Entrega de IRS já arrancou para todas as categorias (mas é melhor esperar pelo dia 10)

João Relvas / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno (D), acompanhado pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, à chegada para a entrega a proposta do Governo do Orçamento do Estado para 2017

Este ano todos os contribuintes têm que entregar as suas declarações de IRS nos próximos dois meses, isto é, entre Abril e Maio, independentemente das suas fontes de rendimentos. Mas o ideal é esperar pelo dia 10 de Abril para o fazer.

Esta recomendação é do presidente da Associação Nacional de Contabilistas, Vítor Vicente, que em declarações à Rádio Renascença salienta que “um contabilista aconselha a entregar o IRS sobretudo a partir de dia 10 de Abril para dar algum tempo à Autoridade Tributária de mostrar que o sistema está a funcionar em condições“.

“Historicamente, todas as novas aplicações da Autoridade Tributária precisam sempre de algum tempo até estarem estáveis“, acrescenta Vítor Vicente.

Neste ano, o prazo para entrega das declarações de IRS de 2016, que teve início no passado 1 de Abril e que vai decorrer até 31 de Maio, é igual para todos os contribuintes, independentemente do tipo de rendimentos (pensionistas, de trabalho, recibos verdes ou outros) e do tipo de entrega da declaração (na Internet ou no papel).

Uma circunstância que já levou a alertas de que pode ocorrer uma ruptura no sistema informático da Autoridade Tributária (AT), principalmente se muitos contribuintes deixarem as entregas para os últimos dias do prazo.

Outra novidade na entrega do IRS este ano é o preenchimento automático da declaração para os pensionistas ou trabalhadores por conta de outrem sem dependentes ou ascendentes a cargo.

Os contribuintes vão ter duas opções: o IRS Automático, uma declaração automática de IRS, preenchida com base nos dados conhecidos da AT, e a declaração de IRS (que também terá informação já pré-preenchida).

No caso do IRS Automático, o Ministério das Finanças estima que os reembolsos se realizem no prazo máximo de quinze dias após a confirmação da declaração pré-preenchida. Nos restantes casos, as Finanças esperam que o prazo médio de reembolso seja inferior a 30 dias.

Estas são duas das principais diferenças da entrega do IRS este ano, que se refere aos rendimentos de 2016, e que tem várias alterações no que diz respeito à forma como será entregue a declaração, mas também nas deduções que os contribuintes podem ter no imposto a pagar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Historicamente a aplicação precisa de estar estável. Lerias, todos os anos quem vai com a sede de entregar logo o Irs vai pagar mais do que devia. Todos os anos é a mesma coisa. Só à segunda ou terceira actualização é que as contas batem certo. Boa maneira de angariar mais dinheiro com pessoas distraidas.

  2. Não percebo o aconselhamento para entregas a partir de 10 do mês? Será que é para coincidir com aumento do fluxo de entrega de dados das empresas? DMR? IVA? Retenção de IRS? Retenção de Selo? Modelo 22? Tudo palermices. Há anos que sempre entrego na manhã do 1º dia. Não me parece que isso influencie o valor a reembolsar até porque utilizo meios de cálculo que não os os colocados à disposição pela AT e sempre simulo com a aplicação offline da AT para comparação. Quando há divergência, procuro perceber porquê. Por exemplo este ano ainda não vi ninguém comentar que o cálculo da sobretaxa na dita simulação está a usar a tabela de 2016 e não de 2016 (o 1º escalão é isento e não paga 1% como o simulador está a fazer. Isso sim, deveriam chamar a atenção dos serviços, agora recomendar aos cidadãos que retardem a entrega das suas declarações de forma a coincidir com datas de maior afluxo de informação na AT é nitida palermice nem acredito que resolve o problema de eventual erro de cálculo de reembolso.

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …