Escavação reescreve a origem de um antigo jogo tão importante como o futebol

Formative Etlatongo Project

Duas estatuetas de cerâmicas partidas de jogadores.

Escavações no México mudam a visão que os especialistas tinham de um antigo jogo de civilizações mesoamericanas, como os olmecas e os astecas.

Uma nova descoberta arqueológica vem reescrever a história da origem de um jogo jogado por antigas civilizações da América do Sul e da América Central, dos olmecas aos astecas. Segundo o Gizmodo, este era um jogo com um grande importância social, política e espiritual para os mesoamericanos.

O jogo envolvia uma bola de borracha e era jogado num campo de tijolo cercado por paredes de pedra. As regras não são bem conhecidas, mas sabe-se que variavam de região para região. O objetivo era manter a bola em constante movimento, quase como num jogo de voleibol. Os jogadores usavam o tronco e as pernas para manter a pesada bola em jogo, recorrendo também às paredes para fazerem tabelas.

O jogo tinha um grande peso espiritual, uma vez que a competição simbolizava seres mortais em combate pela criação do Universo com divindades nefastas do submundo.

Em Oaxaca, no México, foram descobertos dois campos com 3.400 anos em que se jogava este icónico jogo. Estas são agora os primeiras campos conhecidas desta região, sendo cerca de 800 anos mais antigos do que os anteriores. Os investigadores concluem que, para além de mais antigo, este jogo era também muito mais popular do que se pensava.

Os especialistas acreditavam que era principalmente jogado nas planícies de países como a Guatemala, Belize, México, Honduras e El Salvador. Agora, sabem que nos planaltos também se jogava regularmente. O jogo poderia ser tão popular como o futebol nos dias de hoje, tendo já sido encontrados 2.300 campos nestes países.

“Desafiamos o paradigma das planícies, fornecendo evidências de que o primeiro campo nos planaltos data da Primeira Formação, quase um milénio antes dos dados anteriores”, escrevem os autores do artigo, citados pelo Inverse. Os resultados do estudo foram publicados, na semana passada, na revista científica Science Advances.

Tal como os megalómanos estádios de futebol dos dias de hoje, os campos e as bolas de borracha deste icónico jogo sugerem o quão importante era para os mesoamericanos antigos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …