Entrega de IRS já arrancou para todas as categorias (mas é melhor esperar pelo dia 10)

João Relvas / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno (D), acompanhado pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, à chegada para a entrega a proposta do Governo do Orçamento do Estado para 2017

Este ano todos os contribuintes têm que entregar as suas declarações de IRS nos próximos dois meses, isto é, entre Abril e Maio, independentemente das suas fontes de rendimentos. Mas o ideal é esperar pelo dia 10 de Abril para o fazer.

Esta recomendação é do presidente da Associação Nacional de Contabilistas, Vítor Vicente, que em declarações à Rádio Renascença salienta que “um contabilista aconselha a entregar o IRS sobretudo a partir de dia 10 de Abril para dar algum tempo à Autoridade Tributária de mostrar que o sistema está a funcionar em condições“.

“Historicamente, todas as novas aplicações da Autoridade Tributária precisam sempre de algum tempo até estarem estáveis“, acrescenta Vítor Vicente.

Neste ano, o prazo para entrega das declarações de IRS de 2016, que teve início no passado 1 de Abril e que vai decorrer até 31 de Maio, é igual para todos os contribuintes, independentemente do tipo de rendimentos (pensionistas, de trabalho, recibos verdes ou outros) e do tipo de entrega da declaração (na Internet ou no papel).

Uma circunstância que já levou a alertas de que pode ocorrer uma ruptura no sistema informático da Autoridade Tributária (AT), principalmente se muitos contribuintes deixarem as entregas para os últimos dias do prazo.

Outra novidade na entrega do IRS este ano é o preenchimento automático da declaração para os pensionistas ou trabalhadores por conta de outrem sem dependentes ou ascendentes a cargo.

Os contribuintes vão ter duas opções: o IRS Automático, uma declaração automática de IRS, preenchida com base nos dados conhecidos da AT, e a declaração de IRS (que também terá informação já pré-preenchida).

No caso do IRS Automático, o Ministério das Finanças estima que os reembolsos se realizem no prazo máximo de quinze dias após a confirmação da declaração pré-preenchida. Nos restantes casos, as Finanças esperam que o prazo médio de reembolso seja inferior a 30 dias.

Estas são duas das principais diferenças da entrega do IRS este ano, que se refere aos rendimentos de 2016, e que tem várias alterações no que diz respeito à forma como será entregue a declaração, mas também nas deduções que os contribuintes podem ter no imposto a pagar.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Historicamente a aplicação precisa de estar estável. Lerias, todos os anos quem vai com a sede de entregar logo o Irs vai pagar mais do que devia. Todos os anos é a mesma coisa. Só à segunda ou terceira actualização é que as contas batem certo. Boa maneira de angariar mais dinheiro com pessoas distraidas.

  2. Não percebo o aconselhamento para entregas a partir de 10 do mês? Será que é para coincidir com aumento do fluxo de entrega de dados das empresas? DMR? IVA? Retenção de IRS? Retenção de Selo? Modelo 22? Tudo palermices. Há anos que sempre entrego na manhã do 1º dia. Não me parece que isso influencie o valor a reembolsar até porque utilizo meios de cálculo que não os os colocados à disposição pela AT e sempre simulo com a aplicação offline da AT para comparação. Quando há divergência, procuro perceber porquê. Por exemplo este ano ainda não vi ninguém comentar que o cálculo da sobretaxa na dita simulação está a usar a tabela de 2016 e não de 2016 (o 1º escalão é isento e não paga 1% como o simulador está a fazer. Isso sim, deveriam chamar a atenção dos serviços, agora recomendar aos cidadãos que retardem a entrega das suas declarações de forma a coincidir com datas de maior afluxo de informação na AT é nitida palermice nem acredito que resolve o problema de eventual erro de cálculo de reembolso.

RESPONDER

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …

Casa Branca confirma morte de um dos filhos de Osama Bin Laden

Hamza Bin Laden, que teria cerca de 30 anos, era um dirigente destacado da al-Qaeda. “A morte de Hamza Bin Laden priva a al-Qaeda das suas relevantes capacidades de liderança e da ligação simbólica ao …

Portugal perde na Taça Davis frente à Bielorrússia

Pedro Sousa, colocado em 123.º no 'ranking' ATP, perdeu por 3-2 contra a Bielorrússia, na eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis. Este sábado, o tenista Pedro Sousa foi derrotado no último encontro …

Governo abre mais de 2000 vagas para estágios na Administração Local

Há mais de 2000 estágios para atribuir em todo o país e as candidaturas estão abertas até 11 de outubro. Norte e Centro lideram o número de vagas. Na quarta-feira, foi divulgado, em Diário da República, …