Escola em Itália proibiu o Natal

O director de um colégio em Itália decidiu proibir o concerto de Natal da escola e outras celebrações típicas da época – tudo para não ofender outras religiões.

A medida do director do Colégio Garofani, em Rozzano, no norte de Itália, está a causar polémica e já motivou a intervenção dos mais altos responsáveis do governo do país, nomeadamente do primeiro-ministro e da ministra da Educação.

Marco Parma, o homem no centro da polémica, proibiu as celebrações natalícias no colégio, adiou o Concerto de Natal para Janeiro para o transformar no Concerto de Inverno e retirou os crucifixos das paredes.

Uma decisão que visa, conforme argumenta, salvaguardar a liberdade e a integração dos cerca de 20% de alunos estrangeiros da instituição que alberga crianças dos Ensinos Primário e Secundário.

Mas a ideia não encontra muita compreensão e até o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, já veio dizer que “não se dialoga renunciando ao Natal”, nota o Il Corriere della Sera.

“Debate e diálogo não significam sufocar a identidade no sentido do politicamente correcto nebuloso e insípido. A Itália laica e cristã jamais renunciará ao Natal“, salienta Matteo Renzi.

A ministra de Educação, Stefania Giannini, frisa, por seu lado, que “Belém já não é um símbolo de poder para derrubar ou defender” e que é o “sinal de uma história plural, na qual se inscrevem outras histórias, dignas de conhecimento e respeito”.

E a presidente da Câmara de Rozzano, Barbara Agogliati, sublinha que a decisão do director do colégio só veio “criar divisões”.

Marco Parma apresentou, entretanto, a demissão do cargo e vai ter que explicar a sua posição diante do Conselho de Educação do Governo Regional da Lombardia.

Vários pais de crianças do colégio têm manifestado a sua revolta à porta das instalações, onde alguns apareceram empunhando uma estátua do Menino Jesus e a dizer que a iam levar para a sala de aulas porque “na nossa religião não se toca”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Fez asneira da grossa! Festejar o natal não é faltar ao respeito a outras religiões. Desde que não seja imposto os festejos a ninguém. Cada um tem a liberdade de festejar ou não. Agora proibindo acabou por faltar ao respeito de quem queria festejar.

  2. Deve ser mais um mohamed disfarçado, talvez em breve venha a propor saias aos alunos e burcas ás alunas,; com europeus desta espécie à frente de instituições procurando matar as raízes da nossa cultura não tenho dúvidas de que a Europa caminha a passos largos para o suicídio.

    • “Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos. Mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe. Deve-se temê-lo mais que a um assassino.”- Cicero, 42 B.C.

  3. Penso que a atitude não foi a mais sensata. Não sendo obrigatório a prática da religião do estado, cada um deve decidir sobre si mesmo.
    A verdade é que num mundo cada vez mais multi-religioso, a educação secular devia ser imparcial, pois nada têm a ver.
    No entanto, achei interessante a expressão: “na nossa religião não se toca”. Se estivesse em causa qualquer outra crença religiosa, já era fanatismo.

RESPONDER

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …