Há um monstro ainda mais impressionante (e real) do que o de Loch Ness

Todd Marshall / University of Edinburgh

Ilustração do Monstro do Lago Storr, cujo fóssil jurássico foi encontrado na Ilha de Skye, Escócia.

Ilustração do Monstro do Lago Storr, cujo fóssil jurássico foi encontrado na Ilha de Skye, Escócia.

A Escócia não encontrou ainda provas da existência do monstro do Lago Ness mas chegou ao fóssil de um monstro marinho ainda mais impressionante. E neste caso, há um esqueleto a provar a existência deste animal do tempo dos dinossauros.

Baptizado como Monstro do Lago Storr, este réptil marinho é uma espécie de golfinho e foi um “predador temível que viveu há 170 milhões de anos”, revela a Universidade de Edimburgo, que está envolvida na investigação ao fóssil.

O esqueleto deste animal foi descoberto numa praia da Ilha de Skye, em 1966, por Norrie Gillies, um funcionário de uma estação de energia da companhia SSE que funcionava no local.

Durante mais de meio século esteve preservado no Museu Nacional da Escócia, e longe dos olhares do mundo, mas agora foi divulgado e está a ser estudado por cientistas daquela instituição em colaboração com investigadores da Universidade escocesa.

O fóssil que comprova a existência deste monstro jurássico é o “esqueleto mais completo de um réptil marinho da Idade dos Dinossauros que já foi encontrado na Escócia”, pode ler-se no site da Universidade de Edimburgo.

Pertencente à família dos ictiossauros, répteis marinhos já extintos, este animal tinha cerca de quatro metros de comprimento e uma cabeça longa e pontiaguda, com dezenas de dentes em forma de cone, e alimentava-se de peixes e lulas, segundo refere a mesma instituição de ensino.

“Os ictiossauros como o Monstro do Lago Storr dominavam os mares enquanto os dinossauros trovoavam pela terra. Os seus ossos são extraordinariamente raros na Escócia, o que torna este espécimen numa das jóias da coroa dos fósseis escoceses“, realça o investigador Steve Brusatte da Escola de Geo-Ciências da Universidade.

O estudo dos vestígios desta criatura marinha pode ajudar a perceber como é que estes animais “evoluíram durante o Período Médio Jurássico, uma época da história da Terra que tem estado, desde há muito, envolta em mistério devido à falta de evidências fósseis”, atesta a Universidade de Edimburgo.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O ZAP está em grande! Depois de descobrir o umami encontrou agora um animal fabuloso! Não é possível um réptil ser «uma espécie de golfinho»? Cuidado com o vocabulário…

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …