Entende o que estes macacos estão a tentar dizer? Faça o teste e surpreenda-se

1

Os humanos conseguem entender melhor a linguagem gestual dos macacos do que talvez possa pensar. Um novo estudo da University of St. Andrews, na Escócia, sugere exatamente isto.

As investigadoras Kirsty Graham e Catherine Hobaiter repararam que 90% dos gestos usados por chimpanzés e bonobos eram compartilhados por essas duas espécies, assim como 90% dos gestos usados por gorilas e orangotangos.

Isto levou as cientistas a questionar se os humanos conseguiriam entender o significado dos seus sinais. Os resultados comprovaram as suas suspeitas e mostraram que, de facto, os humanos conseguem compreender muitos dos gestos usados.

Faça o mini-teste, compilado pelo New York Times, e veja por si mesmo. Observe o seguinte vídeo:

O que acha que o macaco que está a passar a mão pelo braço está a tentar dizer?

  1. Sai da minha beira.
  2. Cata-me.
  3. Vai para outro sítio.
  4. Salta para as minhas costas.

Se respondeu a opção “2”, parabéns, acertou. Observe agora um segundo vídeo:

O que está a tentar dizer o macaco ao colocar a sua mão por cima da boca do outro?

  1. Vamos ser amigos.
  2. Para de fazer isso.
  3. Dá-me a comida.
  4. Mastiga mais rápido.

Se acha que o primata está a pedir a comida do seu parceiro, então está novamente certo. Saiba que não pode ser o único, visto que muitas pessoas conseguiram desmistificar os gestos dos macacos.

Estes foram apenas dois de vários vídeos observados pelos 5,656 participantes do estudo. A investigação já terminou, mas ainda pode fazer o quizz, aqui.

Os voluntários identificaram corretamente o significado dos gestos em mais de metade das vezes, com uma taxa de 52,1% de acerto. Isto é muito mais alto do que os 25% que seriam esperados se os participantes estivessem apenas a adivinhar aleatoriamente.

“Parece que esta é uma habilidade mantida pela nossa espécie, assim como em outros símios”, disse Kirsty Graham, autora principal do estudo, citada pelo jornal britânico The Guardian.

“Já tínhamos uma suspeita de que essa era uma habilidade gestual compartilhada que poderia estar presente no nosso último ancestral em comum. Mas agora estamos bastante confiantes de que os nossos antepassados teriam começado a gesticular e que isso foi cooptado na linguagem”, acrescentou, em declarações à BBC.

Afinal de contas, os humanos também utilizam linguagem gestual. Os bebés, particularmente, são conhecidos por serem gesticuladores prolíficos.

Os gestos dos primatas que as pessoas conseguem compreender inatamente podem fazer parte do que Kirsty Graham descreveu como “um vocabulário de gestos evolutivamente antigo e compartilhado por todas as espécies de grandes símios, incluindo nós”.

Os resultados do estudo foram, esta semana, publicados na revista científica PLOS Biology.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.