//

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS – sistema operativo do iPhone – que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de notícias da rede social, avança a imprensa internacional.

Foi Joshua Maddux, dono da empresa de web design 95Visual, que detetou o erro e alertou para o mesmo através da sua conta de Twitter, conta a CNN. Inicialmente, contou, pensou que tinha ligado a câmara sem querer.

No vídeo que publicou, Maddux explica como é que a câmara do seu telemóvel é “secretamente” ativada quando faz scroll no Facebook.

De acordo com o Jornal de Negócios, a utilização da câmara pode ver-se através de uma pequena barra que aparece do lado esquerdo do ecrã quando se abre uma foto na aplicação e se faz um movimento de arrastamento para baixo.

O bug, que foi entretanto detetado por outros utilizadores, parece ser exclusivo do novo iOS 13.2.2, aparentando não afetar dispositivos Android.

Ouvido pela CNN, o especialista Jerry Gamblin explica que “conseguiu replicar o erro e não encontrou “indicação de que os dados (vídeo) estejam a ser transmitidos ao Facebook”.

“Submetemos a resolução deste problema à App Store e estamos a aguardar que seja aprovada”, anunciou Guy Rosen, vice-presidente de Integridade do Facebook, na sua conta de Twitter, citado pelo semanário Expresso. “A nossa equipa ainda está a procurar detalhes sobre o estado da câmara depois do bug ser acionado”.

Por sua vez, o Facebook já confirmou que o bug foi “inadvertidamente introduzido“, prometendo corrigi-lo. Até lá, os utilizadores devem restringir o acesso da aplicação à câmara do telemóvel até que uma nova atualização seja disponibilizada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.