A Escócia foi uma espécie de Jurassic Park durante o reinado dos dinossauros

Foram identificadas cerca de 50 pegadas na ilha de Skye, na Escócia, que ajudaram a confirmar que o estegossauro vagueou nesta ilha há 170 milhões de anos.

O assentamento na costa nordeste da ilha escocesa de Skye era, naquela época, um pântano à beira de uma lagoa rasa. Recentemente, uma equipa de cientistas encontrou várias pegadas que revelaram que os dinossauros eram mais comuns nesta ilha do que se julgava até hoje.

A equipa de paleontólogos, da Universidade de Edimburgo, descobriu uma curta sequência de marcas distintas pertencentes a um estegossauro, deixadas por um animal jovem. Os resultados foram recentemente publicados na PLOS ONE.

Esta descoberta significa que o sítio de Brothers ‘Point é agora reconhecido como um dos mais antigos registos fósseis conhecidos deste importante grupo de dinossauros. Os grandes estegossauros podem atingir quase 9 metros de comprimento e pesar mais de seis toneladas.

Assim sendo, Skye é um dos poucos lugares do mundo onde podem ser encontrados fósseis do período Jurássico Médio. As descobertas nesta ilha forneceram aos cientistas importantes pistas para a evolução inicial dos grandes grupos de dinossauros, incluindo os enormes saurópodes e os Tiranossauro Rex.

“Estas novas pistas ajudam-nos a ter uma ideia mais clara da variedade de dinossauros que viveram perto da costa de Skye durante o Jurássico Médio. Em particular, as pegadas de Deltapodus dão boas evidências de que os estegossauros viviam em Skye atualmente”, explicou Paige dePolo, da Universidade de Edimburgo.

“Temos agora uma imagem muito mais clara dos dinossauros que viveram na Escócia há 170 milhões de anos”, acrescentou o líder do estudo, Steve Brusatte, citado pelo Gizmodo. “Estas descobertas fazem de Skye um dos melhores lugares do mundo para entender a evolução dos dinossauros no Jurássico Médio.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …