificativo, diz João Leão

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, disse que a alternativa à anulação da transferência de 476 milhões de euros para o Novo Banco não tem "necessariamente que passar" por um orçamento retificativo …

Plano de vacinação arranca em janeiro com três fases. 950 mil pessoas no primeiro grupo prioritário

Pessoas com mais de 50 anos com uma patologia frequente nos casos graves de covid-19, residentes e/ou internados em lares e profissionais de saúde integram o primeiro grupo prioritário para a administração da vacina de …

Segunda vaga de moratórias autorizada pela Autoridade Bancária Europeia

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) autorizou a reabertura de moratórias de crédito, com efeitos a partir de 01 de outubro até 31 de março de 2021, dois meses após ter suspendido novas adesões. Num comunicado publicado …

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …