Há um monstro ainda mais impressionante (e real) do que o de Loch Ness

Todd Marshall / University of Edinburgh

Ilustração do Monstro do Lago Storr, cujo fóssil jurássico foi encontrado na Ilha de Skye, Escócia.

Ilustração do Monstro do Lago Storr, cujo fóssil jurássico foi encontrado na Ilha de Skye, Escócia.

A Escócia não encontrou ainda provas da existência do monstro do Lago Ness mas chegou ao fóssil de um monstro marinho ainda mais impressionante. E neste caso, há um esqueleto a provar a existência deste animal do tempo dos dinossauros.

Baptizado como Monstro do Lago Storr, este réptil marinho é uma espécie de golfinho e foi um “predador temível que viveu há 170 milhões de anos”, revela a Universidade de Edimburgo, que está envolvida na investigação ao fóssil.

O esqueleto deste animal foi descoberto numa praia da Ilha de Skye, em 1966, por Norrie Gillies, um funcionário de uma estação de energia da companhia SSE que funcionava no local.

Durante mais de meio século esteve preservado no Museu Nacional da Escócia, e longe dos olhares do mundo, mas agora foi divulgado e está a ser estudado por cientistas daquela instituição em colaboração com investigadores da Universidade escocesa.

O fóssil que comprova a existência deste monstro jurássico é o “esqueleto mais completo de um réptil marinho da Idade dos Dinossauros que já foi encontrado na Escócia”, pode ler-se no site da Universidade de Edimburgo.

Pertencente à família dos ictiossauros, répteis marinhos já extintos, este animal tinha cerca de quatro metros de comprimento e uma cabeça longa e pontiaguda, com dezenas de dentes em forma de cone, e alimentava-se de peixes e lulas, segundo refere a mesma instituição de ensino.

“Os ictiossauros como o Monstro do Lago Storr dominavam os mares enquanto os dinossauros trovoavam pela terra. Os seus ossos são extraordinariamente raros na Escócia, o que torna este espécimen numa das jóias da coroa dos fósseis escoceses“, realça o investigador Steve Brusatte da Escola de Geo-Ciências da Universidade.

O estudo dos vestígios desta criatura marinha pode ajudar a perceber como é que estes animais “evoluíram durante o Período Médio Jurássico, uma época da história da Terra que tem estado, desde há muito, envolta em mistério devido à falta de evidências fósseis”, atesta a Universidade de Edimburgo.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O ZAP está em grande! Depois de descobrir o umami encontrou agora um animal fabuloso! Não é possível um réptil ser «uma espécie de golfinho»? Cuidado com o vocabulário…

RESPONDER

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …