/

Há uma escola em Espanha que ensina a ser-se pastor

As gerações mais novas ouvem repetidamente dizer que a agricultura não é uma profissão do futuro. A Escola de Pastores da Catalunha nasceu há dez anos para contrariar essa afirmação.

A Escola de Pastores da Catalunha nasceu há dez anos e é direcionada a um público jovem, entre os 12 e os 35 anos, e recebe anualmente dezenas de candidaturas.

Em entrevista ao P3, o fotógrafo Joan Alvado adianta que os aspirantes a pastores chegam de toda a Catalunha, “mas também um pouco de todo o território espanhol”. “A maioria, no entanto, tem cerca de 30 anos e frequenta a escola por sentir vocação para a pastorícia”.

Entre 2010 e 2014, o fotógrafo acompanhou o percurso dos estudantes desta escola, período que resultou no fotolivro Escola de Pastors, que foi editado recentemente pela editora catalã Pol-len. “Comecei a fotografá-los quando frequentavam o estágio curricular, mas nos últimos anos comecei a acompanhar alguns dos pastores que conseguiam estabelecer o seu próprio projeto.”

O trabalho fotográfico de Alvado tem um propósito: passar a mensagem da regeneração e rejuvenescimento do setor agrícola em Espanha.

“A profissão de pastor é sempre entendida como nostálgica, à beira da extinção. Um pastor não é visto como alguém que tenha um emprego, muito menos um emprego com futuro ou atrativo para os jovens. Por isso, na primeira vez em que ouvi falar desta escola, fiquei surpreendido por perceber que existe interesse de tantos jovens no setor. Foi algo inesperado”, contou o fotógrafo.

No início do seu projeto, temeu que o tema fosse entendido como de interesse local, mas depressa percebeu que a história que conta em fotografias tem uma dimensão universal. “A maior parte das pessoas vive nas cidades, mas mantém um vínculo familiar com o mundo rural que não ultrapassa as duas gerações. Esta é uma história que tem a capacidade de nos tocar emocionalmente por esse motivo e eu acho isso muito bonito.”

Joan Alvado não frequenta a escola, mas nunca esqueceu esse laço pessoal, motivo pelo qual dedicou o seu fotolivro ao avô, que é pastor.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.