Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Nicolas Thibault / University of Copenhagen

Ilha dinamarquesa que ainda apresenta camadas de sedimentares visíveis

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas.

Os cristais foram formados há cerca de 55 milhões de anos, durante um período conhecido por ter tido algumas das mais altas temperaturas da história geológica da Terra. A presença de cristais desperta assim a admiração e curiosidade entre especialistas de todo o mundo.

Nicolas Thibault, professor do Departamento de Geociências e Gestão de Recursos Naturais da Universidade de Copenhaga, explica que “o facto de encontramos glendonitas durante um período quente, quando as temperaturas estavam em média acima dos 35 graus, é um mistério. Não deveria ser possível”.

A surpresa do professor ao encontrar glendonitas provenientes de uma época mais quente, surge porque este tipo de mineral é compostos de ikaíte, que só é estável quando é exposto a temperaturas abaixo dos quatro graus, refere o Phys.

No seu novo estudo, publicado na página da Faculdade de Ciências da Universidade de Copenhaga a 14 de outubro, o professor Nicolas Thibault e a sua equipa realizaram análises químicas aos glendonitas dinamarqueses. A pesquisa que realizaram revelou que o início da Época Eocena, não foi assim tão quente como se pensava.

“O estudo prova que deve ter havido períodos de frio durante a Época Eocena. Caso contrário, estes cristais não poderiam existir, pois teriam derretido. Também propomos uma sugestão de como essa redução das temperaturas pode ter acontecido, e ao fazê-lo, potencialmente, resolvemos o mistério de como os glendonitas na Dinamarca, e no resto do mundo, surgiram “, esclarece Thibault.

O autor do estudo indica também que “provavelmente houve um grande número de erupções vulcânicas na Gronelândia, Islândia e Irlanda durante este período. Essas gotículas de ácido sulfúrico libertadas na estratosfera, podem ter permanecido na região durante anos, protegendo assim o Planeta do Sol. Isso ajuda a explicar como as regiões frias eram possíveis, o que afetou o clima no início do Eoceno na Dinamarca”.

A presença de atividade vulcânica é revelada por camadas sedimentares visíveis em Fur – ilha da Dinamarca – onde as cinzas vulcânicas ainda são claramente observáveis nas falésias costeiras.

Thibault garante assim que “o estudo ajuda a resolver um mistério sobre os glendonitos, além de demonstrar que episódios mais frios são possíveis mesmo quando se trata de climas quentes. O mesmo pode ser aplicado nos dias de hoje, já que estamos atentos à possibilidade de mudanças climáticas abruptas”, conclui.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …