Entomólogo diz que há “abelhas” em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da sua existência.

A sua teoria, que foi apresentada na reunião nacional da Sociedade Americana de Entomologia em St. Louis, Missouri, apoia-se em fotografias enviadas por vários rovers em Marte, nas quais assegura conseguir ver seres semelhantes a abelhas e répteis.

“Houve e ainda há vida em Marte”, afirmou Romoser, durante a reunião, explicando que, depois de analisar durante vários anos as imagens do Planeta Vermelho disponíveis na Internet, concluiu que não existiam apenas fósseis, mas também criaturas vivas.

“Existe uma aparente diversidade entre a fauna de insetos marciana que mostra muitas características semelhantes às que vivem na Terra e incluídas nos grupos avançados. Por exemplo, há presença de asas, flexão das asas, voo deslizante e ágil, além de pernas com diferentes estruturas de pernas ”, afirmou Romoser, citado pela ABC.

Segundo o entomólogo, há uma série de fotografias que mostram claramente a forma de insetos e répteis e é possível selecionar os diferentes segmentos corporais, juntamente com as patas, antenas e asas.

A investigação, que foi publicada este mês na revista especializada Entomology 2019 e que ainda não foi revista pelos pares, baseia-se no estudo de imagens por vários parâmetros fotográficos, como brilho, contraste, saturação e inversão. Além disso, foram levados em consideração o ambiente, a clareza da forma, a simetria corporal, a segmentação em diferentes partes, além de formas repetitivas, restos ósseos e observação de formas próximas umas das outras.  A alegada evidência de “olhos brilhantes” foram consideradas consistentes com a presença de formas vivas.

Em comunicado, Romoser afirmou que observou comportamentos diferentes de voos em várias imagens. De acordo com o cientista, umas assemelham-se a abelhões e outros são parecidos com abelhas na Terra. Por outro lado, Romoser afirma ter encontrado uma criatura fossilizada semelhante a uma cobra.

Universidade do Ohio / NASA

“A presença de organismos metazoários superiores em Marte implica a presença de fontes e processos de nutrientes e energia, cadeias e redes alimentares e água como elementos que funcionam num ambiente viável, embora extremo, para sustentar a vida”, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

36 COMENTÁRIOS

  1. Ao que parece não funcionar o bloqueio de comentários de baixa natureza linguistica e doença psíquica, pergunto existe algum interesse para que situações destas continuem a prosperar pela internet

    • Do ponto de vista linguístico também fica àquem. Verbos mal conjugados, pontuação errada ou inexistente. Além do erro ortográfico do tema em discussão: a linguística.

  2. Deus fez a terra e os céus… E aproveitou e fez mais uns bons milhares de planetas com outras formas de vida. Gostava de saber é como vão atualizar a Bíblia com estas e outras descobertas que vão surgir.

  3. O mais engraçado é que estes seres ‘humanos” limitam-se a vomitar comentários como se soubessem realmente o que existe lá fora. São incultos e limitam-se a pensar que são superiores em tudo. Tristeza de raça . Na vida real não passam de uns infelizes

  4. O Sr professor emérito deixou de tomar a medicação e aqui estamos nós, com este berbicacho nas mãos.
    Amanhã pode vir declarar que as abelhas de Marte estão em perigo por causa da vespa asiática que já se espalhou até às terras marcianas…!

  5. Cada dia vejo mais loucos… Daqui a pouco verão até fadas voando no ar rarefeito de Marte. São tão malucos quanto os que afirmam que a Terra é plana.

  6. Procuro trabalho em sintracuido de gnomos fadas e até abelhas de Marte
    Essas devem produzir o verdadeiro bom mel
    Meu pagamento pode ser em mel marciano do puro

  7. Um estudo baseado num fenômeno apelidado por pareidolia. Uma autêntica apofenia, tendência inata que o ser humano aprimora a todos os níveis! O senhor vai apanhar um desgosto quando entender que ele reconhece formas que fazem parte da sua coleção de conhecimentos sendo as suas avaliações somente projeções da sua mente de acordo com os padrões que está acostumado.

  8. Acho muito interessante ver comentários sobre temas estranhos destes, felizmente não existe limitação de teorias e de recomendações de medicação (provavelmente já experimentaram para poderem sugerir ao autor do estudo). Será improvável, não impossível, ele estar certo, parece ser um entomólogo com uma carreira de vários anos que abordou uma perspectiva diferente. Melhor de tudo é ver os treinadores de bancada que já conhecem o universo todo e já foram várias vezes a Marte, trazendo pedrinhas de recordação, mas nunca viram insectos nem répteis lá!!! Deve ter sido da bebida na nave espacial que estava minada…

  9. E também há provas que existem “Ovos de Colombo” nas Ilhas de Pascoa! É só que questão de ir lá procurar na altura certa.

  10. Nos como consumidores, achamos que sabemos tudo acerca do que nos rodeia. Eu quero apenas alertar a quem muito acredita e próspera da Nasa.
    Os astronautas da Nasa não são meros cientistas preparados para viajar no espaço, eles são soldados do espaço, como tal, teem de cumprir ordens superiores,estes senhores vão armados para o espaço, então o que eles podem temer se só nos existimos?..
    Quanto a esta afirmação feita por um “professor de faculdade em Ohio”, não foi feita por um camelo.. Ele levou 4 anos de estudo para afirmar tal coisa.. A Nasa escondia a evidência de água em marte, assim como na lua… Até astrólogos italianos mostrarem a prova através de um super telescópio.. Com isto vos digo, abram as vossas mentes.. O americano apenas se quer apoderar destes planetas considerados potenciais para futuras gerações.. Eles consideram-se donos da via láctea, a Nasa em breve será apenas uma farça.

  11. A minha opinião em relação a Marte e a tudo o q se diz sobre este planeta é o seguinte: Há imenso por investigar cá onde estamos,muito por descobrir.Porquê todo este frenesim em relação a um planeta q é impossível habitar? Existe vida lá, mas noutra dimensão. Nesta mesma dimensão igual à nossa não há vida animal.O nosso planeta tem 7 dimensões a interagir as quais ignoramos praticamente. Estamos na 3 dimensão.Marte sempre teve vida,mas não nesta dimensão. Porque existem varias moradas na casa do Pai.

RESPONDER

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …