Descoberto enorme cinturão de asteróides à volta de estrela próxima

Alex Parker /J HUAPL / SwRI / NASA

 

James Webb e Hubble detectaram novo cinturão de asteróides ao redor da Fomalhaut – e ainda três planetas, no mínimo.

Com a ajuda preciosa dos telescópios James Webb e Hubble, foi descoberto um novo cinturão de asteróides à volta da sua estrela mais próxima, a Fomalhaut.

Os astrónomos verificaram também que há um estranho anel de detritos inclinado – comparando com o resto do sistema respectivo.

O estudo foi publicado na revista Nature e protagonizado por especialistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos da América.

Já se sabia que a estrela Fomalhaut tinha um enorme disco externo de rochas e poeira, em princípio semelhante ao cinturão de Kuiper do nosso sistema solar, lembra a revista New Scientist.

No entanto, nunca tinha sido observado directamente o cinturão de asteróides interno.

A equipa partiu com a ideia de que o cinturão de asteróides seria estreito, como o do nosso sistema solar, mas descobriu que, afinal, era algo muito diferente – e maior.

O nosso cinturão de asteróides tem cerca de 1,5 unidades astronómicas (1 unidade astronómica é a distância entre a Terra e o Sol); este cinturão interno tem cerca de 7 unidades astronómicas, até cerca de 80 no externo. Ou seja, 10 vezes mais amplo do que se esperava.

A equipa verificou ainda que há uma espécie de cinturão de asteróides intermediário entre o cinturão interno e o externo. Um objecto inclinado cerca de 23 graus em relação aos outros dois cinturões.

Estima-se que esta densa faixa de detritos, afinal, não seja um planeta – mas sim o que sobrou da colisão de dois protoplanetas (condensação de matéria que é a fase inicial de um planeta).

Este estudo sugere ainda que entre os discos há, no mínimo, mais três planetas completos – do tamanho de Urano ou Netuno, à volta de Fomalhaut.

O trabalho aponta para um caminho: este sistema estelar será muito mais complexo do que pensávamos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.