Erupção na Ilha do Fogo “equivale a ler muitos livros” científicos

molinaz / Flickr

Vista aérea do vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde

Vista aérea do vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde

Assistir a uma erupção como a do vulcão da ilha cabo-verdiana do Fogo “equivale a ler muitos livros de texto científico, porque se aprende imenso a ver o que acontece”, disse à agência Lusa o geólogo português José Madeira.

Os aspetos vulcanológicos que são conhecidos na literatura científica, “por vezes, nem sempre se confirmam no terreno”, disse José Madeira, investigador do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que está a estudar a erupção na ilha do Fogo com outro geólogo português, Ricardo Ramalho, do departamento de Ciência da Terra da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Os dois geólogos adiantaram que toda a informação recolhida também constitui bom material didático, uma vez que são professores, e científico, que será usado mais tarde para publicações científicas sobre as observações feitas.

“Estamos a fazer fotografia e vídeo, que é documentação fundamental, até porque funciona como a nossa memória visual. Podemos recorrer às fotografias para verificar o que vimos uns dias antes e já não temos a certeza”, referiu.

José Madeira está a assistir à sua quarta erupção vulcânica e é repetente em Chã das Caldeiras, onde esteve na de 1995, data da última erupção vulcânica em Cabo Verde.

“Inicialmente, é a excitação das observações científicas e, até este momento, tirando a destruição do edifício da sede do Parque Natural, a destruição tinha sido relativamente pequena. Agora está de facto a ser verdadeiramente dramático“, adiantou ainda o geólogo.

“Assistimos à destruição de uma população que conhecemos há muitos anos. Conhecemos muita gente e, por isso, é uma experiência que toca. É impossível separar o lado profissional e o pessoal”, admitiu.

Ricardo Ramalho disse à Lusa que os dois especialistas portugueses estão a colaborar com a proteção civil cabo-verdiana.

“Vamos fazendo as nossas observações e transmitimo-las a Jair Rodrigues, o coordenador da proteção civil. As medidas que a Proteção Civil cabo-verdiana vai tomando também têm em conta a informação que lhe damos”, adiantou.

“Vamos recolhendo amostras dos derrames e do material ejetado (pelo vulcão) e temos estado a medir com instrumentação o avanço e a velocidade do avanço dos materiais. Além deste registo, levamos todo o treino, experiência, informação, conhecimento, amostras e todo o manancial de conhecimento científico que irá resultar em estudos posteriores de todo o material recolhido no terreno”, sublinhou Ricardo Ramalho, que há 10 anos viaja para Cabo Verde para realizar trabalho de campo na área da geologia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …

Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno (e defendem máscara na rua)

Além da divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno, a Ordem dos Médicos solicita uma atualização das normas e orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS). A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para …

Líder do CDS quer ver o partido travar "histerias de nichos à volta do radicalismo"

O líder do CDS encerrou, este domingo, a escola de quadros da Juventude Popular, que decorreu deste sexta-feira em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, momento que assinalou também a rentrée política do partido. "Este novo …

Detida suspeita de enviar envelope com ricina a Trump. Tinha uma arma de fogo

  As autoridades prenderam uma mulher suspeita de ter enviado um envelope com ricina ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Suspeita-se que o envelope foi enviado a partir do Canadá. Uma mulher foi detida este domingo, quando tentava …

Livre declara apoio oficial a Ana Gomes

O Livre anunciou, esta segunda-feira, o seu apoio oficial à candidata Ana Gomes, nas eleições Presidenciais, depois de uma consulta interna na qual a ex-eurodeputada recolheu 88,9% dos votos de membros e apoiantes. Em comunicado, o …

"Ponto crítico" no Reino Unido. Especialistas vão fazer apelo público em direto na TV

Esta segunda-feira, dois dos mais graduados conselheiros científicos do Governo britânico vão fazer um apelo aos britânicos, em direto na televisão, a alertar que o Reino Unido atingiu um "ponto crítico". Dois conselheiros científicos do Governo …

11 contabilistas investigados por suspeitas de falsificação para aceder a apoios à covid-19

A Ordem dos Contabilistas Certificados revela que abriu inquéritos disciplinares a 11 profissionais por terem, alegadamente, cedido a pressões para falsificarem dados de facturação, de modo a permitir que empresas tivessem acesso às linhas de …

Itália está a ter uma preciosa ajuda para travar a segunda vaga: o trauma

O início da pandemia castigou a Itália de tal forma que, agora, o país europeu está a conseguir conter a curva, numa altura em que países como França ou Espanha lidam com o aumento do …

Soares a caminho da China. Aboubakar poderá rumar à Turquia

Os avançados brasileiro e camaronês deverão deixar o FC Porto nos próximos dias. Soares ruma à China ainda esta semana e Aboubakar interessa ao campeão turco.  De acordo com o jornal Record, Tiquinho Soares já aceitou a …

Gonçalo Ramos recebe duas propostas. Benfica faz das tripas coração para o segurar

Em dois jogos feitos na equipa B, Gonçalo Ramos marcou cinco golos. Jesus conta com o jogador para a equipa principal, mas o jovem já recebeu duas propostas do estrangeiro e pode sair. O SL Benfica …