Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Nicolas Thibault / University of Copenhagen

Ilha dinamarquesa que ainda apresenta camadas de sedimentares visíveis

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas.

Os cristais foram formados há cerca de 55 milhões de anos, durante um período conhecido por ter tido algumas das mais altas temperaturas da história geológica da Terra. A presença de cristais desperta assim a admiração e curiosidade entre especialistas de todo o mundo.

Nicolas Thibault, professor do Departamento de Geociências e Gestão de Recursos Naturais da Universidade de Copenhaga, explica que “o facto de encontramos glendonitas durante um período quente, quando as temperaturas estavam em média acima dos 35 graus, é um mistério. Não deveria ser possível”.

A surpresa do professor ao encontrar glendonitas provenientes de uma época mais quente, surge porque este tipo de mineral é compostos de ikaíte, que só é estável quando é exposto a temperaturas abaixo dos quatro graus, refere o Phys.

No seu novo estudo, publicado na página da Faculdade de Ciências da Universidade de Copenhaga a 14 de outubro, o professor Nicolas Thibault e a sua equipa realizaram análises químicas aos glendonitas dinamarqueses. A pesquisa que realizaram revelou que o início da Época Eocena, não foi assim tão quente como se pensava.

“O estudo prova que deve ter havido períodos de frio durante a Época Eocena. Caso contrário, estes cristais não poderiam existir, pois teriam derretido. Também propomos uma sugestão de como essa redução das temperaturas pode ter acontecido, e ao fazê-lo, potencialmente, resolvemos o mistério de como os glendonitas na Dinamarca, e no resto do mundo, surgiram “, esclarece Thibault.

O autor do estudo indica também que “provavelmente houve um grande número de erupções vulcânicas na Gronelândia, Islândia e Irlanda durante este período. Essas gotículas de ácido sulfúrico libertadas na estratosfera, podem ter permanecido na região durante anos, protegendo assim o Planeta do Sol. Isso ajuda a explicar como as regiões frias eram possíveis, o que afetou o clima no início do Eoceno na Dinamarca”.

A presença de atividade vulcânica é revelada por camadas sedimentares visíveis em Fur – ilha da Dinamarca – onde as cinzas vulcânicas ainda são claramente observáveis nas falésias costeiras.

Thibault garante assim que “o estudo ajuda a resolver um mistério sobre os glendonitos, além de demonstrar que episódios mais frios são possíveis mesmo quando se trata de climas quentes. O mesmo pode ser aplicado nos dias de hoje, já que estamos atentos à possibilidade de mudanças climáticas abruptas”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …