Entrega de IRS já arrancou para todas as categorias (mas é melhor esperar pelo dia 10)

João Relvas / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno (D), acompanhado pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, à chegada para a entrega a proposta do Governo do Orçamento do Estado para 2017

Este ano todos os contribuintes têm que entregar as suas declarações de IRS nos próximos dois meses, isto é, entre Abril e Maio, independentemente das suas fontes de rendimentos. Mas o ideal é esperar pelo dia 10 de Abril para o fazer.

Esta recomendação é do presidente da Associação Nacional de Contabilistas, Vítor Vicente, que em declarações à Rádio Renascença salienta que “um contabilista aconselha a entregar o IRS sobretudo a partir de dia 10 de Abril para dar algum tempo à Autoridade Tributária de mostrar que o sistema está a funcionar em condições“.

“Historicamente, todas as novas aplicações da Autoridade Tributária precisam sempre de algum tempo até estarem estáveis“, acrescenta Vítor Vicente.

Neste ano, o prazo para entrega das declarações de IRS de 2016, que teve início no passado 1 de Abril e que vai decorrer até 31 de Maio, é igual para todos os contribuintes, independentemente do tipo de rendimentos (pensionistas, de trabalho, recibos verdes ou outros) e do tipo de entrega da declaração (na Internet ou no papel).

Uma circunstância que já levou a alertas de que pode ocorrer uma ruptura no sistema informático da Autoridade Tributária (AT), principalmente se muitos contribuintes deixarem as entregas para os últimos dias do prazo.

Outra novidade na entrega do IRS este ano é o preenchimento automático da declaração para os pensionistas ou trabalhadores por conta de outrem sem dependentes ou ascendentes a cargo.

Os contribuintes vão ter duas opções: o IRS Automático, uma declaração automática de IRS, preenchida com base nos dados conhecidos da AT, e a declaração de IRS (que também terá informação já pré-preenchida).

No caso do IRS Automático, o Ministério das Finanças estima que os reembolsos se realizem no prazo máximo de quinze dias após a confirmação da declaração pré-preenchida. Nos restantes casos, as Finanças esperam que o prazo médio de reembolso seja inferior a 30 dias.

Estas são duas das principais diferenças da entrega do IRS este ano, que se refere aos rendimentos de 2016, e que tem várias alterações no que diz respeito à forma como será entregue a declaração, mas também nas deduções que os contribuintes podem ter no imposto a pagar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Historicamente a aplicação precisa de estar estável. Lerias, todos os anos quem vai com a sede de entregar logo o Irs vai pagar mais do que devia. Todos os anos é a mesma coisa. Só à segunda ou terceira actualização é que as contas batem certo. Boa maneira de angariar mais dinheiro com pessoas distraidas.

  2. Não percebo o aconselhamento para entregas a partir de 10 do mês? Será que é para coincidir com aumento do fluxo de entrega de dados das empresas? DMR? IVA? Retenção de IRS? Retenção de Selo? Modelo 22? Tudo palermices. Há anos que sempre entrego na manhã do 1º dia. Não me parece que isso influencie o valor a reembolsar até porque utilizo meios de cálculo que não os os colocados à disposição pela AT e sempre simulo com a aplicação offline da AT para comparação. Quando há divergência, procuro perceber porquê. Por exemplo este ano ainda não vi ninguém comentar que o cálculo da sobretaxa na dita simulação está a usar a tabela de 2016 e não de 2016 (o 1º escalão é isento e não paga 1% como o simulador está a fazer. Isso sim, deveriam chamar a atenção dos serviços, agora recomendar aos cidadãos que retardem a entrega das suas declarações de forma a coincidir com datas de maior afluxo de informação na AT é nitida palermice nem acredito que resolve o problema de eventual erro de cálculo de reembolso.

RESPONDER

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …