Erupção na Ilha do Fogo “equivale a ler muitos livros” científicos

molinaz / Flickr

Vista aérea do vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde

Vista aérea do vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde

Assistir a uma erupção como a do vulcão da ilha cabo-verdiana do Fogo “equivale a ler muitos livros de texto científico, porque se aprende imenso a ver o que acontece”, disse à agência Lusa o geólogo português José Madeira.

Os aspetos vulcanológicos que são conhecidos na literatura científica, “por vezes, nem sempre se confirmam no terreno”, disse José Madeira, investigador do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que está a estudar a erupção na ilha do Fogo com outro geólogo português, Ricardo Ramalho, do departamento de Ciência da Terra da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Os dois geólogos adiantaram que toda a informação recolhida também constitui bom material didático, uma vez que são professores, e científico, que será usado mais tarde para publicações científicas sobre as observações feitas.

“Estamos a fazer fotografia e vídeo, que é documentação fundamental, até porque funciona como a nossa memória visual. Podemos recorrer às fotografias para verificar o que vimos uns dias antes e já não temos a certeza”, referiu.

José Madeira está a assistir à sua quarta erupção vulcânica e é repetente em Chã das Caldeiras, onde esteve na de 1995, data da última erupção vulcânica em Cabo Verde.

“Inicialmente, é a excitação das observações científicas e, até este momento, tirando a destruição do edifício da sede do Parque Natural, a destruição tinha sido relativamente pequena. Agora está de facto a ser verdadeiramente dramático“, adiantou ainda o geólogo.

“Assistimos à destruição de uma população que conhecemos há muitos anos. Conhecemos muita gente e, por isso, é uma experiência que toca. É impossível separar o lado profissional e o pessoal”, admitiu.

Ricardo Ramalho disse à Lusa que os dois especialistas portugueses estão a colaborar com a proteção civil cabo-verdiana.

“Vamos fazendo as nossas observações e transmitimo-las a Jair Rodrigues, o coordenador da proteção civil. As medidas que a Proteção Civil cabo-verdiana vai tomando também têm em conta a informação que lhe damos”, adiantou.

“Vamos recolhendo amostras dos derrames e do material ejetado (pelo vulcão) e temos estado a medir com instrumentação o avanço e a velocidade do avanço dos materiais. Além deste registo, levamos todo o treino, experiência, informação, conhecimento, amostras e todo o manancial de conhecimento científico que irá resultar em estudos posteriores de todo o material recolhido no terreno”, sublinhou Ricardo Ramalho, que há 10 anos viaja para Cabo Verde para realizar trabalho de campo na área da geologia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …

Efacec demarca-se de Isabel dos Santos. Salários não estão em risco

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions garantiu, esta quinta-feira, que tem "uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados" com todos os colaboradores e fornecedores. Esta posição surge na …