Erdogan ameaça “abrir as portas” da Europa aos refugiados sírios

unaoc / Flickr

Recep Erdogan, Presidente da Turquia

A Turquia acolhe, atualmente, mais de quatro milhões de refugiados, incluindo cerca de 3,6 milhões de sírios que fugiram do conflito que afeta a Síria desde 2011.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que está em visita à Hungria, reiterou esta quinta-feira a ameaça de “abrir as portas” da Europa aos refugiados sírios atualmente instalados na Turquia, exortando a comunidade internacional a apoiar o plano de repatriamento proposto por Ancara.

“Com ou sem apoio, vamos continuar a receber, mas até certo ponto. Se constatarmos que não está a funcionar, não teremos outra escolha a não ser abrir as portas” para a Europa, declarou Erdogan, durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, em Budapeste.

A Turquia acolhe atualmente mais de quatro milhões de refugiados, incluindo cerca de 3,6 milhões de sírios que fugiram do conflito que afeta a Síria desde 2011. “É possível que muitos deles migrem para a Europa”, insistiu Erdogan. A Turquia é um importante país de trânsito para os migrantes e refugiados que tentam alcançar a Europa.

Mas, nos últimos anos, o fluxo migratório tem vindo a descrever, devido a um acordo assinado em 2016 entre a União Europeia e Ancara que visava travar e controlar a circulação em massa de pessoas para o território europeu (em particular entre as costas turcas e as ilhas gregas).

Nas últimas semanas, Erdogan tem insistido várias vezes na ameaça de “abrir as portas” aos migrantes que estão no território turco, numa tentativa de instar os países europeus a apoiarem o repatriamento de sírios para uma futura “zona de segurança” na Síria.

A Turquia lançou, a 9 de outubro, uma ofensiva no nordeste da Síria contra a milícia curda Unidades de Proteção Popular (YPG), aliada dos ocidentais no combate aos jihadistas do grupo Estado Islâmico, mas considerada terrorista por Ancara.

O objetivo da ofensiva turca foi criar uma “zona de segurança” de 32 quilómetros de extensão ao longo da fronteira entre a Turquia e Síria para manter as YPG à distância e repatriar uma parte dos 3,6 milhões de refugiados sírios que atualmente vivem no território turco.

“A ‘zona de segurança’ que queremos criar pretende garantir aos sírios que estão no nosso país regressarem às suas casas, nas suas terras”, disse Erdogan. Em termos concretos, o Presidente turco quer que a comunidade internacional ajude a financiar a construção de uma ou mais novas cidades na região síria onde Ancara lançou a ofensiva militar.

Erdogan disse que falou dos seus planos com o secretário-geral da ONU, António Guterres, que esteve recentemente na Turquia, e que propôs a realização de uma cimeira para a angariação de fundos. Segundo o chefe de Estado turco, o representante da ONU mostrou disponibilidade para trabalhar com Ancara nesta matéria.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …