Há um monstro ainda mais impressionante (e real) do que o de Loch Ness

Todd Marshall / University of Edinburgh

Ilustração do Monstro do Lago Storr, cujo fóssil jurássico foi encontrado na Ilha de Skye, Escócia.

Ilustração do Monstro do Lago Storr, cujo fóssil jurássico foi encontrado na Ilha de Skye, Escócia.

A Escócia não encontrou ainda provas da existência do monstro do Lago Ness mas chegou ao fóssil de um monstro marinho ainda mais impressionante. E neste caso, há um esqueleto a provar a existência deste animal do tempo dos dinossauros.

Baptizado como Monstro do Lago Storr, este réptil marinho é uma espécie de golfinho e foi um “predador temível que viveu há 170 milhões de anos”, revela a Universidade de Edimburgo, que está envolvida na investigação ao fóssil.

O esqueleto deste animal foi descoberto numa praia da Ilha de Skye, em 1966, por Norrie Gillies, um funcionário de uma estação de energia da companhia SSE que funcionava no local.

Durante mais de meio século esteve preservado no Museu Nacional da Escócia, e longe dos olhares do mundo, mas agora foi divulgado e está a ser estudado por cientistas daquela instituição em colaboração com investigadores da Universidade escocesa.

O fóssil que comprova a existência deste monstro jurássico é o “esqueleto mais completo de um réptil marinho da Idade dos Dinossauros que já foi encontrado na Escócia”, pode ler-se no site da Universidade de Edimburgo.

Pertencente à família dos ictiossauros, répteis marinhos já extintos, este animal tinha cerca de quatro metros de comprimento e uma cabeça longa e pontiaguda, com dezenas de dentes em forma de cone, e alimentava-se de peixes e lulas, segundo refere a mesma instituição de ensino.

“Os ictiossauros como o Monstro do Lago Storr dominavam os mares enquanto os dinossauros trovoavam pela terra. Os seus ossos são extraordinariamente raros na Escócia, o que torna este espécimen numa das jóias da coroa dos fósseis escoceses“, realça o investigador Steve Brusatte da Escola de Geo-Ciências da Universidade.

O estudo dos vestígios desta criatura marinha pode ajudar a perceber como é que estes animais “evoluíram durante o Período Médio Jurássico, uma época da história da Terra que tem estado, desde há muito, envolta em mistério devido à falta de evidências fósseis”, atesta a Universidade de Edimburgo.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O ZAP está em grande! Depois de descobrir o umami encontrou agora um animal fabuloso! Não é possível um réptil ser «uma espécie de golfinho»? Cuidado com o vocabulário…

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …