Entregar IRS mais depressa não compensa. Primeiros contribuintes são “cobaias”

SXC

Entregar o IRS na primeira semana não é garantia de que o reembolso chega mais depressa. Os primeiros contribuintes a preencher a declaração são uma espécie de “cobaias” porque funcionam como um teste para o Portal das Finanças.

Quem o diz é o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes. Em declarações à TSF, o secretário de Estado disse que a experiência demonstra que “as pessoas que entregarem na segunda semana terão o reembolso ao mesmo tempo das pessoas que entregarem na primeira semana”.

Isto acontece porque, “todos os anos, o formulário do IRS tem alterações e essas alterações entram em velocidade de cruzeiro já em ambiente real. Por isso, é normal que o sistema esteja a funcionar melhor e na sua plenitude a partir da segunda ou da terceira semana, e é a partir dessa altura, apesar de termos mais acessos, que o sistema está a responder mais rápido e os reembolsos são mais rápidos o que faz com que o prazo médio desça”, explica o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

De acordo com António Mendonça Mendes, “o prazo médio do reembolso no IRS automático andou nos 11 dias e é essa expectativa que temos. Manter os padrões e os índices”. Para quem não opta pelo IRS automático, a espera deverá ser de 16 dias.

A entrega da declaração anual do IRS começou esta segunda-feira, mas este ano, pela primeira vez, o prazo, vai prolongar-se por três meses. A entrega do IRS termina no dia 30 de junho e há mais contribuintes com o IRS automático.

Dos mais de 5 milhões de agregados que fazem a entrega da declaração anual de rendimentos, há cerca de 3 milhões que estão abrangidos pelo IRS automático, já que o automatismo foi alargado a todos os contribuintes que fizeram Planos-Poupança Reforma.

Este ano, os contribuintes casados ou em união de facto vão voltar a ter de fazer contas para perceber se compensa ou não a tributação conjunta. A opção tem que ser expressa no formulário de cada ano.

Por outro lado, os contribuintes vão passar a saber, no final da entrega da declaração anual, qual o destino dos impostos que pagam. Vão ser disponibilizados gráficos, no Portal das Finanças, com informação sobre a utilização da receita fiscal.

Em entrevista à SIC Notícias, o secretário de Estado indicou ainda que desde a meia-noite desta segunda-feira já foram mais de 100 mil os portugueses que entregaram as suas declarações.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Escrevendo desta forma, ate parece que estamos no rumo dos países nórdicos…
    Sabermos para onde foram os nossos impostos? Genial, se fosse verdade….

    • Eu sei para onde foi grande parte do dinheiro dos meus impostos. Foi para a sobrinha, a filha, o pai, o avô, a tia, o enteado e por aí fora dos membros do governo.

  2. Cobaias? Mas quais cobaias? Está tudo estúpido? Então apresentar o IRS dentro do prazo normal agora serve de candidatura a cobaia?
    E a história de quem entrega na segunda semana, receber ao mesmo tempo dos que recebem na primeira… mas onde é que o Secretario de Estado foi buscar esta ideia peregrina? A experiência dos últimos anos tem demonstrado exatamente o contrário, quem entrega nos primeiros dias ou até antes do início do prazo tem recebido consistentemente antes de quem entrega a partir da segunda semana.
    Só este ano é que lhes deu para virem com esta peta.

RESPONDER

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …