Equipa da NASA vai viver isolada durante um ano para simular vida em Marte

HI-SEAS / Facebook

A cúpula no Havai onde a equipa da NASA vai viver durante um ano

A cúpula, no Havai, onde a equipa da NASA vai viver durante um ano

Uma equipa da NASA mudou-se para um lugar inóspito, onde durante um ano vai viver isolada para simular como seria a vida em Marte.

A equipa, constituída por seis membros, mudou-se na passada sexta-feira para uma área perto de um vulcão inativo, no Havai, na qual vai viver durante um ano, pode ler-se na notícia da BBC.

Para simular a vida em Marte, a equipa, com pessoas do sexo masculino e feminino, é constituída por um francês especialista em astrobiologia, um físico alemão e quatro americanos (um piloto, um arquiteto, um jornalista e um cientista de solo).

Os participantes vão viver sem ar, sem alimentos frescos e sem privacidade, numa espécie de cúpula com 11 metros de diâmetro e 6 metros de altura.

Terão acesso a mantimentos como, por exemplo, queijo em pó e conservas de atum, e nos quartos dispõem de uma cama dobrável e uma mesa.

Para sair da estrutura completamente isolada do mundo, têm de usar fatos de astronauta.

Especialistas na matéria estimam que uma missão humana ao Planeta Vermelho poderia levar cerca de um a três anos.

As principais preocupações desta experiência prendem-se com desafios técnicos e científicos mas também o fator humano e os problemas adjacentes que surgem quando as pessoas vivem juntas em locais pequenos e apertados.

“Uma das lições a retirar desta experiência é que é impossível evitar conflitos interpessoais. Vão sempre acontecer durante missões de longa duração, mesmo com as melhores pessoas”, disse Kim Binsted, investigadora da NASA.

A agência espacial dos Estados Unidos tem vindo a realizar experiências de isolamento com uma duração que varia entre quatro e oito meses, sendo esta a experiência mais longa feita até hoje.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …