Entomólogo diz que há “abelhas” em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da sua existência.

A sua teoria, que foi apresentada na reunião nacional da Sociedade Americana de Entomologia em St. Louis, Missouri, apoia-se em fotografias enviadas por vários rovers em Marte, nas quais assegura conseguir ver seres semelhantes a abelhas e répteis.

“Houve e ainda há vida em Marte”, afirmou Romoser, durante a reunião, explicando que, depois de analisar durante vários anos as imagens do Planeta Vermelho disponíveis na Internet, concluiu que não existiam apenas fósseis, mas também criaturas vivas.

“Existe uma aparente diversidade entre a fauna de insetos marciana que mostra muitas características semelhantes às que vivem na Terra e incluídas nos grupos avançados. Por exemplo, há presença de asas, flexão das asas, voo deslizante e ágil, além de pernas com diferentes estruturas de pernas ”, afirmou Romoser, citado pela ABC.

Segundo o entomólogo, há uma série de fotografias que mostram claramente a forma de insetos e répteis e é possível selecionar os diferentes segmentos corporais, juntamente com as patas, antenas e asas.

A investigação, que foi publicada este mês na revista especializada Entomology 2019 e que ainda não foi revista pelos pares, baseia-se no estudo de imagens por vários parâmetros fotográficos, como brilho, contraste, saturação e inversão. Além disso, foram levados em consideração o ambiente, a clareza da forma, a simetria corporal, a segmentação em diferentes partes, além de formas repetitivas, restos ósseos e observação de formas próximas umas das outras.  A alegada evidência de “olhos brilhantes” foram consideradas consistentes com a presença de formas vivas.

Em comunicado, Romoser afirmou que observou comportamentos diferentes de voos em várias imagens. De acordo com o cientista, umas assemelham-se a abelhões e outros são parecidos com abelhas na Terra. Por outro lado, Romoser afirma ter encontrado uma criatura fossilizada semelhante a uma cobra.

Universidade do Ohio / NASA

“A presença de organismos metazoários superiores em Marte implica a presença de fontes e processos de nutrientes e energia, cadeias e redes alimentares e água como elementos que funcionam num ambiente viável, embora extremo, para sustentar a vida”, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

36 COMENTÁRIOS

  1. Ao que parece não funcionar o bloqueio de comentários de baixa natureza linguistica e doença psíquica, pergunto existe algum interesse para que situações destas continuem a prosperar pela internet

    • Do ponto de vista linguístico também fica àquem. Verbos mal conjugados, pontuação errada ou inexistente. Além do erro ortográfico do tema em discussão: a linguística.

  2. Deus fez a terra e os céus… E aproveitou e fez mais uns bons milhares de planetas com outras formas de vida. Gostava de saber é como vão atualizar a Bíblia com estas e outras descobertas que vão surgir.

  3. O mais engraçado é que estes seres ‘humanos” limitam-se a vomitar comentários como se soubessem realmente o que existe lá fora. São incultos e limitam-se a pensar que são superiores em tudo. Tristeza de raça . Na vida real não passam de uns infelizes

  4. O Sr professor emérito deixou de tomar a medicação e aqui estamos nós, com este berbicacho nas mãos.
    Amanhã pode vir declarar que as abelhas de Marte estão em perigo por causa da vespa asiática que já se espalhou até às terras marcianas…!

  5. Cada dia vejo mais loucos… Daqui a pouco verão até fadas voando no ar rarefeito de Marte. São tão malucos quanto os que afirmam que a Terra é plana.

  6. Procuro trabalho em sintracuido de gnomos fadas e até abelhas de Marte
    Essas devem produzir o verdadeiro bom mel
    Meu pagamento pode ser em mel marciano do puro

  7. Um estudo baseado num fenômeno apelidado por pareidolia. Uma autêntica apofenia, tendência inata que o ser humano aprimora a todos os níveis! O senhor vai apanhar um desgosto quando entender que ele reconhece formas que fazem parte da sua coleção de conhecimentos sendo as suas avaliações somente projeções da sua mente de acordo com os padrões que está acostumado.

  8. Acho muito interessante ver comentários sobre temas estranhos destes, felizmente não existe limitação de teorias e de recomendações de medicação (provavelmente já experimentaram para poderem sugerir ao autor do estudo). Será improvável, não impossível, ele estar certo, parece ser um entomólogo com uma carreira de vários anos que abordou uma perspectiva diferente. Melhor de tudo é ver os treinadores de bancada que já conhecem o universo todo e já foram várias vezes a Marte, trazendo pedrinhas de recordação, mas nunca viram insectos nem répteis lá!!! Deve ter sido da bebida na nave espacial que estava minada…

  9. E também há provas que existem “Ovos de Colombo” nas Ilhas de Pascoa! É só que questão de ir lá procurar na altura certa.

  10. Nos como consumidores, achamos que sabemos tudo acerca do que nos rodeia. Eu quero apenas alertar a quem muito acredita e próspera da Nasa.
    Os astronautas da Nasa não são meros cientistas preparados para viajar no espaço, eles são soldados do espaço, como tal, teem de cumprir ordens superiores,estes senhores vão armados para o espaço, então o que eles podem temer se só nos existimos?..
    Quanto a esta afirmação feita por um “professor de faculdade em Ohio”, não foi feita por um camelo.. Ele levou 4 anos de estudo para afirmar tal coisa.. A Nasa escondia a evidência de água em marte, assim como na lua… Até astrólogos italianos mostrarem a prova através de um super telescópio.. Com isto vos digo, abram as vossas mentes.. O americano apenas se quer apoderar destes planetas considerados potenciais para futuras gerações.. Eles consideram-se donos da via láctea, a Nasa em breve será apenas uma farça.

  11. A minha opinião em relação a Marte e a tudo o q se diz sobre este planeta é o seguinte: Há imenso por investigar cá onde estamos,muito por descobrir.Porquê todo este frenesim em relação a um planeta q é impossível habitar? Existe vida lá, mas noutra dimensão. Nesta mesma dimensão igual à nossa não há vida animal.O nosso planeta tem 7 dimensões a interagir as quais ignoramos praticamente. Estamos na 3 dimensão.Marte sempre teve vida,mas não nesta dimensão. Porque existem varias moradas na casa do Pai.

RESPONDER

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …

Argentina concede estatuto de refugiado a Evo Morales

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou esta quinta-feira à Argentina procedente de Cuba, onde esteve para realizar uma consulta médica, e deverá permanecer no país, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros argentino, Felipe Solá. "Evo …

Conselheiro de Trump criou perito fictício para discutir a China (e até o cita nos livros)

O principal conselheiro em política comercial da Casa Branca criou uma personagem fictícia, com um pseudónimo, para lançar discussões sobre o conflito comercial sino-norte-americano. De acordo com o jornal norte-americano New York Times, que avançou a …

Ataque a base militar no Níger faz mais de 70 mortos

Pelo menos 73 soldados nigerinos morreram num ataque a uma base militar em Inates, perto da fronteira com o Mali, na noite de terça-feira. De acordo com os números do exército do Níger, pelo menos …

Nem vegans, nem vegetarianos. É a dieta flexitariana que está a ganhar terreno em Portugal

Cerca de 9% da população portuguesa adoptou uma alimentação veggie, apostando no consumo de vegetais. Mas a nova tendência não são nem os vegetarianos que excluem a carne e o peixe da sua alimentação, nem …

Caretos de Podence elevados a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO

Os Caretos de Podence foram declarados, esta quinta-feira, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A decisão foi anunciada na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre até sábado, em …