Erupção na Ilha do Fogo “equivale a ler muitos livros” científicos

molinaz / Flickr

Vista aérea do vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde

Vista aérea do vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde

Assistir a uma erupção como a do vulcão da ilha cabo-verdiana do Fogo “equivale a ler muitos livros de texto científico, porque se aprende imenso a ver o que acontece”, disse à agência Lusa o geólogo português José Madeira.

Os aspetos vulcanológicos que são conhecidos na literatura científica, “por vezes, nem sempre se confirmam no terreno”, disse José Madeira, investigador do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que está a estudar a erupção na ilha do Fogo com outro geólogo português, Ricardo Ramalho, do departamento de Ciência da Terra da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Os dois geólogos adiantaram que toda a informação recolhida também constitui bom material didático, uma vez que são professores, e científico, que será usado mais tarde para publicações científicas sobre as observações feitas.

“Estamos a fazer fotografia e vídeo, que é documentação fundamental, até porque funciona como a nossa memória visual. Podemos recorrer às fotografias para verificar o que vimos uns dias antes e já não temos a certeza”, referiu.

José Madeira está a assistir à sua quarta erupção vulcânica e é repetente em Chã das Caldeiras, onde esteve na de 1995, data da última erupção vulcânica em Cabo Verde.

“Inicialmente, é a excitação das observações científicas e, até este momento, tirando a destruição do edifício da sede do Parque Natural, a destruição tinha sido relativamente pequena. Agora está de facto a ser verdadeiramente dramático“, adiantou ainda o geólogo.

“Assistimos à destruição de uma população que conhecemos há muitos anos. Conhecemos muita gente e, por isso, é uma experiência que toca. É impossível separar o lado profissional e o pessoal”, admitiu.

Ricardo Ramalho disse à Lusa que os dois especialistas portugueses estão a colaborar com a proteção civil cabo-verdiana.

“Vamos fazendo as nossas observações e transmitimo-las a Jair Rodrigues, o coordenador da proteção civil. As medidas que a Proteção Civil cabo-verdiana vai tomando também têm em conta a informação que lhe damos”, adiantou.

“Vamos recolhendo amostras dos derrames e do material ejetado (pelo vulcão) e temos estado a medir com instrumentação o avanço e a velocidade do avanço dos materiais. Além deste registo, levamos todo o treino, experiência, informação, conhecimento, amostras e todo o manancial de conhecimento científico que irá resultar em estudos posteriores de todo o material recolhido no terreno”, sublinhou Ricardo Ramalho, que há 10 anos viaja para Cabo Verde para realizar trabalho de campo na área da geologia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …

Líderes vodu do Haiti preparam templos para tratar infetados com covid-19

Líderes de vodu do Haiti pediram aos padres da religião afro-caribenha para criar um remédio secreto que servisse de tratamento contra o novo coronavírus. Aos religiosos foi também pedido que preparassem as câmaras sagradas de …

Centros comerciais e lojistas dizem-se preparados para reabrir em junho

Os centros comerciais e lojistas asseguram estar preparados para reabrir em pleno em 1 de junho, apelando à não discriminação face aos restantes espaços de retalho, mas pedem medidas que travem o impacto da pandemia …

Não vai faltar sardinha dentro dos próximos anos, revela investigação

A quantidade de sardinha adulta no mar é mais do que suficiente para os próximos três anos. Os dados científicos confirmam que o stock de sardinha está totalmente recuperado. O último cruzeiro realizado pelo Instituto Português …