Escolha da canção espanhola para a Eurovisão acaba em violência

Na reta final do programa Objetivo Eurovisión, que escolheu a música espanhola para o Festival da Eurovisão deste ano, Xavi Martínez, um dos jurados, foi agredido no backstage.

A última gala do Objetivo Eurovisión 2017, em Espanha, não vai ser esquecida nos próximos tempos, mas pelos piores motivos. A escolha do representante espanhol no Festival Eurovisão da Canção terminou com pouco desportivismo por parte dos apoiantes de uma das músicas derrotadas.

Xavi Martínez, jurado e locutor de Los 40, cuja neutralidade foi questionada, foi agredido por um membro do público no backstage, denuncia a locutora Gema Hurtado.

É durante o processo de votações que o público começa a exaltar-se. Manel Navarro ganha a votação do júri, com a pontuação máxima de Xavi Martínez e Virginia Díaz, que simultaneamente atribuíram a pontuação mais baixa a Mirela.

Por sua vez, Mirela foi a preferida do público, tendo ganho o televoto. Com isto, os dois finalistas empataram, sendo que, de acordo com o regulamento, coube ao júri desempatar. E o júri acabou por repetir aquela que já tinha sido a sua preferência durante o programa, escolhendo Navarro.

Durante toda esta situação, foram muitos os apupos por parte do público, perante um apresentador completamente impotente perante o descontrolo da situação. Para agravar, os comentários de Xavi Martínez não agradaram aos fãs de Mirela.

Quando a gala chegou ao fim, um membro do público agrediu Martínez fisicamente.

Tanto Gema Hurtado, companheira do jurado agredido na apresentação do programa Los 40, como Fran Coem, bailarino da atuação de Mario Jefferson, denunciaram o acontecimento nas redes sociais.

Um cenário equiparado aos hooligans no futebol

Segundo o colunista Fernando Navarro, do jornal El País, o ambiente vivido na cerimónia de eleição deste sábado foi “dos mais patéticos já vistos na televisão espanhola“.

De acordo com um artigo de opinião publicado hoje, entre “gritos acusadores, apupos e desordem, os hooligans tomaram conta da final de Objetivo Eurovisión“. O mesmo colunista diz que os fãs dos dois concorrentes entraram numa disputa “de quem gritava mais alto“, num ambiente que lhe recordou “as claques em jogos de futebol“.

Esta não é a primeira vez que, em eventos do género, a escolha não é consensual. Em Portugal, no Festival da Canção 2013, a escolha do televoto recaiu em Suzy, o que gerou descontentamento por parte de alguns dos espectadores presentes na final do certame.

Em Portugal, a escolha da canção representante no festival europeu começa no próximo domingo, dia 19 de fevereiro. Só no dia 5 de março se saberá, no entanto, quem levanta o troféu no tradicional Festival RTP da Canção.

Manager de Mirela acusa Martínez de conflito de interesses

Parece que toda esta polémica está longe de terminar. Tomás Limeres, representante da candidatura de Mirela ao Objetivo Eurovisión, revelou que contactou a RTVE sobre um possível conflito de interesses antes do programa.

“Logo que o nome de Xavi Martinez foi anunciado entrei em contacto com Federico Llano e Toñi Preto para informar que havia um conflito de interesses, mas em todas as ocasiões foi-me dito que o único conflito de interesses era não fazer mais nada do que reclamar”revelou Limeres, acrescentando que nunca duvidou do profissionalismo de Xavi Martínez.

Em contrapartida, a resposta de Toñi Preto, diretor de programas de entretenimento da TVE passou por discordar de Limeres: “Só porque existe uma imagem de uma entrevista com Manel Navarro não garante que haja qualquer tipo de conflito”, afirmou, ao mesmo tempo que recusou escolher outro apresentador que não Martínez.

PARTILHAR

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …