Com apenas 7 perguntas e disponível online e gratuitamente, a Escala de Valentim ajuda a medir a confiança e intimidade dos casais.
Os casais que procuram uma forma rápida e fiável de avaliar a saúde da sua relação têm agora à sua disposição uma ferramenta cientificamente comprovada. A Escala de Valentim, desenvolvida por investigadores da Universidade de Estocolmo, fornece informações sobre confiança, proximidade emocional e comunicação em apenas sete perguntas. O melhor de tudo é que é gratuita e está acessível online.
De acordo com Per Carlbring, professor de psicologia e co-desenvolvedor da Escala de Valentim, esta nova ferramenta oferece uma forma rápida e eficaz de avaliar a saúde de uma relação.
“Esta escala permite que os casais tenham uma noção clara de como está a sua relação sem longas entrevistas ou questionários complexos. Também pode ser utilizada no aconselhamento de casais para acompanhar o progresso ao longo do tempo”, explica Carlbring.
A Escala de Valentim é constituída por sete perguntas-chave que abrangem aspetos como a confiança, a intimidade emocional e a resolução de conflitos. Uma vez preenchida, os casais recebem sugestões práticas para reforçar a sua relação através de exercícios simples, refere o SciTech Daily.
A ferramenta é apoiada por uma extensa pesquisa que envolveu mais de 1300 participantes. Um novo estudo publicado na Cognitive Behaviour Therapy mostram que a Escala de Valentim tem uma elevada fiabilidade ao longo do tempo e fortes correlações com avaliações de relações estabelecidas, como a Escala de Ajustamento Diádico. Ao contrário de muitas outras ferramentas, a Escala de Valentine está disponível gratuitamente online.
A escala não tem como objetivo prever o futuro de uma relação, mas sim encorajar uma comunicação aberta e a reflexão. Carlbring sublinha que os casais não devem stressar com os seus resultados, mas sim utilizar o teste como uma oportunidade para discutir a dinâmica da sua relação.
“Se os resultados suscitarem preocupações, é importante falar sobre as questões subjacentes. As relações são influenciadas por muitos fatores, como o stress ou as dificuldades de comunicação. Através da reflexão, os casais podem encontrar formas de reforçar os seus laços ou tomar decisões informadas”, aconselha Carlbring.