/

Enguias esburacam o estômago dos predadores para tentar fugir da morte

2

(dr) Queensland Museum

Enguia serpente (Ophichthidae)

Um novo estudo do Museu de Queensland, na Austrália, mostra que algumas enguias tentam fugir da morte de uma forma que poderia muito bem ser uma cena de um filme de terror.

De acordo com o jornal The Guardian, as enguias serpentes (Ophichthidae) vivem a maior parte da sua vida enterradas na areia no fundo do oceano. Agora, um estudo do Museu de Queensland mostra que, quando comidas vivas por predadores, têm uma forma bizarra para tentar escapar.

Nesta situação de desespero, estes animais recorrem à ponta da sua cauda pontiaguda, que é normalmente utilizada para escavar, para rebentar o estômago do peixe. No entanto, isso não chega para se salvarem. Incapazes de esburacar a dura caixa torácica do seu predador, estas enguias acabam por ficar lá presas e morrer.

“Podem ficar presas durante um bom tempo. Às vezes, isso acontece até o peixe ser pescado e até os pescadores as descobrirem”, explica Jeff Johnson, ictiologista do museu australiano e coautor do artigo publicado na Memoirs of the Queensland Museum.

Segundo o jornal britânico, embora este movimento seja quase sempre fatal para as enguias, os peixes que as comeram podem nem se aperceber de que o seu estômago tem esses ferimentos.

Os investigadores também acreditam que este é um comportamento recorrente. Sete espécies destas enguias foram encontradas nas cavidades de um total de 11 espécies de peixes predadores de várias áreas da Austrália.

“É, seguramente, um processo bizarro, mas parece que acontece muito mais regularmente do que poderíamos ter pensado”, declara Johnson.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.