/

Escavação reescreve a origem de um antigo jogo tão importante como o futebol

Formative Etlatongo Project

Duas estatuetas de cerâmicas partidas de jogadores.

Escavações no México mudam a visão que os especialistas tinham de um antigo jogo de civilizações mesoamericanas, como os olmecas e os astecas.

Uma nova descoberta arqueológica vem reescrever a história da origem de um jogo jogado por antigas civilizações da América do Sul e da América Central, dos olmecas aos astecas. Segundo o Gizmodo, este era um jogo com um grande importância social, política e espiritual para os mesoamericanos.

O jogo envolvia uma bola de borracha e era jogado num campo de tijolo cercado por paredes de pedra. As regras não são bem conhecidas, mas sabe-se que variavam de região para região. O objetivo era manter a bola em constante movimento, quase como num jogo de voleibol. Os jogadores usavam o tronco e as pernas para manter a pesada bola em jogo, recorrendo também às paredes para fazerem tabelas.

O jogo tinha um grande peso espiritual, uma vez que a competição simbolizava seres mortais em combate pela criação do Universo com divindades nefastas do submundo.

Em Oaxaca, no México, foram descobertos dois campos com 3.400 anos em que se jogava este icónico jogo. Estas são agora os primeiras campos conhecidas desta região, sendo cerca de 800 anos mais antigos do que os anteriores. Os investigadores concluem que, para além de mais antigo, este jogo era também muito mais popular do que se pensava.

Os especialistas acreditavam que era principalmente jogado nas planícies de países como a Guatemala, Belize, México, Honduras e El Salvador. Agora, sabem que nos planaltos também se jogava regularmente. O jogo poderia ser tão popular como o futebol nos dias de hoje, tendo já sido encontrados 2.300 campos nestes países.

“Desafiamos o paradigma das planícies, fornecendo evidências de que o primeiro campo nos planaltos data da Primeira Formação, quase um milénio antes dos dados anteriores”, escrevem os autores do artigo, citados pelo Inverse. Os resultados do estudo foram publicados, na semana passada, na revista científica Science Advances.

Tal como os megalómanos estádios de futebol dos dias de hoje, os campos e as bolas de borracha deste icónico jogo sugerem o quão importante era para os mesoamericanos antigos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.