Escândalo de espionagem na Alemanha cria fricções na coligação de Merkel

EPP / wikimedia

A chanceler alemã, Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel

O escândalo à volta das atividades de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) na Alemanha está a criar fricções dentro da coligação do governo liderado por Angela Merkel.

O atual ministro do Interior, Thomas de Maizière, vai ser interrogado na quarta-feira na comissão parlamentar de segredos oficiais sobre o tempo em que foi ministro da chancelaria e, como tal, responsável pela coordenação dos serviços secretos.

Questionada esta segunda-feira sobre o assunto numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo checo, Merkel limitou-se a insistir que não deve existir espionagem entre países amigos e que a cooperação com os serviços secretos estrangeiros é de grande importância.

Uma das questões suscitadas pelo é se a NSA incorreu em atos de espionagem económica contra empresas alemãs e se, para isso, contou com a ajuda da Agência de Informações Alemã (BND).

Um porta-voz do Governo insistiu que todas as informações relacionadas com os serviços secretos devem ser prestadas à comissão de segredos oficiais e não à opinião pública.

Dentro do Governo alemão, começando pelo ministro de Economia e vice-chanceler, Sigmar Gabriel, há quem considere que as informações prestadas ao parlamento não são suficientes.

“O que estamos a viver é um escândalo à volta dos serviços secretos com capacidade de gerar um grande choque”, afirmou Gabriel na condição de presidente do partido Social Democrata (SPD, sigla em alemão).

O vice-chanceler apelou para que os dados de conexão dos computadores dos serviços secretos sejam entregues à comissão de segredos oficiais e à comissão parlamentar que investiga o escândalo.

Na mira das investigações está o atual ministro da chancelaria, Peter Altmeier, e os seus antecessores, Ronald Pofalla e De Maizière, todos membros da União Cristã Democrata (CDU), partido de Angel Merkel.

O escândalo da espionagem perturbou a ala bávara da CDU, a União Social Cristã, que pediu esta segunda-feira que o atual ministro dos Negócios Estrangeiros, o social-democrata Frank-Walter Steinmeier, que foi ministro da chancelaria durante o Governo de Gerhard Schröder (1998-2005), preste declarações.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …

Steve Jobs acreditava na eficiência do teletrabalho já em 1990

O fundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro de 2011, dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990. A pandemia de covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas me todo …

Era mais do que uma nota. Sobrevivente de Auschwitz vai conhecer família de soldado que a libertou

Lily Ebert, de 90 anos, sobreviveu ao Holocausto. No campo de concentração de Auschwitz, recebeu uma nota alemã de um soldado judeu norte-americano que a libertou e lhe deu esperança. Agora, vai conhecer a família …

China detém o professor Xu Zhangrun, principal crítico do presidente Xi Jinping

A polícia chinesa deteve Xu Zhangrun, professor e ensaísta da Universidade Tsinghua, silenciando assim uma das últimas vozes nos círculos inteletuais da China que criticam abertamente a liderança do Presidente Xi Jinping. A prisão de Xu Zhangrun, …

Tentaram matar um político na Noruega (e a polícia precisa de ajuda de donos de Teslas)

A polícia de Sandefjord, uma cidade na Noruega, está a voltar-se para um aliado improvável enquanto investiga uma tentativa de assassinato: as câmaras de vigilâncias dos veículos da Tesla. Na noite de domingo passada, alguém tentou …