Francesa Engie e italiana Enel interessadas em comprar a EDP

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da EDP, António Mexia

Depois de ter sido noticiado que os franceses da Engie estão a estudar uma potencial oferta de compra da EDP, as ações da empresa portuguesa dispararam mais de 8%.

A empresa francesa Engie estará, há umas semanas, a estudar a possibilidade de lançar uma oferta de aquisição sobre a EDP – Energias de Portugal. A notícia é avançada esta segunda-feira pela rádio francesa BFM Business.

De acordo com fontes próximas do segundo maior grupo energético francês, o interesse na energética portuguesa já dura há algum tempo. Aliás, o órgão francês diz que já existiram “contactos preliminares de alto nível” entre António Mexia e os responsáveis da utility francesa.

A Engie conhece bem este grupo português. A compra já havia sido estudada duas vezes, no passado. No início de 2007, as discussões foram curtas. Depois, em 2013, quando o Estado português, durante a crise financeira, vendeu as suas ações”, refere a rádio.

No entanto, a EDP contrariou esta segunda-feira a existência de contactos ou negociações com a francesa Engie com vista a “operações de consolidação”.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores mobiliários (CMVM), a empresa liderada por António Mexia rejeita assim as notícias avançadas pela BFM Business que davam conta de uma aproximação do grupo Engie.

“A EDP vem esclarecer o mercado de que não foram estabelecidos quaisquer contactos, nem mantidas quaisquer negociações com vista a operações de consolidação”, escreve a elétrica portuguesa.

O grupo italiano Enel estará também interessado na compra da empresa nacional, avaliada em mais de 11 mil milhões de euros.

Embora o plano de aquisição tenha sido estudado de perto pela administração financeira da Engie, nenhuma decisão será tomada antes da posse do novo presidente do grupo francês, Jean-Pierre Clamadieu, que acontece a 18 de maio, diz o Jornal Económico.

Segundo o Jornal de Negócios, as notícias já levaram as ações da EDP a reagir em forte alta, ganhando 5,86% para 3,268 euros, depois de terem chegado a disparar 8% para 3,349 euros, o que corresponde ao valor mais elevado desde Setembro de 2017.

Estas notícias estão a condicionar também as ações da EDP Renováveis, que está a subir 1,63% para 8,13 euros, tendo chegado já a negociar nos 8,20 euros, o que corresponde ao valor mais elevado de sempre, aponta o jornal.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento da Macedónia aprova mudança de nome do país

O parlamento da Macedónia aprovou na sexta-feira o lançamento do processo para mudar na Constituição o nome do país para "República da Macedónia do Norte”, primeiro passo para pôr fim ao diferendo com a Grécia. "O …

Tribunal Superior Eleitoral do Brasil abre investigação à campanha de Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil aceitou uma ação proposta pelo Partido dos Trabalhadores (PT) contra a candidatura de Jair Bolsonaro para investigar um suposto esquema ilícito de distribuição em massa de mensagens através …

Arábia confirma morte de Khashoggi no consulado. Foi durante "uma luta"

A Arábia Saudita reconheceu esta sexta-feira que o jornalista saudita Jamal Khashoggi foi morto no seu consulado em Istambul, na Turquia, durante uma luta, referindo que 18 sauditas estão detidos como suspeitos. "Investigações preliminares realizadas pelo …

Marido da nova ministra da Saúde renuncia a cargo que tinha no setor

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Jorge Simões, renunciou ao cargo invocando “motivos pessoais”, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte oficial do Ministério da Saúde. Numa resposta à Lusa, o gabinete da ministra da …

Ministério da Justiça tem “absoluta confiança” no sorteio da Operação Marquês

A Secretária de Estado da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, disse nesta sexta-feira que o Ministério tem "absoluta confiança" no sorteio de distribuição de processos aos juízes, reconhecendo, contudo, que é necessário averiguar as suspeições lançadas …

Fatura da eletricidade e do gás terá redução inferior a 2 euros

A redução do IVA na eletricidade e no gás natural prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2019 deverá resultar numa diminuição da fatura mensal para as famílias inferior a dois euros, avançou hoje …

Cidade chinesa planeia criar uma lua artificial

As autoridades municipais de Chengdu, capital da província chinesa de Sichuan, anunciaram planos para a construção de uma lua artificial em 2020. Com um "brilho crepuscular", a nova lua iria iluminar a cidade num diâmetro …

Mineral ultra-raro descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que apenas se forma quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até ao momento, só foram encontrados seis exemplares deste mineral, conhecido como reidite, …

Assange processa Equador por "violação de direitos fundamentais"

O co-fundador do WikiLeaks, Julian Assange, exilado na embaixada do Equador em Londres desde 2012, lançou esta sexta-feira uma ação legal contra o governo de Quito, alegando violação dos respetivos direitos fundamentais. Assange “acusa o governo …

O fóssil humano mais antigo da América foi encontrado nos escombros do Museu Nacional do Brasil

O crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, foi encontrado por investigadores nos escombros do Museu Nacional do Brasil, que foi assolado por um enorme incêndio no passado mês de setembro. O fóssil …