Escola em Itália proibiu o Natal

O director de um colégio em Itália decidiu proibir o concerto de Natal da escola e outras celebrações típicas da época – tudo para não ofender outras religiões.

A medida do director do Colégio Garofani, em Rozzano, no norte de Itália, está a causar polémica e já motivou a intervenção dos mais altos responsáveis do governo do país, nomeadamente do primeiro-ministro e da ministra da Educação.

Marco Parma, o homem no centro da polémica, proibiu as celebrações natalícias no colégio, adiou o Concerto de Natal para Janeiro para o transformar no Concerto de Inverno e retirou os crucifixos das paredes.

Uma decisão que visa, conforme argumenta, salvaguardar a liberdade e a integração dos cerca de 20% de alunos estrangeiros da instituição que alberga crianças dos Ensinos Primário e Secundário.

Mas a ideia não encontra muita compreensão e até o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, já veio dizer que “não se dialoga renunciando ao Natal”, nota o Il Corriere della Sera.

“Debate e diálogo não significam sufocar a identidade no sentido do politicamente correcto nebuloso e insípido. A Itália laica e cristã jamais renunciará ao Natal“, salienta Matteo Renzi.

A ministra de Educação, Stefania Giannini, frisa, por seu lado, que “Belém já não é um símbolo de poder para derrubar ou defender” e que é o “sinal de uma história plural, na qual se inscrevem outras histórias, dignas de conhecimento e respeito”.

E a presidente da Câmara de Rozzano, Barbara Agogliati, sublinha que a decisão do director do colégio só veio “criar divisões”.

Marco Parma apresentou, entretanto, a demissão do cargo e vai ter que explicar a sua posição diante do Conselho de Educação do Governo Regional da Lombardia.

Vários pais de crianças do colégio têm manifestado a sua revolta à porta das instalações, onde alguns apareceram empunhando uma estátua do Menino Jesus e a dizer que a iam levar para a sala de aulas porque “na nossa religião não se toca”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Fez asneira da grossa! Festejar o natal não é faltar ao respeito a outras religiões. Desde que não seja imposto os festejos a ninguém. Cada um tem a liberdade de festejar ou não. Agora proibindo acabou por faltar ao respeito de quem queria festejar.

  2. Deve ser mais um mohamed disfarçado, talvez em breve venha a propor saias aos alunos e burcas ás alunas,; com europeus desta espécie à frente de instituições procurando matar as raízes da nossa cultura não tenho dúvidas de que a Europa caminha a passos largos para o suicídio.

    • “Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos. Mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe. Deve-se temê-lo mais que a um assassino.”- Cicero, 42 B.C.

  3. Penso que a atitude não foi a mais sensata. Não sendo obrigatório a prática da religião do estado, cada um deve decidir sobre si mesmo.
    A verdade é que num mundo cada vez mais multi-religioso, a educação secular devia ser imparcial, pois nada têm a ver.
    No entanto, achei interessante a expressão: “na nossa religião não se toca”. Se estivesse em causa qualquer outra crença religiosa, já era fanatismo.

RESPONDER

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …